
Futebol
Frederico Varandas prestes a superar lenda do Sporting! O que falta ao Presidente dos leões
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Mano Menezes, treinador do Fluminense, falou recentemente sobre o futuro de André - jogador que foi alvo concreto depois da saída de Manuel Ugarte, mas o Sporting avançou por Morten Hjulmand -, praticamente garantindo a saída do médio do emblema brasileiro ainda durante este defeso.
"Temos muitas coisas em mente, temos muitas coisas para serem decididas, temos muitas coisas no meio do caminho, para lá ou para cá. Temos bastante coisa. Temos situações de indefinição. Temos André, temos Arias… Temos um monte de coisinhas que deixa o cabelo branco e às vezes até sem cabelo", realçou o técnico.
Vale lembrar que André deverá vir a transferir-se para o Fulham, com esta informação a ser avançada por Bruno Andrade - jornalista brasileiro especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que os cottagers acreditam que conseguem fechar o médio por valores a rondar os 25 milhões de euros.
Borussia Dortmund era também um dos interessados no atleta canarinho, aquando da cobiça do Sporting, mas os 40 milhões de euros pedidos pela direção do 'flu' inviabilizaram o negócio. Liverpool, Aston Villa, Manchester United e clubes da La Liga também manifestaram interesse no centrocampista, mas acabaram por atacar outros alvos. Agora, o valor da transferência terá descido.
André passou toda a sua carreira ao serviço do Fluminense, encontrando-se a cumprir o seu quinto ano de sénior pelos tricolores. Em 2024, o médio já leva 20 partidas disputadas, tendo feito uma assistência. Em 2023, refira-se, acabou por participar em 62 encontros e marcar um golo. O brasileiro tem valor de mercado de 25 milhões de euros.
Confira a publicação:
Treinador português voltou a ser derrotado na Premier League, mas relativizou e explicou já estar a pensar no jogo mais importante da época
|
Continua o pesadelo de Ruben Amorim na Premier League. Jogou-se, na passada sexta feira, dia 26 de maio, o Chelsea - Manchester United, onde os Red Devils sofreram mais uma derrota (1-0) na Premier League. No final do encontro, o antigo técnico do Sporting relativizou o desaire, e explicou que já pensa na final da Liga Europa.
Começou por fazer a análise à partida: "Penso que começámos muito bem, mas no último terço tínhamos de ser mais agressivos. Nota-se essa falta de agressividade, mas estamos a melhorar. Estivemos lá, encarámos o jogo da maneira correta. Tivemos pouca sorte hoje. Por vezes quisemos pressionar e marcar, mas perdemos um pouco o foco", disse Ruben Amorim.
Satisfeito por ter sido mais competitivo do que no último encontro, explicou que os jogos foram diferentes. Apesar de "nunca gostar" de quando se perde um encontro, Amorim destacou essa evolução na equipa.
De seguida, centrou atenções na Liga Europa: "Temos de preparar cada competição. Com cinco dias, podemos descansar. Temos cinco dias para nos prepararmos, dois dias de recuperação e dois de preparação. No final, olhei para os jogadores e pareceu-me que estavam bem (...) Estamos felizes por estarmos na final, claro. Desde o primeiro dia que a pressão está lá, mas vivo bem com a pressão. Quando se joga qualquer final, temos de chegar lá preparados para ela".
Por último, explicou como este jogo o ajudou para essa final europeia: "Não vou dizer nada sobre o verão. Vamos preparar para a Liga Europa. Temos de tratar de muitas coisas no verão mas hoje foi um jogo muito bom para preparar a final. Se tivéssemos posto alguns jogadores em campo na final sem jogarem hoje, com quase 10 dias sem jogar, isso seria um erro. Este jogo ajudou-me a decidir o onze para a final", rematou Ruben Amorim, depois do Chelsea - Manchester United.
Futebolista muito acarinhado pelos adeptos verdes e brancos teve temporada bastante complicada, as quer dar a volta por cima em 2025/26
|
João Palhinha teve uma temporada complicada no Bayern Munique. O médio, campeão pelo Sporting em 2020/21, não esconde a desilusão por ter tido poucos minutos, fruto de algumas lesões ao longo da época e decisões técnicas de Vincent Kompany, mas admite "dar a volta por cima".
"É claro que esperava jogar mais, mas infelizmente estive lesionado e isso não me deixou fazer o que sou capaz. O futebol é assim, tem altos e baixos, mas chegar ao Bayern foi um sonho tornado realidade e, agora que estou aqui, quero ser bem-sucedido”, disse, à imprensa alemã.
"Quero dar a volta por cima"
Apesar de não ter estado na melhor forma, o médio formado na Academia do Sporting foi perentório: “Estou determinado em dar a volta e mostrar que fui feito para este clube. Quero focar-me no trabalho, bloquear o ruído exterior e dar a volta por cima”.
A saída do Bayern Munique foi até algo colocada como hipótese para o verão, mas é um cenário descartado. Christoph Freund, diretor desportivo dos bávaros, confirmou que Palhinha vai ficar na Allianz Arena para a próxima época e o ex Sporting espera voltar às grandes exibições.
Na presente temporada, João Palhinha - avaliado em 40 milhões de euros - soma um total de 24 jogos realizados ao serviço do Bayern Munique, sem qualquer golo ou assistência assinados, num total de 941 minutos de competição. O médio raramente foi opção inicial de Vincent Kompany, tendo assumido a titularidade em apenas nove encontros.
Internacional egípcio do Liverpool tem realizado uma grande temporada, ajudando os reds a terminar a hegemonia do Manchester City na Premier League
|
Mohamed Salah tem 28 golos e 18 assistências na Premier League. O egípcio não esconde o desejo de bater o recorde de 47 participações diretas, que pertence a Andy Cole (1993/94) e Alan Shearer. No entanto, por cada tento que anotar, ameaça a conquista da Bota de Ouro por parte de Viktor Gyokeres, avançado do Sporting.
"É importante para mim, porque abrandámos, desde que conquistámos o campeonato. Na semana passada, o Lucho [Luis Díaz] desperdiçou uma oportunidade e eu pensei 'Oh, por favor, o que mais posso fazer?'. Adoraria quebrá-lo, e acho que vou quebrá-lo", disse, à Sky Sports.
De momento, o 'camisola 9' dos leões continua na liderança, com 57 pontos, seguido do egípcio, em igualdade com Kylian Mbappé (56), mas a situação em nada é favorável a Gyokeres, uma vez que cada golo nas principais ligas é multiplicado por 2x e a Liga Portugal Betclic vale apenas 1.5x.
Para piorar a situação, o Sporting tem apenas mais um jogo no campeonato nacional, diante do Vitória de Guimarães - que deverá marcar a despedida de Gyokeres de Alvalade. Salah vai ainda disputar duas partidas, frente a Brighton e Crystal Palace, enquanto Mbappé joga com Sevilha e Real Sociedad.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.