Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

ESCÂNDALO: ÁRBITROS PERMITIRAM TUDO AO PORTO E QUEM SOFREU FORAM OS JOGADORES DO SPORTING

Lances mal ajuizados geram indignação no seio leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Nov 2022 | 12:22 | Por Redação

Icon Comentário0

O andebol do Sporting empatou, no passado domingo, 27 de novembro, com o Porto, a 29-29. Nesta divisão de pontos, foram alguns os lances mal ajuizados pela equipa de arbitragem da partida.


Em especial, destacamos o minuto 24 do encontro. No final da primeira metade da partida, Pedro Cruz, andebolista dos dragões, atingiu Kiko Costa na cabeça com violência, causando a sua queda.


A jovem promessa dos leões foi assistida por alguns minutos ainda dentro das quatro linhas, tendo acabado por sair para levar gelo no pescoço, uma vez que se encontrava com queixas visíveis, apenas regressando mais tarde para continuar a dar o seu contributo no encontro.


A verdade é que a equipa de arbitragem acabou por nem sequer dar dois minutos de exclusão ao lateral do Porto, que saiu impune deste lance.

No meio de tudo isto, e para lá de Pedro Cruz não ter sido sancionado, quem saiu prejudicado foi o Sporting. É que, como Kiko Costa recebeu assistência e não houve lugar à exclusão de dois minutos, o craque do Sporting teve de ficar de fora por três posses de bola


Kiko Costa acabou por ser dos jogadores do Clube de Alvalade que mais cargas foram sofrendo, ele que marcou quatro tentos. Já Martim, o irmão, foi o melhor marcador da partida com 11 tiros certeiros.

Com este empate – o primeiro em 17 jogos esta temporada – os comandados de Ricardo Costa seguem na segunda posição da tabela, com 29 pontos, mas podem chegar à liderança, uma vez que o Porto – primeiro classificado com 30 pontos – tem mais um jogo do que os leões. O Benfica é terceiro, com 28.


Modalidades

Lateral de saída do Sporting marca 2 golos e leões colam-se ao Porto no 1.º lugar

Equipa leonina voltou a deixar uma demonstração de força no campeonato nacional e houve um nome que chamou particularmente a atenção

Sporting goleia o Póvoa por 43-21 e mantém-se colado ao Porto na liderança do campeonato de andebol ; Martim Costa fez dois golos
Sporting goleia o Póvoa por 43-21 e mantém-se colado ao Porto na liderança do campeonato de andebol ; Martim Costa fez dois golos

26 Out 2026 | 11:14 | Por Redação

Icon Comentário0

O Sporting voltou a mostrar a sua força no Campeonato Nacional de andebol, ao vencer o Póvoa por expressivos 43-21, este domingo, no Pavilhão João Rocha. Na partida referente à 10.ª jornada, os tricampeões nacionais dominaram do início ao fim e alcançaram mais um triunfo convincente.


Martim Costa, lateral que vai deixar os leões no final do seu atual ciclo para rumar ao Flensburg, da Alemanha, na temporada 2027/28, apontou dois golos. O internacional português continua, assim, a contribuir para a caminhada da equipa de Ricardo Costa, apesar de já ser conhecido o destino que irá abraçar no futuro.


A formação leonina praticamente resolveu a partida na primeira parte, chegando ao intervalo com uma vantagem de 10 golos (22-12). A superioridade verde e branca ficou bem patente nos primeiros 30 minutos, permitindo à equipa entrar para o segundo tempo com o encontro bem encaminhado.


Na segunda metade, Ricardo Costa aproveitou a margem confortável para gerir o plantel e dar minutos a outros jogadores. O Póvoa conseguiu equilibrar parte deste período, mas o Sporting voltou a acelerar na reta final e terminou com uma diferença de 22 golos, fixando o resultado em 43-21.

Com este triunfo, os leões mantêm-se na liderança partilhada do campeonato com o Porto. Ambas as equipas somam nove vitórias em nove jogos e 27 pontos, sem terem perdido qualquer ponto na competição. Curiosamente, os dragões são os próximos adversários na competição.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Dor de cabeça para Varandas; Lateral pode sair do Sporting nos próximos meses

Camisola 13 já recusou propostas do estrangeiro nas últimas duas épocas, mas interesse persistente coloca o seu futuro em discussão

Exclusivo Leonino - Salvador Salvador também pode ser um dos jogadores a abandonar a equipa de andebol do Sporting no final da temporada
Exclusivo Leonino - Salvador Salvador também pode ser um dos jogadores a abandonar a equipa de andebol do Sporting no final da temporada

25 Out 2026 | 03:00 | Por Redação

Icon Comentário0

Salvador Salvador também pode ser um dos jogadores a abandonar a equipa de andebol do Sporting no final da temporada, sabe o Leonino. Apesar de não existir qualquer decisão confirmada sobre o futuro do capitão leonino, o assédio de emblemas estrangeiros tem vindo a aumentar e o internacional português poderá juntar-se à lista de saídas que se prepara para marcar a reestruturação do plantel verde e branco.


O lateral esquerdo é uma das figuras da equipa orientada por Ricardo Costa e tem despertado o interesse de clubes além-fronteiras. De o camisola 13 já terá recusado propostas do estrangeiro nas últimas duas épocas, mas o interesse persistente poderá voltar a colocar o seu futuro em discussão.


A eventual saída do capitão surgiria num contexto de profundas mudanças na equipa. Martim Costa e Kiko Costa já têm a transferência para o Flensburg, da Alemanha, oficializada para 2027/28, enquanto Edy Silva vai rumar ao PSG e Orri Thorkelsson tem acordo para representar o Gummersbach. Também Mamadou Gassama deverá sair.


A estas situações juntam-se outros dossiers ainda por definir, como os de André Kristensen e Natan Suárez, igualmente associados a possíveis saídas. A dimensão das mudanças obriga o Sporting a preparar com antecedência a construção do plantel para 2027/28.

Apesar do cenário de incerteza, o futuro do capitão continua em aberto e não existe, para já, qualquer confirmação de que vá deixar Alvalade. O Sporting terá de acompanhar a evolução do interesse estrangeiro e avaliar as condições para tentar manter um dos elementos mais importantes do grupo.



Modalidades

Treinador do Sporting sonha alto: "Ganhar a Liga dos Campeões é um objetivo"

Técnico dos verdes e brancos deixou garantias sobre a prova europeia, apesar de ter consciência das dificuldades que tem pela frente

Sporting bateu o Kristianstad por 42-40, esta quinta-feira, no Pavilhão João Rocha, em encontro da quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de andebol
Sporting bateu o Kristianstad por 42-40, esta quinta-feira, no Pavilhão João Rocha, em encontro da quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de andebol

23 Out 2026 | 11:07 | Por Redação

Icon Comentário0

O Sporting bateu o Kristianstad por 42-40, esta quinta-feira, no Pavilhão João Rocha, em encontro da quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de andebol. No final da partida, Ricardo Costa mostrou satisfação pelo percurso europeu dos leões, mas manteve um discurso de ambição controlada quanto às possibilidades de conquistar a competição.


Ricardo Costa: "Ganhar a Liga dos Campeões é um objetivo não digo irrealista"


“Ganhar a Liga dos Campeões é um objetivo não digo irrealista, porque estamos em competição e, por isso, é possível, mas eu gosto de estar com os pés bem assentes no chão e o que já temos feito tem sido histórico e algo que nenhuma equipa [em Portugal] conseguiu”, começou por afirmar o treinador do Sporting.


Apesar da prudência, Ricardo Costa não escondeu o sonho de chegar ao topo da Europa. “Sim, quero ganhar a Liga dos Campeões, quero ganhar os Jogos Olímpicos, quero ganhar o Campeonato do Mundo e o Campeonato da Europa que nunca ganhei. Sim, gostava”, acrescentou o técnico dos verdes e brancos.

O treinador leonino recusou, porém, desviar o foco do compromisso seguinte. “O próximo jogo é com o Póvoa e é esse o nosso grande foco. Depois vamos preparar-nos para o jogo da Liga dos Campeões [com os dinamarqueses do GOG]. Eles querem retificar a imagem que deixaram cá. Agora vamos preparar o jogo do campeonato”.


Do lado do Kristianstad, Bjorn Satherstrom lamentou sobretudo a falta de eficácia dos guarda-redes. “Não foi um jogo com guarda-redes de ambos os lados. Acontece algumas vezes. Penso que jogámos bem defensivamente. Infelizmente não houve grandes defesas hoje. Se tivéssemos feito algumas talvez tivéssemos ganho, pelo menos, um ponto hoje”, explicou, destacando ainda a importância deste tipo de encontros para a evolução dos jogadores mais jovens.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting mostra quem manda na Champions e vence por 2 golos; Estrela de saída foi o destaque
Modalidades

Sporting mostra quem manda na Champions e vence por 2 golos; Estrela de saída foi o destaque

23 Out 2026 | 09:39

Icon Comentário0
Goleador que está de saída do Sporting prevê noite mágica na Champions: "Queremos ganhar"
Modalidades

Goleador que está de saída do Sporting prevê noite mágica na Champions: "Queremos ganhar"

21 Out 2026 | 14:07

Icon Comentário0
Oficial! Bomba em Alvalade: PSG anuncia contratação de jogador do Sporting
Modalidades

Oficial! Bomba em Alvalade: PSG anuncia contratação de jogador do Sporting

19 Out 2026 | 13:13

Icon Comentário0