Futebol
Sporting consegue comprar Issa Doumbia com a ajuda de duas vendas; Saiba tudo
20 Mai 2026 | 21:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Dez 2024 | 20:26 |
Paulo Alves considera "inexplicável" o momento vivido pelo Sporting. O técnico, que passou pelo Clube de Alvalade enquanto jogador, foi treinador de João Pereira no Gil Vicente e diz não entender a grave crise de resultados que os leões atravessam neste momento.
"Compete aos responsáveis definir exatamente o que é que pretendem. A situação é inexplicável, para mim é incompreensível esta 'décalage' tão grande em termos exibicionais e de resultados", disse ao jornal Record. "Alguma coisa na transição há de ter acontecido, porque os jogadores estão inseguros, estão na dúvida e não têm estabilidade emocional para produzir boas exibições"
"Acho que se joga tudo um pouco mais a nível emocional, a nível mental. Em termos de jogo, em termos táticos, podemos perceber algumas diferenças e nuances, mas ainda é pouco tempo para se definir, ou para se determinar se há, de facto, mudanças muito profundas a nível técnico-tático", analisou.
"Por isso digo, eventualmente alguma coisa no discurso do João, nos primeiros dias, possa ter criado alguma confusão ou não foi bem compreendido, que levou à perda desses laços. O Sporting tem de rapidamente reatar esses laços, o entusiasmo, o compromisso coletivo, porque nenhum sistema ou estratégia vai resultar sem os jogadores aportarem isso para dentro de campo".
"Conheço o João Pereira. Obviamente, lidei com ele quase há 20 anos e há sempre um processo de maturação, as pessoas vão ganhando experiência. O João tem um coração enorme, dá tudo de si. É uma pessoa de uma entrega a todos os níveis excelente. Agora, não sei se o João - e tem-se notado no discurso, na comunicação - está perfeitamente à vontade, seguro daquilo que são as exigências do Sporting neste momento".
Clube de Alvalade esteve representado por Amândio Novais e Patrícia Silva Lopes e levou à reunião um total de seis temas para discussão
21 Mai 2026 | 09:01 |
O Sporting assumiu papel de destaque na assembleia geral extraordinária da Liga Portugal, realizada esta quarta-feira, dia 20 de maio, no Porto, mas acabou por ver rejeitadas todas as propostas de alteração regulamentar apresentadas pelos leões.
O Clube de Alvalade esteve representado por Amândio Novais e Patrícia Silva Lopes e levou à reunião um total de seis propostas: quatro relacionadas com o Regulamento Disciplinar e duas referentes ao Regulamento de Competições. Ainda assim, nenhuma das alterações sugeridas pelos verdes e brancos mereceu aprovação por parte das sociedades desportivas presentes.
No plano disciplinar, o Sporting defendia um agravamento significativo das multas aplicadas a clubes e agentes desportivos por críticas, pressões ou ataques dirigidos às equipas de arbitragem. Além disso, os leões propunham a criação de um novo ilícito disciplinar destinado a responsabilizar membros das administrações das SAD por ofensas à honra dos árbitros através de comunicados oficiais ou publicações nas redes sociais.
Já no âmbito competitivo, a SAD liderada por Frederico Varandas pretendia alargar os poderes de intervenção do VAR, permitindo correções em lances de pontapé de canto incorretamente assinalados que pudessem influenciar diretamente o resultado dos encontros. Outra das medidas sugeridas passava pela troca de localização entre os bancos das equipas visitada e visitante.
Apesar de várias destas ideias coincidirem com propostas apresentadas pela própria direção da Liga Portugal, apenas as alterações defendidas pelo organismo acabaram aprovadas. A assembleia contou com representantes da quase totalidade das sociedades desportivas, sendo que apenas Nacional e Feirense não marcaram presença.
Emblema britânico garantiu a conquista da Liga Europa na última quarta-feira, dia 20 de maio, ao bater os alemães do Freiburg, por 3-0
21 Mai 2026 | 08:44 |
O Sporting ficou mais perto de garantir entrada direta na Liga dos Campeões depois da conquista da Liga Europa por parte do Aston Villa, na última quarta-feira. A equipa orientada por Unai Emery cumpriu assim a primeira das duas condições necessárias para ajudar os leões a evitarem as pré-eliminatórias da prova milionária.
Agora, falta apenas ao Aston Villa terminar a Premier League no quarto lugar, posição que ocupa atualmente à entrada para a última jornada. O conjunto de Birmingham soma mais três pontos do que o Liverpool e depende apenas de si para segurar o lugar.
As contas são simples para a equipa de Rui Borges. O Sporting entra diretamente na fase de liga da Champions se o Aston Villa pontuar frente ao Manchester City. Mesmo em caso de derrota, os ingleses podem manter o quarto posto caso o Liverpool não vença o Brentford em Anfield.
Existe apenas um cenário que obriga os leões a disputar a terceira pré-eliminatória: derrota do Aston Villa combinada com vitória do Liverpool. Nesse caso, os reds ultrapassam os villans devido à vantagem no confronto direto e o Sporting será empurrado para as rondas preliminares da competição.
Se tiver mesmo de disputar a qualificação, o Sporting será cabeça de série tanto na terceira pré-eliminatória como no play-off. Entre os possíveis adversários surgem Sparta Prague, NEC Nijmegen e Fenerbahçe - ou então o clube que elimine os turcos na ronda anterior, cenário que poderá envolver Heart of Midlothian, Sturm Graz ou o vice-campeão polaco.
Outro adversário provável seria o Union Saint-Gilloise, atual segundo classificado da Bélgica. Já num eventual play-off, os verdes e brancos deverão evitar o Lyon, exceto se o Club Brugge perder o título belga. Por outro lado, Olympiacos e Bodø/Glimt surgem como possíveis obstáculos caso os leões cheguem ao play-off.
Jogador chega para reforçar o plantel orientado por Rui Borges na próxima temporada e já se sabe quando deve ser apresentado pelos leões
21 Mai 2026 | 08:31 |
Pedro Lima já se encontra em Lisboa para cumprir os exames médicos que antecedem a assinatura de contrato com o Sporting. O médio brasileiro, de 23 anos, prepara-se para tornar-se oficialmente reforço dos leões até junho de 2031.
Depois de alcançado o entendimento total com o AVS, a SAD liderada por Frederico Varandas acelerou imediatamente o processo para fechar mais um dossiê de mercado. O negócio ficou fechado por 4 milhões de euros fixos, podendo ainda render mais 2 milhões mediante objetivos.
O jogador chega a Alvalade depois de uma temporada em destaque no futebol português, na qual somou seis golos e duas assistências em 29 jogos ao serviço do AVS. As exibições do médio convenceram a estrutura leonina a avançar definitivamente para a contratação.
Formado no Palmeiras, Pedro Lima passou ainda pelos sub-23 do Norwich e pelos croatas do NK Osijek antes de se afirmar em Portugal. O médio integra agora a profunda remodelação preparada para o setor intermédio da equipa orientada por Rui Borges.
Recorde-se que o Sporting garantiu também esta semana outro reforço para o meio-campo, ao fechar acordo com o Venezia pela contratação de Issa Doumbia. O internacional sub-21 italiano implicará um investimento de 20 milhões de euros fixos, aos quais poderão acrescer mais 3 milhões em variáveis.