Futebol
Postura de Varandas gera queixinhas de rival do Sporting: "Declarações não podem passar impunes"
07 Out 2025 | 23:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Out 2024 | 09:38 |
Gonçalo Inácio é um caso de sucesso na formação do Sporting. O central subiu dos escalões jovens até à equipa principal e agora é um dos capitães. Filipe Çelikkaya, antigo treinador dos leões, comentou a ascensão do 'camisola 25' de Rúben Amorim, garantindo que "apareceu na altura certa".
"Essas questões, muitas vezes, têm a ver com a sua maturação. Poderá ser precoce ou poderá ser tardia. E há jogadores que aparecem mais tarde. O Gonçalo Inácio penso que tinha 19 anos quando surgiu na equipa A, portanto não posso dizer ele tivesse aparecido tarde. Apareceu na altura que tinha que aparecer com as qualidades que lhe foram reconhecidas através do seu treinador. E tem tido um grande rendimento e tem feito grandes campeonatos", disse, ao jornal A Bola.
"Muitas das vezes, têm a ver com as avaliações que se fazem em determinados períodos da sua adolescência e que poderão jogar mais ou menos em função do seu rendimento. Nos escalões mais jovens, não deve ser só através do seu rendimento, mas através do seu potencial e dar-lhes oportunidades, nos contextos próprios para o fazerem, de expressarem a sua qualidade ou a sua competência", terminou Filipe Çelikkaya, que também falou do futuro de Rúben Amorim.
Com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma 12 partidas esta temporada, tendo disputado 933 minutos, nos quais marcou um golo e fez duas assistências. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelo Sporting, sendo um dos jogadores mais utilizados.
Ao todo, pelos leões, Gonçalo Inácio contabiliza 183 partidas, 16 finalizações certeiras, 10 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Confira alguns dos melhores momentos de Inácio:
'Camisola 17' do Clube de Alvalade é um dos jogadores mais requisitados no plantel de Rui Borges, neste início de temporada
08 Out 2025 | 03:00 |
O desgaste físico de Francisco Trincão preocupa a equipa técnica do Sporting, sabe o Leonino. O ‘camisola 17’ dos leões tem sido um dos jogadores mais requisitados neste arranque de temporada, sendo mesmo titular no 11 de Rui Borges na totalidade das partidas, até ao momento.
Ao que o nosso Jornal apurou, o internacional português de 25 anos apresenta um alto nível de desgaste, apesar da época 2025/26 se encontrar ainda na sua fase embrionária, fruto dos minutos de utilização a que está sujeito. Como tal, as altas figuras verdes e brancas encontram-se altamente preocupados com o estado físico do jogador.
A alta taxa de utilização de Francisco Trincão neste arranque de temporada parte de Rui Borges. O treinador do Sporting vê o seu criativo como um elemento essencial dos leões na sua manobra ofensiva, sendo mesmo considerado como um titular indiscutível, com as exibições do avançado a serem determinantes para o futebol praticado pelos leões.
Como exemplo da sua importância, a SAD verde e branca tem intenções de prolongar o contrato com o seu ‘camisola 17’, à semelhança do que fez com Pote. Como fatores para convencer o atleta, o Clube pretende oferecer um aumento salarial, nova cláusula de rescisão apontada para os 100 milhões de euros e a entrada no lote dos capitães de equipa.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 11 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em todos jogos oficiais, onde já registou cinco golos e três assistências.
Através das suas redes sociais, futebolista campeão europeu por Portugal no ano de 2016 partilhou um vídeo onde se mostra em ação
08 Out 2025 | 00:08 |
Rui Patrício, antigo guarda-redes do Sporting, está sem clube desde o verão passado. O ex internacional português foi visto a manter a boa forma física e a treinar um outro desporto: o kickboxing - num ginásio no Lumiar, bem perto do Estádio de Alvalade.
Através das suas redes sociais, o futebolista campeão europeu por Portugal no ano de 2016, partilhou um vídeo onde mostra os dotes noutro desporto enquanto não abraça um novo projeto desportivo na sua carreira, estando atualmente livre para assinar a custo zero por qualquer clube.
O guardião jogou pela última vez no Mundial de Clubes, onde realizou apenas dois jogos ao serviço do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, na derrota diante da Juventus (5-0) e no triunfo sobre os marroquinos do Casablanca (2-1), depois de ter cumprido a última temporada na Série A, ao serviço da Atalanta.
Formado no Sporting, o experiente guarda-redes de 37 anos representou os leões até ao ano de 2018. Depois disso jogou sucessivamente em Inglaterra e Itália, antes da fugaz presença na competição mundial de clubes que se realizou durante junho e julho.
O antigo ‘camisola 1’ dos leões rescindiu contrato com os leões, após a invasão à Academia e acabou por assinar pelo Wolverhampton, clube onde esteve ao longo de três temporadas (2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021), até se mudar para a Roma, em 2021/22 (Recorde o percurso AQUI).
Após vitória suada, jogador fez uma publicação nas redes sociais que causou polémica, com uma imagem considerada inapropriada
07 Out 2025 | 23:54 |
Após a vitória suada do Palmeiras no reduto do São Paulo (3-2), Vitor Roque, avançado que já esteve na agenda do Sporting, iniciou a reviravolta no marcador para os visitantes e fez uma publicação nas redes sociais que causou polémica, com uma imagem considerada homofóbica no Brasil.
O avançado, conhecido como "tigrinho", publicou uma fotografia de um tigre a morder um veado no pescoço, sendo a palavra "veado" uma expressão utilizada no Brasil para homossexual, de forma depreciativa. O Palmeiras, ao perceber a situação, abordou o jogador e este apagou a imagem.
"Tão logo tomou ciência de uma publicação feita pelo atacante Vitor Roque numa rede social, na noite deste domingo, a direção do Palmeiras conversou com o jovem jogador e explicou-lhe que provocações como essa não cabem mais no futebol, pois podem gerar violência. O atleta entendeu e prontamente excluiu a imagem da sua conta", informou o Palmeiras ao Globoesporte.
O São Paulo, por seu turno, também deixou uma reação nas redes sociais, criticando a postura do jogador. "O São Paulo Futebol Clube repudia qualquer tipo de manifestação que possa gerar violência, como essa infeliz postagem", escreveu o emblema tricolor.
Esta temporada, com a camisola do Palmeiras, Vítor Roque - avaliado em 20 milhões de euros - soma 14 golos marcados em 44 jogos realizados. O futebolista, que custou 25,5 milhões de euros no último mercado de janeiro, contabiliza ainda quatro assistências na conta pessoal e foi recentemente elogiado por Tomás da Cunha.
Veja a publicação em causa: