Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Filipe Çelikkaya esteve ligado à formação do Sporting durante largas épocas, tendo comandado até mais do que uma equipa diferente das camadas jovens dos leões. O treinador com raízes portuguesas e turcas parece já ter encontrado nova aventura: os Chicago Fire, dos Estados Unidos da América.
Quem avança a informação é o jornal 'O Jogo'. Segundo o diário português, o antigo técnico verde e branco já tem tudo acertado com o clube norte americano para assumir a equipa principal. Vai, assim, juntar-se à Major Soccer League - MLS - onde também alinham alguns ídolos do futebol mundial, como é o caso de Lionel Messi.
Filipe Çelikkaya esteve ligado ao Sporting durante largas épocas. Chegou ao Clube como adjunto de Luís Castro, em 2015, e passou dois anos na equipa sub-19 dos leões. Voltou, já como treinador principal, em 2020, para assumir a equipa B. Esteve ligado a Alvalade até 2024, quando terminou o seu contrato com o Clube, depois de ter chegado a disputar a UEFA Youth League ao serviço do Sporting.
Além do emblema leonino, o treinador com dupla nacionalidade esteve ainda no Al-Ahli, no Chaves, no Vitória de Guimarães e no Shakhtar Donetsk, mas sempre como treinador adjunto - as únicas experiências como técnico principal foram na Academia de Alcochete.
Junta-se, agora, aos Chicago Fire, equipa que na época passada terminou no último lugar na Conferência Este da MLS - conquistou 30 pontos em 34 jogos, fruto de sete vitórias, nove empates e 18 vitórias - e foi a segunda pior equipa na totalidade das 30 que compõem o campeonato norte americano.
Antigo jogador do Clube de Alvalade respondeu às críticas de que foi alvo e não deixou comentador desportivo sem resposta
|
0Antonio Cassano voltou a criticar Rafael Leão, mesmo depois da exibição decisiva do jogador na final da Supertaça de Itália, onde ajudou o Milan a bater o Inter de Milão por 3-2. O antigo avançado italiano, agora comentador, criticou o jogador no programa CalcioConlaEffe, sendo que o ex-futebolista do Sporting respondeu à provocação.
"Ele não sabe jogar com a equipa. Conceição vai perceber em breve que não presta, que é um jogador zero a zero, como o Martial, nem carne nem peixe. Digo-o esta noite, é um jogador falso, fraco, não vê a baliza. Tem é de agradecer ao Paulo Fonseca, devia estar envergonhado de dizer que Conceição lhe deu energia, Fonseca sempre lhe deu. Isso mostra que ele não tem t******’”, afirmou. A resposta do internacional português não tardou… e foi exatamente a mesma que já tinha dado noutras ocasiões: dois emojis de palhaço.
O próprio Sérgio Conceição - que chegou a ser apontado ao Sporting - já tinha abordado a forma de jogar de Leão, mas com um tom bem diferente. “O Rafael Leão é um fenómeno, disse-lhe isto no fim do jogo. Ele é um português relaxado, eu sou mais intenso. Pode ser o melhor jogador do Mundo porque tem tudo, mas ainda tem de aprender algumas coisas sobre como colocar-se ao serviço da equipa”.
Esta temporada, Rafael Leão, atualmente avaliado em 75 milhões de euros, participou em 23 jogos com a camisola dos italianos. Nos 1.575 minutos totalizados dentro das quatro linhas, o jogador formado em Alvalade já conta com seis golos e seis assistências na conta pessoal.
Ao serviço da turma verde e branca, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2.
Antigo treinador dos leões - depois da saída de Ruben Amorim, e antes da entrada de Rui Borges - deverá estar de volta ao clube verde e branco
|
0João Pereira deixou o Sporting no fim do ano passado, para dar espaço à entrada de Rui Borges. O antigo treinador dos leões tinha vindo substituir Ruben Amorim, que abandonou o Clube a 11 de novembro para rumar ao Manchester United, mas o período à frente da equipa não correu bem, e terminou substituído. Deve, agora, voltar aos leões, pela mão do Presidente Frederico Varandas.
Quem avança a informação é o jornal 'Record'. Segundo o periódico português, o dirigente máximo dos leões convidou o antigo técnico da equipa principal a retomar o seu antigo lugar na estrutura leonina - o de treinador da equipa B verde e branca.
Segundo a mesma fonte, o convite teria sido estendido a João Pereira logo no dia 23 de dezembro, altura em que se efetivava o afastamento da equipa principal. A decisão terá ficado nas mãos do técnico, que refletiu desde então, e que se encontra agora pronto para oferecer uma resposta - resposta essa que deverá ser positiva.
Relembre-se que João Pereira já era o comandante da equipa secundária do Sporting, antes da saída de Ruben Amorim. Foi 'promovido', na altura, e esteve cerca de mês e meio com o plantel principal, mas os resultados ficaram aquém das expetativas dos adeptos e da Direção leonina - apenas três vitórias em oito jogos, onde contou ainda com um empate e quatro derrotas.
No entanto, Frederico Varandas, Presidente dos verdes e brancos, terá mantido a confiança no trabalho do treinador português com as camadas jovens do Clube de Alvalade, e ofereceu-lhe a hipótese de voltar ao cargo que tinha antes de dar o 'salto'. Resta saber se a reentrada de João Pereira vai obrigar, ou não, a mais alguma 'arrumação' da Direção verde e branca em relação aos treinadores da Academia de Alcochete.
Está muito perto de ser confirmada a primeira contratação dos leões neste mercado de inverno. Novo técnico verde e branco conhece bem o jogador
|
0Rui Borges chegou a 26 de dezembro ao Sporting, e realizou até ao momento apenas três jogos como comandante verde e branco, mas pode estar já prestes a receber o primeiro reforço para o plantel leonino: Alberto Costa, jogador do Vitória de Guimarães.
Quem avança a informação são os jornalistas Bruno Andrade e David Silva, no 'MaisFutebol'. Segundo os jornalistas portugueses, a transferência de Alberto Costa vai custar aos cofres de Alvalade algo como 10 milhões de euros, mais dois milhões de euros em variáveis, a serem cumpridas através de objetivos previamente combinados.
As mesmas fontes informam ainda que o lateral de 21 anos, que milita na equipa da cidade berço, tem à sua espera, em Alvalade, um contrato válido por cinco épocas, ou seja, até 2030. Para além disto, há ainda a informação de que o Vitória de Guimarães deverá assegurar 15% de uma futura venda do jogador por parte do Sporting, seja ela por que valor for.
Relembrar que a provável chegada de Alberto Costa se prende com dois fatores essenciais: em primeiro lugar, a entrada de Rui Borges viu a equipa dos leões mudar o seu sistema, de um 3x4x3, para um 4x4x2, algo que deixou o plantel verde e branco com escassez em relação aos seus laterais, o que anteriormente não era um problema.
Para além disto, com a janela de transferências de inverno aberta, têm-se intensificado cada vez mais os rumores que colocam Iván Fresneda - um dos poucos laterais puros do plantel às ordens de Rui Borges - fora de Alvalade, para muito provavelmente rumar ao Como. Neste sentido, torna-se urgente para o Sporting encontrar soluções para as laterais, e Alberto Costa pode ser uma ajuda preciosa na resolução desse problema.