
Futebol
Treinador despedido do Sporting fala nos pontos fracos de Quaresma: "Faltava-lhe consistência"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Antes de jogar o dérbi com o Benfica, o Sporting defrontou o Gil Vicente em Alvalade, conseguindo uma vitória por 2-1 já em tempo de compensação. Foi a segunda vez que os leões foram buscar pontos nos descontos esta temporada, o que lhes dá um saldo negativo, visto que perderam quatro pontos no período de compensação.
Os leões triunfaram, este fim de semana, contra o Gil Vicente, através de um golo de Eduardo Quaresma já depois dos 90'. Uma vez que o jogo estava empatado, o golo do defesa central valeu dois pontos à formação de Alvalade, importantes na luta pelo título.
O Sporting, de resto, já tinha ganho, por uma ocasião, pontos no período de compensação. Foi fora de casa, contra o Vitória de Guimarães, quando um golo de Trincão para lá do tempo regulamentar salvou a equipa verde e branca de um desaire por 4-3. Mais um ponto salvo, e um total de três pontos ganhos em período de compensação.
O saldo é, então, negativo. Isto porque o Sporting já sofreu, por duas vezes, o empate numa partida em tempo extra. Tanto no dragão, contra o Porto, como em Vila das Aves, com o AVS, os leões sofreram o golo do empate depois dos 90', deixando dois pontos em cada um dos encontros. Encontra-se, assim, o saldo negativo dos verdes e brancos.
Vale a pena destacar que todos estes resultados aconteceram já com Rui Borges aos comandos da equipa. Nem Ruben Amorim, nem João Pereira, ganharam ou perderam pontos pelo Sporting durante o período de descontos, na temporada 24/25.
Treinador português esteve à conversa com os jornalistas acerca do defesa central dos leões, que orientou no período que passou emprestado
|
Eduardo Quaresma é um dos temas do momento no Sporting. Depois de marcar um grande golo para a reviravolta contra o Gil Vicente, o defesa central confirma estar a viver um grande momento em Alvalade. Mas nem sempre foi assim e o craque verde e branco chegou a estar perto da saída do Clube. O jornal A Bola foi falar com quem conheceu o jogador na sua fase de desenvolvimento.
Rafael Barbosa, atualmente no Radomiak Random da Polónia, partilhou o balneário com Quaresma na formação verde e branca e no Tondela. Disse o seguinte: "Aquelas lágrimas foram de um miúdo que tem a noção do que aquele golo pode significar. Em termos emocionais, o Edu, pelo menos em Tondela, era frágil. Acho que o grande segredo dele, do salto e da afirmação no Sporting, se deve muito a isso, porque o talento, a irreverência, esteve sempre lá. Ele fez coisas e ainda agora faz que fico a pensar ele é diferente, tem tudo", começou por partilhar.
Rafael Barbosa explicou, de seguida, que o sonho de 'Edu' sempre foi chegar ao Sporting. Prosseguiu: "Ele não era muito fã de treinar e acho que foi isso que o ajudou a crescer, no Sporting tens de treinar no limite para jogar, então em Tondela chegava aos jogos mesmo a não fazer grandes treinos e era muito bom o que fazia. Tenho a certeza de que com o pensamento certo, com a qualidade dele pode ser uma mais-valia num futuro na Seleção Nacional".
O jornal português também falou com Leonel Pontes, que orientou Quaresma nas camadas de formação dos leões: "Todos os treinadores tiveram uma luta com o Quaresma. Primeiro porque tinha algo de especial: sua a qualidade. Mas era um pouco preguiçoso, um pouco desleixado com o rigor do treino. O facto de ter sido emprestado e ver que existia um caminho a percorrer fez com que pudesse aproveitar o processo diário de trabalho", começou por dizer.
Continuou com o mesmo raciocínio: "Hoje é um jogador que está a ser aposta e isso é sinal que melhorou o seu comportamento profissional. Mais sério e profissional. É cativante porque é um bom miúdo, tem um sorriso fácil, é comunicativo, não é um rapaz tímido, que dá luta para qualquer treinador, porque é necessário ter alguma inteligência para lidar com o Eduardo. São estes jogadores que dão identidade a um clube", rematou Leonel Pontes acerca de Eduardo Quaresma, do Sporting.
Encontro da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic pode consagrar novo campeão nacional; Presidente dos leões não esconde apreensão
|
Frederico Varandas teme que João Pinheiro seja o árbitro escolhido para apitar o encontro entre Benfica e Sporting, da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic, sabe o Leonino. O histórico do juiz frente ao Clube de Alvalade deixa o Presidente dos leões apreensivo.
Ao que o nosso Jornal apurou, o dirigente máximo dos leões receia que uma hipotética atuação de João Pinheiro no dérbi possa impedir o Clube de Alvalade de se sagrar campeão. No último Clássico entre Porto e Sporting (1-1), Ousmane Diomande viu um cartão vermelho direto e uma suspensão de dois jogos. No entanto, o central viu a pena ser para apenas um encontro, após o juiz da Associação de Futebol de Braga ter garantido que se equivocou ao analisar o lance (Recorde AQUI).
Já na época passada, depois da derrota da turma verde e branca em Guimarães, frente ao Vitória, por 3-2 - jogo que João Pinheiro arbitrou - Frederico Varandas insurgiu-se contra o árbitro: "Não há um Sportinguista que não esteja traumatizado quando vê João Pinheiro (...) se fosse avaliado apenas pelos jogos do Sporting seria despromovido", atirou o Presidente dos leões.
São já várias as partidas, ao longo dos anos, em que os verdes e brancos terminam com queixas de João Pinheiro. Na retina dos Sportinguistas ficaram, entre outros, a derrota com o Rio Ave, por 3-2, em 19/20; o empate com o Porto por 2-2 em 21/22; os jogos contra Benfica (2-2) e Porto (2-0) em 22/23 - todos eles marcados por casos de arbitragem que prejudicaram os leões.
Jogando no Estádio da Luz, a história é mais favorável ao clube encarnado, que venceu 85 dos 154 jogos disputados no seu reduto. Outros 36 acabaram empatados e os restantes 33 foram vencidos pelo emblema verde e branco, que procura conquistar o 25.º título de campeão da sua história.
Golo de Eduardo Quaresma frente ai Gil Vicente (2-1) colocou emblema verde e branco com possibilidades de fazer a festa no Estádio da Luz
|
O Sporting vai entrar no duelo frente ao Benfica com possibilidades de se sagrar campeão nacional graças ao golo de Eduardo Quaresma frente ai Gil Vicente (2-1). Rogério Azevedo comenta essa hipótese e atribui 50% de probabilidade de os leões vencerem na Luz.
Num artigo de opinião no jornal A Bola, o jornalista fala nos altos e baixos na carreira do central de 23 anos. O jornalista começa por elogiar a leitura de Rui Borges na vitória sobre o Gil Vicente, sublinhando a ousadia na gestão de Morten Hjulmand: “Rui Borges inventou mais uma: Hjulmand jogava um bocadinho e o Sporting vencia. O treinador ganhou a aposta.”
Com humor, ironia e números, Azevedo explica como todas as possibilidades da jornada 33 foram reduzidas à mais óbvia: “ganharam os dois. E com a mesma margem: 2-1.” Para o autor, tudo se resume agora ao talento dentro das quatro linhas: “Na jornada 33 (como na 34) tudo será resolvido pelo talento de 32 jogadores. Por Aursnes e Maxi e por Otamendi ou Quaresma. Os quatro que adiaram tudo para o próximo fim de semana.”
“Há, pois, cerca de 50 por cento de possibilidades de haver campeão já na próxima jornada"
O jornalista apresenta ainda diferentes cenários para a reta final do campeonato, destacando a importância do próximo dérbi. “Há, pois, cerca de 50 por cento de possibilidades de haver campeão já na próxima jornada: Sporting ganhar ou Benfica ganhar por mais de um,” escreve. E vai mais longe, antecipando os possíveis desfechos na última jornada em caso de empate na Luz: “havendo empate na Luz, Sporting terá 66,7 por cento de ser campeão frente ao Guimarães e o Benfica terá 33,3 por cento de possibilidades de ser campeão perante o Braga.”
"Quaresma caiu algumas vezes e levantou-se outras tantas”
Mas é no final que Rogério Azevedo deixa uma nota emocional e muito especial para Eduardo Quaresma, autor do golo da vitória dos leões em Alvalade frente ao Gil Vicente. “PS: ser Eduardo Quaresma a marcar o golo da vitória do Sporting é bem interessante. Subir e descer faz parte da vida. Tal como cair e levantar-se. Quaresma caiu algumas vezes e levantou-se outras tantas.”
O Sporting vai defrontar o Benfica, no Estádio da Luz no próximo sábado, 10 de maio, às 18h00. O jogo promete ser de grande emoção e de competitividade. Além do dérbi que se avizinha, a equipa verde e branca volta a encontrar-se com as águias, na final da prova rinha, marcada para 24 de maio, no Estádio do Jamor, às 17h15.
Treinador despedido do Sporting fala nos pontos fracos de Quaresma: "Faltava-lhe consistência"
Quaresma foi o MVP do Sporting, mas há quem destaque um suplente: "Tinha de ir lá para dentro"
Arne Slot quer melhorar plantel do Liverpool e coloca titular do Sporting em lista de alvos a atacar