
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Luisinho, antiga estrela da seleção brasileira de 1982, ficou na memória dos adeptos do Sporting pelo seu contributo na eliminação do Bolonha na Taça UEFA de 1990/91. O clube italiano, que esta semana visita Lisboa para defrontar o Sporting na Liga dos Campeões, está fora da competição e vem apenas cumprir calendário. Para os leões, no entanto, o jogo é decisivo, já que precisam de pelo menos um ponto para garantir o acesso ao playoff da prova milionária sem depender de terceiros. Cada vitória nesta competição assegura um prémio automático de 2,1 milhões de euros, o que motiva as equipas a jogar sempre no limite, como ficou provado recentemente em Leipzig.
Historicamente, o Sporting já enfrentou o Bolonha em quatro ocasiões oficiais, todas na Taça UEFA. O saldo é favorável aos italianos, que venceram ambos os jogos da eliminatória de 1998/99 (2-0 e 2-1). Contudo, em 1990/91, os leões conseguiram eliminar o Bolonha, com um empate fora (1-1) e uma vitória em Alvalade (2-0). Nesse confronto, Luizinho foi um dos heróis, marcando o golo decisivo no jogo em Itália. O antigo defesa central, que fez parte da mítica seleção brasileira de 1982, ainda recorda com carinho esses momentos, apesar da desilusão que foi perder as meias-finais contra o Inter de Milão.
Atualmente aposentado, Luizinho vive tranquilamente com a família e os amigos, mas não deixou de acompanhar o futebol. Numa conversa com o Record, revelou ter assistido ao jogo entre o Sporting e o Lille, devido ao facto de o seu genro, Ismaily, jogar na equipa francesa. Impressionado com a organização da equipa leonina, Luisinho acredita que o Sporting tem todas as condições para vencer o Bolonha. O ex-jogador destacou a força coletiva da equipa como o principal trunfo, recusando-se a apontar destaques individuais, mesmo quando questionado sobre Gyökeres.
Recordando a sua passagem pelo Sporting, Luizinho partilha memórias de um grupo muito unido, liderado pelo treinador Marinho Peres e pelo carismático presidente Sousa Cintra. Este último chegou a prometer um prémio “louco” caso a equipa conquistasse a Taça UEFA, mas o sonho terminou nas meias-finais. Apesar disso, ainda guarda na memória o golo de cabeça que marcou em Bolonha, nos minutos finais, e a festa que se seguiu. O ex-jogador destaca o trabalho de colegas como Douglas, Litos e Cadete, que contribuíram para o sucesso dessa eliminatória.
Esse golo contra o Bolonha foi um momento marcante, mas Luisinho lembra-se também da dificuldade da eliminatória. Os italianos apresentavam uma equipa muito física e organizada, mas o Sporting mostrou resiliência e qualidade técnica. Depois da vitória em Alvalade, Sousa Cintra celebrou de forma efusiva, esquecendo por momentos que ainda havia mais etapas pela frente na competição. Apesar de não terem conquistado a Taça UEFA, o antigo defesa guarda boas recordações desse período e do clube, com quem mantém um carinho especial.
Avançado de 19 anos, que atua nos peruanos do Alianza Lima, terá tudo bem encaminhado para chegar a Alvalade nesta janela de transferências
|
Víctor Guzmán está praticamente certo como reforço do Sporting. O avançado de 19 anos, que atua nos peruanos do Alianza Lima, terá tudo bem encaminhado para chegar a Alvalade. O jovem ponta-de-lança deverá ser inserido na equipa de sub-23 dos leões.
De acordo com o jornal Record, o atacante assinará um contrato válido por três épocas com o emblema de Alvalade, isto num acordo em que o Alianza Lima, clube formador do atleta, deve reter ainda uma percentagem do passe do prodígio da América do Sul.
Víctor Guzmán era também pretendido pelos uruguaios do Nacional, mas o jovem futebolista terá preferido a mudança para o Clube leonino, sendo que o contrato do internacional sub-20 peruano com o Alianza Lima era válido até ao próximo mês de dezembro.
Na presente temporada, tem sido opção maioritariamente na formação B, ao serviço da qual soma oito remates certeiros em outros tantos encontros. Nas camadas jovens da seleção do Peru, o avançado já participou em 14 partidas, nas quais marcou um golo.
A turma de sub-23 - orientada por Filipe Neto - terminou a presente temporada desportiva de 2024/25 no sétimo e penúltimo lugar da Liga Revelação com 17 pontos somados. O Torreense ficou na primeira posição com 30, seguido do Famalicão que somou 27 pontos.
Craque que partilha balneário com a estrela do PSG vai fazer parte do plantel leonino em 2025/26, sendo mais uma opção para Rui Borges
|
Giorgi Kochorashvili - colega de seleção de Khvicha Kvaratskhelia - ainda não foi apresentado aos adeptos do Sporting mas já pensa na conquista do possível tricampeonato. O Clube de Alvalade oficializou a compra do médio georgiano, que anseia encontrar os adeptos leoninos.
Kochorashvili: "Agora quero sentir o ambiente de Alvalade"
"O Levante significa família. Agora é a minha vez de sair da minha família para alcançar os meus objetivos, mas sinto o mesmo que senti quando saí da Geórgia. Saio de casa para procurar novos desafios e o Sporting é um grande Clube, com adeptos incríveis. Assisti aos últimos jogos daquela que será a minha nova equipa e gostei. Agora quero sentir o ambiente de Alvalade", disse, em entrevista ao 'Superdeporte'.
Kochorashvili admitiu acompanhar os verdes e brancos, deixando bem claro que "o Sporting é uma equipa de Champions, muito grande e muito conhecida. Acabaram de ser bicampeões. Eu já penso em continuar a ganhar. Vou dia a dia mas sei para o que vou. Quero que o Sporting continue a ser campeão. Vê-se o trabalho que têm feito. Os títulos conquistam-se com a ajuda de todos. Por isso, o meu objetivo é contribuir com o meu grão de areia. O meu coração sente que vão acontecer grandes coisas. Mas a disciplina, o trabalho e a paixão não podem faltar".
Kochorashvili: "A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante"
"A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante. Como tudo aconteceu no inverno, tinha de acontecer de uma determinada forma para que o clube fosse o primeiro beneficiado. Sempre tive claro que, se saísse do Levante, o clube tinha que ser favorecido. Aconteça o que acontecer, queria continuar a ajudar a equipa e levar o Levante à La Liga. E depois seguir o meu caminho e estabelecer novos objetivos", acrescentou Kochorashvili.
Em 2024/25, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 5 milhões de euros – fez 35 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.608 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.
Depois de duas cedências a Olympiacos e Standard Liège, Clube de Alvalade procura colocação para futebolista que não entra nas contas de Rui Borges
|
Sotiris Alexandropoulos vai regressar ao Sporting, porém não entra nos planos do Clube leonino para a próxima temporada. O Standard Liège decidiu não exercer a cláusula de opção de compra de 3 milhões de euros, mas há um clube alemão interessado no jogador: o Fortuna Dusseldorf.
Neste momento, o emblema verde e branco prioriza uma venda definitiva do passe do médio grego, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no passado dia 28 de maio, procurando recuperar parte do investimento feito de cerca de 4,5 milhões de euros.
O emblema germânico está a construir um plantel que lhe permita lutar pelo acesso à Bundesliga em 2025/26 e vê no internacional grego o perfil certo para entrar no seu projeto. Em cima da mesa está uma proposta de empréstimo por uma época com uma cláusula de opção que poderá ser exercida no final da época, segundo o jornal Record.
Depois de duas cedências a Olympiacos e Standard Liège, o Sporting quer convencer o Fortuna Dusseldorf a avançar para a compra do jogadr no próximo defeso, cenário que ainda se mantém em aberto. O jogador chegou a Alvalade rotulado de grande promessa do futebol helénico, mas nunca convenceu em pleno no Sporting.
Na Bélgica, o médio contabilizou 37 participações em partidas esta temporada desportiva, apesar de apenas 11 terem sido na condição de titular. Somou um total de 1.249 minutos com a camisola do Standard de Liége esta temporada - longe de ser um absoluto.