Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Zeno Debast foi um dos protagonistas do Sporting - Porto, válido para a Supertaça, mas não pelos melhores motivos. Enquanto se criam algumas dúvidas sobre o rendimento do reforço dos leões, Beto Severo deixou a sua análise à exibição do jogador, a quem Rúben Amorim já terá decidido não tirar a titularidade.
"Há sempre uma fase de adaptação. São novos métodos, novos companheiros, novo clube… Sim, esperava-se mais dele, mas pode estar ainda um pouco ansioso e isso acaba por ser normal", começou por dizer o antigo capitão e defesa do Clube de Alvalade, em declarações ao jornal A Bola.
Quando questionado sobre a possibilidade de o técnico verde e branco optar por colocar Debast à direita, com Ousmane Diomande ao centro e Gonçalo Inácio à esquerda, Beto deixou garantias sobre a qualidade do belga: "Pode ser que se sinta mais confortável aí, mas não sei, não tenho essa vivência do dia a dia. Ele tem qualidade mas não a mostrou até agora aos Sportinguistas, até pelo valor que custou... Mas uma coisa sei, Rúben Amorim não o vai deixar cair de certeza absoluta", atirou.
Recorde-se que o Clube de Alvalade negociou com o Anderlecht 15,5 milhões de euros pela compra do seu passe, uma quantia que pode atingir mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. Para que se cumpram na íntegra as referidas variáveis, o jogador terá de completar quatro séries de 30 jogos (até aos 120) com pelo menos 45 minutos de utilização, além de conquistar o título nacional.
Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debast – que está avaliado em 18 milhões de euros – realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa-central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.