Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Marco Silva, antigo treinador do Sporting que agora orienta o Fulham, está a viver um dos melhores momentos desde que chegou a Inglaterra. A equipa londrina ocupa, neste momento, o oitavo lugar da Premier League, e o sonho das competições europeias é cada vez mais real.
Invicto nos últimos sete jogos - desde a derrota com o Wolverhampton no dia 23 de novembro - o Fulham conseguiu uma série onde somou duas vitórias e cinco empates: o registo ganha ainda mais expressão quando levado em conta que nestes últimos sete encontros defrontou Tottenham (1-1), Arsenal (1-1), Liverpool (2-2) e Chelsea (2-1).
Fez, no passado domingo, dia 29 de dezembro, o 19º desafio da Liga Inglesa - atingindo assim a metade do campeonato posicionado no oitavo lugar: metade cimeira da tabela, e apenas um ponto de distância para o sexto lugar, neste momento o primeiro posto que dá acesso às competições europeias (Liga Conferência).
Este sexto lugar é ocupado pelo Bournemouth, outra das equipas sensação da Premier League, e adversário no último jogo da equipa de Marco Silva, que terminou com empate a duas bolas. Os londrinos estiveram perto da vitória mas sofreram perto do fim. Marco Silva disse o seguinte sobre o duelo: "Sabíamos que eles iam ser perigosos no contra-ataque, não podemos conceder golos assim, demos-lhes a bola e demos-lhe uma oportunidade de nos castigar num momento em que o jogo estava controlado".
Prosseguiu, mostrando, então, ambição de lutar pela europa esta temporada: "A base está ali. Falei com os jogadores, já jogámos com todos e acho que podemos lutar pela posição em que estamos e para estar ainda mais acima na tabela, porque temos a qualidade para o fazer", atirou o técnico português.
''Camisola 9' dos verdes e brancos é dos jogadores mais desejados em toda a Europa e Clube de Alvalade tem missão de segurar o goleador
|
0Viktor Gyokeres é o avançado mais desejado na Europa. O goleador do Sporting está na lista de vários tubarões e Frederico Varandas tem a dura missão de segurar o sueco em Alvalade, algo que poderá ser complicado na ótica de Gonçalo Tristão Santos, gestor de conteúdos do Transfermarkt.
"O Sporting pode ter muitas dificuldades em resistir à tentação de vendê-lo, mas isso vai depender da disponibilidade financeira dos interessados. Não sendo um jogador para a carteira de qualquer clube, temos de ver se aparecerá algum com a capacidade de fazer investimentos dessa natureza e com a necessidade de um ponta de lança", admitiu, à agência Lusa.
No entanto, recorda que "ao contrário da época passada, já teve a montra da Liga dos Campeões e fez um hat-trick ao Manchester City. Feitos e exibições destas colocam sempre estes jogadores na montra e nas bocas do Mundo". No entanto, e apesar de apontar dificuldades em segurar o sueco, acredita que "só as propostas muito altas e completamente irrecusáveis poderão fazer os 'grandes' vender as suas principais figuras em janeiro. Não faz sentido privarem-se dos seus melhores jogadores já com a temporada em andamento".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 27 encontros: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.300 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 27 golos e fez seis assistências.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões mais 4 por objetivos, Viktor Gyokeres contabiliza 77 partidas, 70 finalizações certeiras, 20 assistências e uma Liga Portugal Betclic (2023/24) conquistada. O avançado tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Médio foi cedido pelos leões ao Las Palmas, no mercado de verão, e exibições em Espanha despertam interesse de grandes clubes europeus
|
0O Sporting venceu o Benfica, por 1-0, na 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O dérbi sorriu aos leões, que tiveram um espectador especial nas bancadas do Estádio José Alvalade. Dário Essugo assistiu ao encontro junto dos antigos companheiros.
O internacional jovem português esteve presente nos camarotes do reduto verde e branco, juntamente com os jogadores que não estiveram à disponibilidade de Rui Borges. Durante o duelo, esteve muito cúmplice de Diogo Pinto, com quem passou vários anos em Alcochete.
Na La Liga, as exibições do médio cedido pelos verdes e brancos têm dado aso ao interesse de grandes tubarões europeus, mas sobretudo a um 'duelo de titãs' em Espanha: Real Madrid e Barcelona são dois dos clubes que seguem atentamente Essugo por esta altura.
A cedência de Dário Essugo para o Las Palmas aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. No clube das Canárias, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 12 encontros na La Liga, somando 956 minutos e um golo marcado.
Já o Sporting soma agora 40 pontos e recuperou o primeiro lugar, após bater o Benfica. Os leões estão em igualdade pontual com o Porto, enquanto os encarnados estão no terceiro posto, com 38. O Braga ocupa a quarta posição com 28 pontos.
'Camisola 21' dos leões voltou a decidir dérbi diante do Benfica e tornou-se um dos melhores marcadores do duelo no novo Estádio José Alvalade
|
0Tomás da Cunha não perdoou o lance de Geny Catamo, aos 85 minutos do dérbi diante do Benfica. Com oportunidade de deixar Maxi Araújo ou Conrad Harder com chance flagrante para dobrar a vantagem leonina, o ala decidiu rematar e a bola esbarrou num defesa encarnado.
"Quando o Benfica adaptou a pressão, o Sporting ficou com poucas soluções para jogar desde trás e manter o controlo. Rui Borges recuperou a equipa com uma injeção de agressividade a partir do banco e criou em campo aberto (Catamo com a decisão mais egoísta de 2024). Hjulmand MVP", escreveu, nas suas redes sociais.
Ao intervalo, o analista já tinha destacado o capitão dos leões, admitindo que "a chave da superioridade do Sporting está no meio campo", uma vez que "Hjulmand recebe livre nas costas dos avançados e descobre ligações". "A zona de Florentino está a ser sobrecarregada, com Trincão na meia direita e Quenda na meia esquerda (Gyokeres em apoio). Entra e solta Geny Catamo", garantiu.
Após bater o Benfica, o Sporting está de regresso à liderança da Liga Portugal Betclic, com 40 pontos, em igualdade pontual com o Porto. Já os encarnados está no terceiro posto com 38 pontos somados. O Braga ocupa a quarta posição com 28 pontos.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 3 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, ex-equipa do novo técnico leonino. O encontro da 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic diante da turma liderada por Daniel Sousa jogar-se-á às 20h15, no Estádio D. Afonso Henriques.
Confira a publicação: