Futebol
Ex avançado do Benfica 'pede' minutos a Rui Borges no Sporting - Famalicão
11 Fev 2026 | 17:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Fev 2026 | 09:45 |
Luís Guilherme, reforço assegurado pelo Sporting no mercado de janeiro, tem somado minutos sob orientação de Rui Borges desde que trocou o West Ham por Alvalade. No entanto, o extremo brasileiro prepara-se agora para assumir maior protagonismo, fruto das ausências por lesão de Geny Catamo - afastado, no mínimo, por duas semanas - e de Geovany Quenda, que recupera em Londres de uma paragem prolongada. O jovem de 20 anos surge, assim, como a principal alternativa para o flanco direito do ataque leonino.
Já no encontro de domingo frente ao Famalicão, marcado para as 20h30, em Alvalade, o 'camisola 31' deverá integrar o onze inicial no seu corredor de eleição, posição onde deixou boas indicações nas últimas partidas. Depois de ter sido utilizado no lado esquerdo em quatro jogos - diante de V. Guimarães, Casa Pia, Arouca e Nacional, sendo titular em três deles -, o brasileiro atuou a partir da direita frente ao AVS, na Taça de Portugal, e diante do Porto, entrando aos 79 minutos, revelando maior capacidade ofensiva.
Nos desafios frente a avenses e dragões, Luís Guilherme registou quatro remates, igualando o número totalizado nas quatro partidas anteriores. Frente ao AVS, viveu ainda o momento da estreia a marcar na prova rainha. Em termos estatísticos, o extremo destaca-se pela eficácia de passe (88%) e pela taxa de sucesso nos dribles (78%) com a camisola leonina.
Com Geny Catamo fora, pelo menos, dos encontros diante do Famalicão e do Moreirense - este segundo agendado para dia 21, às 18h00 -, Luís Guilherme dispõe de uma oportunidade clara para consolidar o seu espaço nas opções de Rui Borges.
O jogador, formado no Palmeiras, está vinculado ao Sporting até junho de 2030 e protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. A transferência foi concretizada por 14 milhões de euros fixos, podendo atingir mais 3 milhões mediante objetivos. O West Ham salvaguardou ainda 15% de uma eventual mais-valia numa futura venda.
Verdes e brancos regressam aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo esta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, para preparem a receção ao Famalicão
12 Fev 2026 | 09:31 |
Após um dia de folga concedido ao plantel, a equipa principal do Sporting regressa esta quinta-feira ao trabalho na Academia, em Alcochete. A sessão servirá, entre outros aspetos, para reavaliar os jogadores que integram o boletim clínico, como é o caso de Zeno Debast.
Além de Fotis Ioannidis, que enfrenta uma lesão ligamentar no joelho esquerdo, de Geny Catamo, com problemas musculares, e de Geovany Quenda, em recuperação de uma fratura no quinto metatarso do pé direito, também o defesa continua entregue ao departamento médico.
O central belga, de 22 anos, que recupera de uma lesão no joelho esquerdo, será novamente observado na sessão matinal realizada na ala profissional da Academia, revela o jornal Record. Recorde-se que Debast regressou à competição frente ao Arouca, a 24 de janeiro, mas voltou a ressentir-se do problema físico.
Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 15 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 872 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Internacional uruguaio tem sido uma das peças de maior destaque do xadrez de Rui Borges na presente temporada desportiva
12 Fev 2026 | 09:05 |
Aos 25 anos, Maxi Araújo está a realizar uma das épocas mais produtivas da carreira. O internacional uruguaio soma cinco golos e três assistências em 29 partidas ao serviço do Sporting, números que, por esta altura, despertaram o interesse de vários colossos europeus.
Segundo revela o jornal A Bola, entre os clubes mais atentos surge a Juventus, que já terá manifestado interesse concreto na contratação do ala. Elementos do emblema italiano estiveram, inclusive, no Estádio do Dragão, na passada segunda-feira, a observar o jogador no empate (1-1) entre Sporting e Porto. No mesmo encontro marcaram também presença representantes do Manchester City, do Chelsea e do Tottenham.
Ainda assim, acrescenta a mesma publicação, a Direção presidida por Frederico Varandas já terá transmitido aos potenciais interessados que não pretende negociar o jogador, salvo por valores próximos dos 80 milhões de euros fixados na cláusula de rescisão. O contrato de Maxi Araújo é válido até junho de 2029.
Recorde-se que o polivalente chegou a Alvalade no verão de 2024, proveniente do Toluca, no âmbito do negócio que levou Paulinho para o clube mexicano. A transferência rondou os 13,6 milhões de euros e incluiu uma cláusula relacionada com o Campeonato do Mundo de 2026.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Sporting informou que ao valor fixo "podem acrescer um montante variável equivalente a 50% dos montantes que venham eventualmente a ser pagos pela FIFA à Sporting SAD em virtude da participação do Jogador no Campeonato do Mundo da FIFA de 2026".
Tudo indica que Maxi Araújo deverá integrar a convocatória do selecionador Marcelo Bielsa para a competição que terá lugar nos Estados Unidos, México e Canadá, tendo sido um dos jogadores mais utilizados na fase de qualificação, com presença em 15 dos 18 encontros e quatro assistências registadas.
Clube de Alvalade acabou por ser derrotado em partida válida para a primeira mão da eliminatória da competição europeia nesta quarta-feira
11 Fev 2026 | 21:38 |
A equipa de futebol feminino do Sporting perdeu frente ao Hammarby, por 1-0, esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro. Em partida relativa à primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup, a turma verde e branca cedeu em casa e terá de dar a volta no próximo encontro, na Suécia.
Na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, as leoas acabaram por ir mostrando algumas dificuldades no decorrer dos primeiros 45 minutos, sobretudo devido ao poderio físico da equipa sueca. No entanto, a melhor oportunidade foi mesmo da turma leonina, num remate já em queda de Flor Bonsegundo, que passou a poucos centímetros do poste.
Depois do descanso, o Hammarby começou a apertar e o primeiro e único tento do encontro chegou aos 69 minutos, por Emilie Joramo. Cruzamento rasteiro e atrasado de Lennartsson para a internacional norueguesa que, sem marcação e praticamente na cara de Anna Wellmann, acabou por não desperdiçar.
Com esta derrota - a quarta em 24 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira seguem em desvantagem para a segunda mão dos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup, prova equivalente à Liga Europa.
A partida decisiva, no entanto, está já aí à porta. O Sporting defronta novamente o Hammarby já na próxima quarta-feira, dia 18 de fevereiro. A partida disputa-se no reduto adversário, em Estocolmo, na Suécia, com o apito inicial a estar marcado para as 18h00.