Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Dez 2025 | 17:54 |
Em conferência de imprensa, realizada este domingo, dia 28 de dezembro, Francesco Farioli, treinador do Porto, fez a antevisão à receção ao AFS e reagiu às palavras de Frederico Varandas, Presidente do Sporting, que chamou "paraquedista" ao técnico do emblema azul e branco.
F. Farioli: "O único que aqui faz paraquedismo é o Alexandre, o nosso fotógrafo"
"Em relação à metáfora do paraquedista, o único que aqui faz paraquedismo é o Alexandre, o nosso fotógrafo, que está a tentar aprender. Estou a falar a sério, ele faz isso. No que a mim diz respeito, já tenho adrenalina suficiente com os jogos. Não jogo padel, sou uma pessoa muito aborrecida no que diz respeito a desportos radicais. O resto é só barulho, poluição", começou por dizer
F. Farioli: "Em seis meses já vi o suficiente"
O timoneiro dos dragões falou ainda dos seus primeiros tempos em Portugal: "Mesmo que esteja cá há pouco tempo, acho que em seis meses já vi o suficiente para ter as minhas sensações que procuro partilhar com respeito por todas as instituições, mas também para defender o meu clube, defender o trabalho das pessoas que estão aqui comigo e que estão a tentar fazer o melhor".
Francesco Farioli foi ainda questionado sobre as comparações que José Mourinho fez com Lewis Hamilton: "Gosto de ver Fórmula 1… A minha posição em relação à situação da arbitragem em Portugal acho que já a tornei bem clara e mantenho as palavras que disse há algumas semanas. Penso que não preciso acrescentar mais nada sobre o assunto. Se forem ver essa conferência de imprensa, vão encontrar a minha posição e as minhas ideias sobre a necessidade de encarar o problema com uma mente limpa, sem polémicas, mas como algo a melhorar no futebol português", completou.
O Sporting volta a entrar em campo neste domingo, dia 28 de dezembro, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Sotiris Sylaidopoulos, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h30.
Antigo presidente da Iniciativa Liberal mencionou nome do futebolista que passou pelo Clube de Alvalade, numa crítica às declarações de Luís Montenegro
28 Dez 2025 | 16:50 |
A polémica publicação de Rui Rocha, ex presidente da Iniciativa Liberal, onde fazia uma comparação entre o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o antigo lateral do Sporting, Ricardo Esgaio, teve direito a uma resposta subtil por parte da agência de comunicação do futebolista.
Na rede social Instagram, a 'Image Eleven', que representa o jogador, partilhou uma imagem onde surge o ala vestido com as cores do Braga e do Sporting, acompanhado dos troféus alcançados pelo internacional sub-21 português ao serviço de ambos os emblemas.
Na mensagem que acompanha a imagem, escrita em inglês, também surge uma ‘bicada’ ao também vereador na Câmara Municipal de Braga: “More Reliable Than Rock”. Em português, algo como “Mais confiável do que uma rocha”, aludindo ao apelido do político em causa.
De recordar que a mensagem de Natal do atual chefe de Governo pediu que a mentalidade do “deixa andar” seja substituída pela “mentalidade de Cristiano Ronaldo”, a de jogar sempre para ganhar, o que motivou a publicação de Rui Rocha (Recorde AQUI).
Ricardo Esgaio - avaliado em 800 mil euros - terminou uma ligação de 17 anos com o Sporting. O ‘camisola 47’ realizou um total de 192 jogos pela equipa principal dos leões, onde os seus dois golos e 18 assistências contribuíram para a conquista de duas Ligas, duas Taça de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga.
Veja a publicação:
Ranking tem por base vários critérios como o rendimento em contexto competitivo, a influência no jogo, a regularidade exibicional e a margem de progressão
28 Dez 2025 | 15:46 |
Um estudo recente do CIES (Observatório do Futebol) destacou os talentos jovens mais promissores nascidos em 2006 ou depois que jogam fora das cinco grandes ligas europeias. Entre os nomes melhor cotados está o de Geovany Quenda, que integra o top-5 desta lista de “wonderkids”.
A lista é liderada por Givairo Read, do Feyenoord, que obteve um score de 85, mas logo atrás aparece o internacional sub-21 português com 83,6 pontos. O jogador tem vindo a destacar-se pela capacidade no um para um, pela agressividade ofensiva e pela influência constante no último terço, fatores que pesaram na avaliação.
O top-10 fica completo com os nomes de Caleb Yirenkyi (Nordsjaelland), Rodrigo Mora (Porto), Kees Smit (AZ Alkmaar), Pedrinho Henrique (Zenit), Rayan (Vasco da Gama), Jorge Salinas (Racing Santander), Joane Gadou (Salzburgo) e Álvaro Montoro (Botafogo).
O ranking do CIES tem por base vários critérios objetivos, como o rendimento em contexto competitivo, a influência no jogo, a regularidade exibicional e a margem de progressão futura. Desta forma, o pupilo de Rui Borges, que está lesionado, surge no grupo restrito de futebolistas mais valorizados.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Seleção de Moçambique venceu o Gabão por 3-2 durante a tarde deste domingo, dia 28 de dezembro, num encontro relativo à segunda jornada da fase de grupos
28 Dez 2025 | 14:37 |
A seleção de Moçambique venceu o Gabão por 3-2 durante a tarde deste domingo, dia 28 de dezembro, num encontro relativo à segunda jornada da fase de grupos da CAN. Geny Catamo foi uma das figuras do encontro, ao ter feito um golo e uma assistência na partida.
O jogador do Sporting fez o passe decisivo para o primeiro golo do encontro, aos 37′, marcado por Faisal Bangal. O 'camisola 10' dos leões aumentou a vantagem com uma grande penalidade, aos 42′, antes de Pierre-Emerick Aubameyang reduziu ainda antes do intervalo, aos 45+5′.
Diogo Calila, lateral direito que representa o Santa Clara, fez o 3-1, aos 52′ e Moucketou-Moussounda fechou as contas do marcador, aos 76′. Geny Catamo ainda viria a introduzir a bola na baliza de Loyce Mbaba, mas o lance acabou anulado pelo VAR.
Com este triunfo, Moçambique passa a somar três pontos e sobe ao terceiro lugar do Grupo F. A Costa do Marfim, de Ousmane Diomande, está no primeiro lugar também com três, mas menos um jogo, tal como os Camarões. Já o Gabão está no quarto posto com zero pontos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.
Veja o golo: