Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Observatório do Futebol (CIES) publicou um estudo que abrange 630 ligas e analisa os jogadores que se destacam pelo número de golos marcados em 90 minutos, excluindo os golos de grandes penalidades. Este estudo revela os jogadores mais eficazes em termos de tempo de jogo, sem considerar as situações de penálti. A pesquisa incluiu dados de várias ligas ao redor do mundo, com destaque para o desempenho de Samu (Porto) e Gyokeres (Sporting), ambos presentes na lista.
O avançado espanhol Samu, que joga no Porto, ocupa a segunda posição do ranking. Na liderança encontra-se Ricardo Pepi, o goleador dos neerlandeses do PSV, que se destaca com um número impressionante de golos em 90 minutos.
Por sua vez, o ponta de lança sueco do Sporting, Viktor Gyokeres, aparece na sétima posição da tabela. O seu desempenho também é notável, com uma média impressionante de golos consistente ao longo da temporada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 30 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.560 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 32 golos e fez seis assistências.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Antigo avançado leonino, depois de deixar o Clube, brilha além fronteiras, sendo inclusive, um dos três jogadores com registos mais positivos
|
0O avançado do Touluca, João Paulo Dias Fernandes, mais conhecido no mundo do futebol por Paulinho, tem estado em alta na sua primeira aventura fora de Portugal, mais concretamente no México, ao serviço do Toluca, para onde se transferiu oriundo do Sporting.
Paulinho ocupa, neste momento, o terceiro lugar na lista dos jogadores portugueses com melhor prestação neste temporada ao serviço dos respetivos clubes. O antigo avançado leonino tem uma pontuação média de 8.7, um número bastante elevado, principalmente se tivermos em conta o número de jogos elevado, que o jogador fez ao serviço da atual equipa.
No México, Paulinho tem estado em enorme destaque, ao serviço do Toluca, leva 20 encontros até ao momento, onde apontou 14 golos e realizou 6 assistências, ao que se soma três encontros e um golo na Taça das Ligas, competição Continental. O impacto do antigo avançado leonino, tem sido inquestionável e o jogador parece estar a adaptar-se na perfeição, a esta nova realidade.
Em 2023/24, ano em que se sagrou campeão nacional pelo Sporting pela segunda vez, Paulinho - avaliado em 8 milhões de euros - foi opção por 47 vezes, tendo disputado o total de 2.297 minutos, nos quais acabou por marcar 21 golos e assinar seis assistências para os companheiros de equipa.
Chegado ao Sporting, oriundo do Braga a troco de 16 milhões de euros por 70% dos direitos económicos, em janeiro de 2021, Paulinho fez, com a listada verde e branca, 146 encontros, 53 finalizações certeiras, 21 assistências e conquistou quatro títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Taça da Liga (2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
Após demonstrar interesse em sair do plantel dos citizens, o defesa recebeu uma oferta milionária para se juntar ao astro português
|
0Kyle Walker, capitão do Manchester City, expressou ao clube da Premier League o desejo de sair do plantel durante o mercado de transferências de janeiro. Contudo, tem uma condicionante e tomou uma decisão quanto a tornar-se rival de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita - que por lá deverá permanecer até 2026.
"Há dois dias o Kyle manifestou o desejo de explorar opções para jogar no estrangeiro no final da sua carreira. Ele é o nosso lateral-direito e oferece-nos algo que não tínhamos, mas agora está a considerar a possibilidade de ir para outro país para jogar os seus últimos anos, por várias razões", informou o treinador do citizens, Pep Guardiola, na altura. Contudo, o defesa internacional inglês demonstrou que não quer jogar em qualquer país.
Após a sua abertura para abandonar o plantel do gigante europeu, clubes como o Milan, agora comandado por Sérgio Conceição, e o Al Ahli Saudi, demonstraram interesse pelo 'camisola 2' do Manchester City. No caso dos dirigentes sauditas, o jogador recebeu uma proposta milionária que, segundo noticiado pelo perfil 'Transfer News Live', na rede social X, o atleta recusou por ainda ter o objetivo de de disputar 100 jogos pela seleção nacional inglesa.
Em 2024/25, Kyle Walker marcou presença em 18 jogos ao serviço do Manchester City. Contudo, nos 1.159 minutos em que já esteve presente dentro de campo, não conseguiu marcar qualquer golo ou fazer alguma assistência. Importa ainda referir que o contrato do inglês vigora até 30 de junho de 2026.
Já Cristiano Ronaldo, em 2024/25, contabiliza 20 encontros na presente temporada desportiva. O avançado formado no Sporting soma cerca de 17 golos e fez três assistências pela equipa de Riade, mas promete não ficar por aqui. O próximo jogo do Al Nassr está marcado para sexta-feira, dia 17 de janeiro, no reduto do Al Taawoun, pelas 17h00.
Alex Bourgeois, presidente da Portuguesa, deu uma entrevista onde revelou que esteve muito perto de assegurar a chegada do jogador que brilhou em Alvalade
|
0A Portuguesa esteve muito perto de assegurar o craque português Nani, que se reformou este ano, mas o sonho não se concretizou. “Estivemos muito perto de contratar o Nani, a minha relação com o presidente do Estrela ajudou, conversámos com o empresário, chegámos a fazer proposta, mas penso que ele estava decidido a encerrar a carreira”, afirmou Alex Bourgeois, presidente da SAD do clube. “Foi uma pena, teria sido maravilhoso para a Portuguesa e para o Brasil ter aqui um dos grandes jogadores mundiais dos últimos anos”, acrescentou.
Para reforçar o plantel, a SAD da Portuguesa contratou 15 jogadores em apenas 30 dias, um feito que o próprio presidente descreve com humor. “Deve ser um recorde mundial da história da humanidade...”, brinca Alex Bourgeois. Contudo, o processo de recrutamento não é aleatório. “Infelizmente não sou o Brad Pitt, mas gosto do Moneyball”, disse, referindo-se ao famoso filme sobre gestão desportiva. “Desenhei um modelo estatístico quantitativo em 2014. Para reforçar a Portuguesa, numa primeira seleção chegámos a 3000 jogadores, dos quais filtrámos 156, e foi daí que escolhemos os 15 que contratámos, sempre tendo em conta o sistema de jogo que o nosso treinador, Cauan de Almeida, pretende”.
Um dos grandes trunfos do clube é o projeto para o novo estádio. O Canindé, que será inaugurado em 2028, está a ser planeado como «a arena multiuso mais moderna do Brasil». Bourgeois detalha as ambições: “Terá jogos, claro, é a casa da Portuguesa, mas também espetáculos e eventos”.
Apesar de algumas experiências anteriores menos positivas em clubes como o São Paulo e o Figueirense, Bourgeois está confiante no modelo empresarial que está a implementar na Portuguesa. “No Lens correu bem porque é um clube com gestão empresarial, como a Portuguesa terá agora com a nossa chegada”, garantiu.
Pelo Sporting, Nani atuou em três momentos distintos: o primeiro de 2005/06 a 2006/07, até se transferir para a Premier League. O segundo, por empréstimo dos red devils em 2014/15, e o terceiro em 2018/19. Com a Listada verde e branca, pela equipa principal, o craque fez 141 jogos, marcou 33 golos e fez 24 assistências. Conquistou três Taças de Portugal e uma Taça da Liga de leão ao peito.