Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Estatística de Rui Borges faz soar os alarmes no Sporting! Técnico não consegue...

Tempo complementar dos leões impede a turma leonina de voltar aos triunfos que lhe escapa há cinco jogos, sendo que três são na Liga Portugal Betclic

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

24 Fev 2025 | 19:41 |

Icon Comentário0

Rui Borges voltou a não conseguir sair vitorioso na Vila das Aves , desta vez com um empate que sabe a derrota pois significa mais dois pontos perdidos na corrida pelo título. Na sua primeira viagem à Vila das Aves ainda ao serviço do Vitória de Guimarães, o técnico de Mirandela sofreu a sua primeira derrota da época frente ao AFS, por uma bola a zero, com golo solitário de Nené.


A equipa verde e branca até entrou da melhor forma com golos de Diomande e Viktor Gyokeres, chegando ao intervalo a vencer por duas bolas a zero. O pior veio depois, com uma segunda parte em que a exibição dos jogadores verdes e brancos deixou bastante a desejar, num jogo envolto em muita polémica.


O Clube de Alvalade deixou, pela quinta vez esta época, escapar uma vantagem no marcador e não conseguiu garantir os três pontos que fariam a turma verde e branca continuar na liderança isolada da Liga Portugal Betclic, ao fim de 23 jornadas.


A turma verde e branca está numa fase bastante negra com cinco jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória sendo que três são no campeonato, o que fez com que se esfuma-se uma vantagem de seis pontos frente ao grande rival Benfica, estando agora ambas as equipas empatadas com 53 pontos no topo da classificação ao cabo de 23 jornadas.

O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.



Futebol

Exclusivo Leonino - Eduardo Felicíssimo dá passo atrás nos planos de Rui Borges no Sporting

Jovem foi um dos destaques da equipa dos verdes e brancos durante a pré-época, mas técnico traçou plano diferente para o jogador

Exclusivo Leonino - Rui Borges não pretende acelerar o crescimento de Eduardo Felicíssimo no Sporting e só deverá recorrer ao jovem em último recurso
Exclusivo Leonino - Rui Borges não pretende acelerar o crescimento de Eduardo Felicíssimo no Sporting e só deverá recorrer ao jovem em último recurso

01 Out 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Rui Borges não pretende acelerar o crescimento de Eduardo Felicíssimo e só deverá recorrer ao jovem em último recurso, sabe o Leonino. Apesar da boa impressão deixada pelo jogador de 19 anos, o treinador do Sporting entende que o processo de afirmação deve decorrer de forma gradual.


Ao que o nosso Jornal apurou, o técnico continua a ter uma opinião bastante positiva sobre Felicíssimo, mas não quer colocar sobre os ombros do jovem responsabilidades excessivas nesta fase da carreira. A ideia passa por protegê-lo e permitir que continue a evoluir sem queimar etapas, mesmo perante eventuais dificuldades no setor defensivo.


O médio de origem surpreendeu Rui Borges durante a pré-temporada ao responder positivamente quando foi testado como defesa-central. Felicíssimo chegou mesmo a formar dupla com Eduardo Quaresma em encontros de preparação diante de Celtic, Estrasburgo e Mónaco, ganhando pontos junto da equipa técnica.


Na altura, e perante os problemas físicos de Ibrahima Ba e Zeno Debast, o jovem chegou a ser encarado como uma das alternativas disponíveis para o eixo defensivo da equipa principal. O rendimento apresentado levou mesmo Rui Borges a mantê-lo por perto, em vez de o encaminhar imediatamente para uma utilização mais regular na equipa B.

Ainda assim, a estratégia para Felicíssimo sofreu entretanto um ajuste. O Sporting continua a acreditar muito no potencial do jogador, mas a prioridade não passa por lançá-lo para contextos de elevada pressão quando existem soluções mais experientes disponíveis no plantel.



Futebol

Sporting está atrás de Porto e Benfica, mas há uma tabela em que ninguém bate os leões

Feita a contabilização, tendo em conta os resultados alcançados desde a temporada 2020/21, turma leonina mostra-se dominadores perante os adversários

Sporting conseguiu arrecadar 513 pontos, seguido de Porto, com 508 e de Benfica, com 493 pontos conquistados
Sporting conseguiu arrecadar 513 pontos, seguido de Porto, com 508 e de Benfica, com 493 pontos conquistados

30 Set 2026 | 17:30 |

Icon Comentário0

Feitas as contas, é o Sporting quem domina a pontuação do campeonato português na presente década. Apesar de espelhar o equilíbrio e a intensidade que as três equipas grandes vivem na Liga Portugal Betclic. Entre o arranque da temporada 2020/21 e a última jornada do campeonato, os verdes e brancos conseguiram arrecadar 513 pontos, levando vantagem em relação aos adversários diretos, nomeadamente Porto, que soma 508, e Benfica, com 493.


Este domínio leonino nesta década surge num momento de viragem do Clube, impulsionada por Ruben Amorim que conseguiu assentar o seu projeto desportivo com auxílio da estrutura. O Sporting cimentou esta liderança com as campanhas de 2020/21 (85 pontos) e a esmagadora época de 2023/24, onde atingiu a fasquia dos 90 pontos. Mesmo nas temporadas em que não se sagrou campeão nacional, a formação de Alvalade manteve a uma pontuação elevada, baixando dos 80 pontos apenas em 2022/23, quando somou 74.


O Porto mantém-se como o maior perseguidor, somando picos de eficácia demolidores. Os azuis e brancos são os donos do recorde absoluto de pontuação numa só temporada neste espaço de tempo, quando alcançaram os históricos 91 pontos, em 2021/22, para além da temporada 2025/26 (88 pontos). Apenas um deslize em 2023/24, com 72 pontos, acabou por dar a vantagem matemática aos leões.


O Benfica, apesar do desempenho na época 2022/23, onde somou 87 pontos rumo ao título, registou uma menor capacidade de manter pontuações tão elevadas nas restantes temporadas, fixando-se na barreira dos 80 pontos, enquanto os adversários iam conseguindo elevar a fasquia.

Na presente temporada o Porto tomou as redes da Liga, tendo conquistado 21 pontos, tantos quanto os possíveis em sete jornadas, seguindo-se o Benfica, com 16, conquistados através de cinco vitórias, um empate e uma derrota). Já o Sporting - que não deverá estar na máxima força na deslocação a Braga -, soma 15 pontos (quatro vitórias e três empates).



Futebol

Nova vida para Tanlongo no Sporting? Rui Borges surpreende tudo e todos

Médio argentino pode receber uma oportunidade que pode representar mais um passo importante no seu futuro de verde e branco

Devido à ausência de vários internacionais, Rui Borges chamou Mateo Tanlongo para os trabalhos da equipa principal do Sporting
Devido à ausência de vários internacionais, Rui Borges chamou Mateo Tanlongo para os trabalhos da equipa principal do Sporting

30 Set 2026 | 17:14 |

Icon Comentário0

Mateo Tanlongo voltou a ser chamado à equipa principal do Sporting por Rui Borges. O médio argentino integrou o treino desta quarta-feira do conjunto leonino, numa sessão em que o treinador teve de recorrer à equipa B devido à ausência de 17 jogadores que estão ao serviço das respetivas seleções.


Além de Tanlongo, o técnico mirandelense - que quis ficar com o argentino -  promoveu ainda outros oito jogadores dos ´bês´ aos trabalhos do plantel principal: Samuel Justo, Paulo Cardoso, Lucas Taibo, Mauro Couto, Bidu, Ivanildo Mendes, Kauã Oliveira e Micael Sanhá. A presença do futebolista sul-americano acabou, contudo, por assumir especial destaque, tendo em conta o percurso que tem realizado no Clube nos últimos anos.


Contratado ao Rosario Central no mercado de inverno de 2023, Tanlongo nunca conseguiu afirmar-se definitivamente na equipa principal do Sporting. O argentino passou por três empréstimos antes de regressar a Alvalade através da equipa B na temporada passada. Agora, na última época de contrato, encontrou uma nova vida no conjunto secundário, onde assumiu a braçadeira de capitão por indicação do treinador Tiago Fernandes.


O médio tem sido uma presença regular na equipa B durante esta temporada. Tanlongo participou em seis encontros e já contabiliza uma assistência, mantendo-se como uma das opções importantes do conjunto secundário. 

A presença de Mateo Tanlongo nos trabalhos do conjunto A surge, assim, num momento particular da sua passagem pelo Sporting. Com vários internacionais ausentes, Rui Borges decidiu observar de perto o médio argentino e outros jogadores da equipa B, proporcionando ao antigo jogador do Rosario Central uma nova oportunidade para mostrar serviço.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ou é isto ou é nada! Sporting define preço de venda de Luis Suárez para janeiro
Futebol

Ou é isto ou é nada! Sporting define preço de venda de Luis Suárez para janeiro

30 Set 2026 | 15:55

Icon Comentário0
Depois de derrota pesada, técnico do Sporting acredita na reviravolta: "Noite épica"
Futebol

Depois de derrota pesada, técnico do Sporting acredita na reviravolta: "Noite épica"

30 Set 2026 | 12:02

Icon Comentário0
Ex Sporting foi convidado para ser ator num filme, mas recusou: “Intrusismo laboral”
Futebol

Ex Sporting foi convidado para ser ator num filme, mas recusou: “Intrusismo laboral”

30 Set 2026 | 10:51

Icon Comentário0