![Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Sporting - Borussia Dortmund](/storage/media-items/images/2025/01/rui-borges-sporting-bolonha-liga-dos-campeoes_20250128080549.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Numa altura em que o Sporting luta para encontrar consistência no seu 11 titular, há um jogador que se tem destacado nas fileiras verdes e brancas: Ousmane Diomande, um dos mais utilizados por Rui Borges, e um pilar da defesa dos leões durante a presente temporada. O jovem costa marfinense foi reconhecido, recentemente, pelas boas exibições.
Ousmane Diomande foi eleito o melhor defesa do mês da Liga Portugal Betclic, no período de tempo referente a janeiro, na votação que é lavada a cabo entre os técnicos das equipas da primeira divisão em Portugal.
O jovem central dos leões venceu a distinção, tendo somado 13,33% dos votos totais em disputa. Atrás do costa marfinense de 21 anos, ficaram Álvaro Carreras (Benfica), com 12,59% das preferências, em segundo lugar; e Leonardo Lelo (Casa Pia), com 11,85% da votação final, a fechar o pódio.
Durante o período referente ao mês de janeiro, Ousmane Diomande - que tem sido muito cobiçado pelos gigantes europeus - participou em três partidas da equipa principal do Sporting: jogos contra Vitória de Guimarães, Rio Ave e Nacional. Foi totalista em todos e destacou-se em vários factos estatísticos, como por exemplo, nas 21 recuperações que fez repartidas nos três encontros que jogou.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 31 partidas: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 2.430 minutos e marcou o único golo diante do Nacional, não somando qualquer assistência.
Ala esquerdo uruguaio tem estado em bom plano na equipa do treinador português, mas está a fazer soar os alarmes e pode desfalcar o conjunto verde e branco
|
Numa altura em que a equipa do Sporting ainda enfrenta várias ausências por lesão, há mais um jogador que preocupa: Maxi Araújo. O ala esquerdo uruguaio está em risco de falhar a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
O ala tem dois cartões amarelos ao longo de oito partidas e, caso seja admoestado no encontro diante dos alemães, irá ser baixa confirmada para a formação de Rui Borges, no jogo da segunda mão do play-off, em solo alemão. Maxi Araújo vem passando pelos pingos da chuva, tendo jogado contra o Bolonha 'à pinha'. Relembrar que Morten Hjulmand não teve tanta sorte contra os italianos, viu o terceiro cartão amarelo, e não pode participar na primeira mão do play-off.
Para atingir esta fase da competição, o Clube de Alvalade terminou na 23.ª posição da fase de liga, com 11 pontos conquistados em oito partidas, fruto de três vitórias (Lille, Sturm Graz e Manchester City), dois empate (PSV e Bolonha), e três derrotas (Arsenal, Club Brugge e Leipzig).
Este ano, o formato da Liga dos Campeões sofreu alterações significativas. Os oito primeiros classificados da fase de liga avançaram automaticamente para os oitavos de final. As equipas que terminaram entre o 9.º e o 24.º lugar vão disputar uma fase preliminar de play-off, lutando por um lugar na fase seguinte da prova.
Relembrar que o encontro da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões acontece em Alvalade, pelas 20h00 do dia 11 de fevereiro. Rui Borges fará a conferência de imprensa de antevisão à partida esta segunda feira, dia 10 de fevereiro, pelas 18h15.
Jogador que esteve muito perto de rumar a Alvalade no mercado de janeiro dá nas vistas ao serviço dos Gansos frente aos Tricolores em jogo da 21ª jornada
|
Gaizka Larrazabal, lateral espanhol de 27 anos do Casa Pia - após ter estado muito perto de rumar ao Sporting, no último mercado de transferências de janeiro - continua a abrilhantar os relvados portugueses, desta vez no Estádio de Rio Maior, na receção do Casa Pia ao Estrela da Amadora, realizando mais uma assistência, em jogo da 21ª jornada da Liga Portugal Betclic,
O jogo que ocorreu no passado domingo, dia 9 de fevereiro, terminou com vitória dos Gansos por uma bola a zero, com golo solitário de Cassiano. Nos onzes iniciais alinharam alguns jogadores com passado no Sporting. Do Lado dos casapianos, João Goulart, José Fonte, campeão europeu por Portugal e Nuno Moreira têm passado pelo emblema de Alvalade. Já do lado dos tricolores Nilton Varela, e Diogo Travassos, este último ainda está soube contrato com o SAD leonina, têm formação em Alcochete.
Em relação à partida começou com grande superioridade do Casa Pia, que acabou por materializar essa superioridade com a obtenção do golo através de Cassiano, com assistência do inevitável Larazabal, ao minuto 37, golo que acabou por ser decisivo. Na segunda parte a turma dos tricolores reagiram nomeadamente com a entrada do ex alvo do Sporting, Kikas, para tentar alcançar o empate, algo que acabou por não se suceder.
A turma comandada por João Pereira, está a realizar uma excelente temporada, estando num notável sexto lugar com 33 pontos ao cabo de 21 jornadas, estando muito próximo de um inédito lugar europeu. Na equipa dos Gansos, tem estado em destaque Gaizka Larrazabal jogador que teve muito próximo de rumar a Alvalade, e Nuno Moreira que é formado em Alcochete, e até marcou frente ao Benfica, bem sustentados pela experiência do campeão europeu José Fonte que foi formado no Sporting.
Esta temporada, com a camisola do Casa Pia, Gaizka Larrazabal – avaliado em 1,5 millhões euros – leva 23 encontros disputados: 20 na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Ao todo, nos 1.409 minutos em que esteve em campo, o atleta de 27 anos fez cinco assistências, não tendo marcado qualquer golo.
Guardião leonino tem agora a oportunidade de dar um passo em frente na baliza verde e branco e esse passo deverá já ocorrer no próximo encontro
|
Diego Callai, guarda redes ítalo-brasileiro de 20 anos do Sporting acaba de saber que, com a saída, por empréstimo, de Vladan Kovacevic, irá ser promovido a terceiro guardião leonino, somente atrás dos internacionais português e uruguaio, Rui Silva e Franco Israel, respetivamente. Esta promoção deverá acontecer já nesta terça feira, dia 11 de fevereiro, quando os verdes e brancos entrarem em campo frente ao Borrussia de Dortmund.
O jovem guarda redes é uma aposta para no futuro poder ocupar a baliza leonina, tendo até Ruben Amorim dito que Callai lhe inspirava confiança, aquando a lesão de Kovacevic em setembro. Na dúvida acerca da chegada de Israel a tempo de defender a baliza leonina, o antigo técnico dos leões foi claro: "Se o Franco perder o avião é o Callai que avança", dando a entender que tem maior esperança no jovem italiano brasileiro, do que nos colegas da equipa B, Diogo Pinto ou Francisco Silva, ambos campeões nacionais pelo Sporting.
A Direção de Frederico Varandas já por diversas vezes recusou abordagens pelo concurso do jovem guarda redes, às quais a estrutura leonina respondeu sempre de forma negativa, dando mostras de que acreditam na sua progressão. Agora vai poder sentar-se no banco na prova milionária ao lado de Franco Israel, vendo de forma privilegiada a mais que provável estreia, na maior prova de clubes da europa, do internacional português Rui Silva.
Avaliado em cerca de 1 milhão de euros, Diego Callai ainda não realizou qualquer jogo pela equipa principal esta temporada. Contudo, em 2023/24, entre a equipa B do Sporting e o Feirense, onde esteve emprestado, somou 23 partidas. Apesar de alguns erros naturais no processo de crescimento, as exibições do jovem guardião agradaram à estrutura do Clube, reforçando a convicção de que ele tem qualidade para assumir um papel mais relevante no futuro.
Com contrato válido até junho de 2027, renovado em abril de 2022, Diego Callai representa uma peça importante para o futuro do Sporting. A aposta no atleta mostra que o Clube não apenas protege os seus talentos da formação, mas também constrói uma visão de longo prazo para a sua baliza.