Futebol
Maria Botelho Moniz, adepta do Sporting, desabafa no Instagram: "Não tinha saudades disto"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Fernando Santos, antigo treinador do Sporting e ex-selecionador da Polónia, despedido em setembro de 2023, ainda beneficia financeiramente da sua estadia na equipa nacional polaca, devido à qualificação desta para o Euro 2024.
Contratado em janeiro de 2023 para liderar a seleção da Polónia, Fernando Santos iniciou a campanha de qualificação, mas foi afastado do cargo a meio do processo, após acumular seis pontos em cinco partidas (duas vitórias e três derrotas).
De acordo com o jornal polaco Sport, publicado esta passada quarta-feira, dia 27 de março, o técnico, que agora comanda o Besiktas, irá receber cerca de 180 mil euros devido à classificação da Polónia para o Euro 2024, obtida depois de vencer o País de Gales nos penáltis, num jogo de playoff.
Se tivesse permanecido durante toda a fase de qualificação, concluída sob a orientação de Michal Probierz, o atual selecionador, Fernando Santos teria direito a cerca de 750 mil euros. Contudo, com a sua saída antecipada, a Federação Polaca de Futebol ajustou o montante a ser pago.
Quando acabou despedido, relembre-se, Cezary Kulesza, presidente da Federação Polaca de Futebol, disse em comunicado: "Gostaria de agradecer ao selecionador Fernando Santos pelo seu trabalho com a equipa nacional e desejo-lhe o melhor nos próximos desafios que tiver".
Fernando Santos, recorde-se, foi treinador do Sporting na temporada de 2003/04. Em 40 jogos disputados, o técnico conseguiu alcançar a vitória em 26, tendo empatado cinco e perdido por nove ocasiões. Terminou a liga portuguesa no terceiro lugar, atrás de Benfica (segundo classificado) e de Porto (primeiro e campeão nacional).