
Futebol
Médio do Vitória de Guimarães escapa ao Sporting e está perto de reforçar CSKA
29 Ago 2025 | 17:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Jan 2025 | 17:53 |
Luisinho, antiga estrela da seleção brasileira de 1982, ficou na memória dos adeptos do Sporting pelo seu contributo na eliminação do Bolonha na Taça UEFA de 1990/91. O clube italiano, que esta semana visita Lisboa para defrontar o Sporting na Liga dos Campeões, está fora da competição e vem apenas cumprir calendário. Para os leões, no entanto, o jogo é decisivo, já que precisam de pelo menos um ponto para garantir o acesso ao playoff da prova milionária sem depender de terceiros. Cada vitória nesta competição assegura um prémio automático de 2,1 milhões de euros, o que motiva as equipas a jogar sempre no limite, como ficou provado recentemente em Leipzig.
Historicamente, o Sporting já enfrentou o Bolonha em quatro ocasiões oficiais, todas na Taça UEFA. O saldo é favorável aos italianos, que venceram ambos os jogos da eliminatória de 1998/99 (2-0 e 2-1). Contudo, em 1990/91, os leões conseguiram eliminar o Bolonha, com um empate fora (1-1) e uma vitória em Alvalade (2-0). Nesse confronto, Luizinho foi um dos heróis, marcando o golo decisivo no jogo em Itália. O antigo defesa central, que fez parte da mítica seleção brasileira de 1982, ainda recorda com carinho esses momentos, apesar da desilusão que foi perder as meias-finais contra o Inter de Milão.
Atualmente aposentado, Luizinho vive tranquilamente com a família e os amigos, mas não deixou de acompanhar o futebol. Numa conversa com o Record, revelou ter assistido ao jogo entre o Sporting e o Lille, devido ao facto de o seu genro, Ismaily, jogar na equipa francesa. Impressionado com a organização da equipa leonina, Luisinho acredita que o Sporting tem todas as condições para vencer o Bolonha. O ex-jogador destacou a força coletiva da equipa como o principal trunfo, recusando-se a apontar destaques individuais, mesmo quando questionado sobre Gyökeres.
Recordando a sua passagem pelo Sporting, Luizinho partilha memórias de um grupo muito unido, liderado pelo treinador Marinho Peres e pelo carismático presidente Sousa Cintra. Este último chegou a prometer um prémio “louco” caso a equipa conquistasse a Taça UEFA, mas o sonho terminou nas meias-finais. Apesar disso, ainda guarda na memória o golo de cabeça que marcou em Bolonha, nos minutos finais, e a festa que se seguiu. O ex-jogador destaca o trabalho de colegas como Douglas, Litos e Cadete, que contribuíram para o sucesso dessa eliminatória.
Esse golo contra o Bolonha foi um momento marcante, mas Luisinho lembra-se também da dificuldade da eliminatória. Os italianos apresentavam uma equipa muito física e organizada, mas o Sporting mostrou resiliência e qualidade técnica. Depois da vitória em Alvalade, Sousa Cintra celebrou de forma efusiva, esquecendo por momentos que ainda havia mais etapas pela frente na competição. Apesar de não terem conquistado a Taça UEFA, o antigo defesa guarda boas recordações desse período e do clube, com quem mantém um carinho especial.
Avançado, que chegou a ser aconselhado ao emblema verde e branco, assina contrato até 2030 com o quarto classificado da liga alemã na época passada
29 Ago 2025 | 19:08 |
O Borussia Dortmund oficializou a contratação de Fábio Silva. O ponta de lança português - que foi aconselhado ao Sporting - assina contrato até 2030 com o clube alemão. Os valores do negócio não foram divulgados, mas devem rondar os 22 milhões de euros, mais objetivos.
O internacional A pela Seleção Nacional deixa assim de ter contrato com os ingleses do Wolverhampton, clube onde tinha chegado em 2020. Na época passada, cedido ao Las Palmas, marcou dez golos em 25 jogos, números insuficientes para evitar a despromoção da equipa espanhola.
Através das redes sociais, o jogador despediu-se, de forma emocionada. O avançado fez questão de agradecer por tudo o que viveu em Inglaterra e a aprendizagem que teve no Wolverhampton, sendo que agora se prepara para ser orientado por Niko Kovac na Alemanha.
Fábio Silva: "Sei que não cheguei nem perto de corresponder às expetativas"
"Quando cheguei ao Wolves, cheguei cheio de ambição, sonhos e vontade de causar um impacto real. Sei que não cheguei nem perto de corresponder às expetativas. Mas o futebol e a vida são mais do que apenas números ou momentos em campo. Durante o meu tempo aqui, cresci, aprendi e, acima de tudo, descobri o verdadeiro significado da família. Foi isso que o Wolves me deu", começou por escrever.
Fábio Silva: "Saio com um sentimento agridoce, mas também com orgulho"
O atleta diz que não vai esquecer a passagem pela Premier League: "(...) A vida ensinou-me a nunca desistir, a lutar com o dobro de força quando as coisas não correm como planeado. Sempre tentei me manter fiel a isso, continuar buscando minha felicidade e bem-estar, mesmo quando o caminho ficou difícil. Saio com um sentimento agridoce, mas também com orgulho, sabendo que dei tudo de mim e nunca parei de tentar. Agora é hora de um novo capítulo, mas não vou esquecer onde estive. Sempre serei mais um torcedor deste clube. Obrigado, Wolves. Do fundo do meu coração", poder ler-se.
Veja a publicação:
Primeiro clássico da temporada vai ser realizado no próximo sábado às 20h30, quando leões e dragões subirem ao relvado Estádio de Alvalade
29 Ago 2025 | 17:42 |
Vários ex-árbitros comentaram a nomeação de João Gonçalves para arbitrar o clássico entre Sporting e Porto, agendado para o próximo sábado. Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo, mostraram-se agradados com a escolha feita pela Associação Portuguesa de Árbitros Futebol (APAF).
Jorge Coroado: "João Gonçalves? É uma ótima nomeação, inteiramente justa e correta"
“João Gonçalves tem revelado alguma evolução e o Conselho de Arbitragem tem demonstrado algum apoio. A nomeação insere-se nesses factos, veremos como reage perante uma prova para a qual se espera que não haja problemas de maior” escreveu Jorge Coroado, para o jornal O Jogo.
Já José Leirós partilhou da opinião do seu antigo colega de profissão: “É uma ótima nomeação, inteiramente justa e correta. Vai na sexta época na I Liga e tem feito excelentes arbitragens. Não é surpresa, foi isto que o Conselho de Arbitragem prometeu. Já se contava que não fosse um árbitro histórico, mas da nova vaga”.
Fortunato Azevedo: "João Gonçalves? Tem esta oportunidade para agarrar o lugar e demonstrar que tem capacidade para este e outros jogos"
Fortunato Azevedo destacou as prestações de João Gonçalves, tendo em conta o que viu do árbitro neste início de temporada: “João Gonçalves, jovem árbitro da AF Porto que teve uma época razoavelmente positiva, tem esta oportunidade para agarrar o lugar e demonstrar que tem capacidade para este e outros jogos. Irá fazer tudo para enriquecer o espetáculo”.
O Sporting – Porto - a qual Rui Borges já fez a sua antevisão - está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes da competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.
Tema de conversa surgiu quando o ex presidente do Grupo Stromp fez a antevisão para o Clássico frente ao Porto, marcado para o próximo sábado
29 Ago 2025 | 17:36 |
Tito Arantes Fontes saiu em defesa de Matheus Reis. O tema surgiu quando o ex presidente do Grupo Stromp deu a sua antevisão para o clássico entre Sporting e Porto, marcado para as 20h30 do próximo sábado, no qual se mostrou bastante confiante.
Arantes Fontes: "Matheus Reis? Cumpridos que estão os quatro jogos que lhe foram injustamente aplicados"
“Temos uma grande equipa e estamos seguros que assim vamos continuar! Melhores até! E - não nos esqueçamos - reforçados com as recuperações. Cada uma com o seu timing dos recém-lesionados Diomande e Maxi Araújo, a que se juntarão as dos 'antigos' Nuno Santos e Daniel Bragança”, escreveu para o jornal Record.
De seguida, Tito Arantes Fontes falou sobre o principal sujeito da crónica foi Matheus Reis, que já estará apto para a partida com o Porto: “Obviamente, já com a disponibilidade de Matheus Reis, cumpridos que estão os quatro jogos que lhe foram injustamente aplicados pela justiça federativa”.
O Sporting – Porto - a qual Rui Borges já fez a sua antevisão - está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes da competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.
Em 2024/25, Matheus Reis - avaliado em 6 milhões de euros - fez 46 partidas: 30 no campeonato, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal e duas na Taça da Liga. No total, o defesa disputou 2.241 minutos, nos quais contribuiu com duas assistências.
Médio do Vitória de Guimarães escapa ao Sporting e está perto de reforçar CSKA
29 Ago 2025 | 17:28
Convocados! Selecionador Nacional chama jogador da equipa B do Sporting
29 Ago 2025 | 15:48
Amorim despedido do Man United? Há quem diga que ex Sporting está em maus lençóis
29 Ago 2025 | 14:28