Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

EXCLUSIVO LEONINO - ANDEBOL DO SPORTING GARANTE PIVÔ: RICARDO COSTA TEM 'REFORÇO' PARA 2024/25

Verdes e brancos sagraram-se recentemente campeões nacionais, ao baterem o Porto no último jogo da temporada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

29 Mai 2024 | 13:53 |

Icon Comentário0

Ricardo Costa, treinador de andebol do Sporting, vai poder contar com Edy Silva na próxima temporada, sabe o Leonino. Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, o pivô brasileiro não vai deixar Alvalade - contrariamente aos rumores que foram circulando nas últimas semanas - e será 'reforço' para 2024/25.


Edy Silva renovou contrato com o Sporting em dezembro de 2022, não tendo sido, na altura, revelada a duração do novo vínculo. O facto de o Clube de Alvalade disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada, bem como o crescimento que tem tido às ordens de Ricardo Costa, foram fatores que pesaram na decisão do jogador ficar no plantel dos verdes e brancos.


“Têm sido meses intensos de muito trabalho e sinto que o Sporting é o lugar certo para mim, é um prazer imenso. Quando cheguei, disse que ia trabalhar e dar sempre 100%, e é isso que está a acontecer. É um orgulho imenso representar os Sportinguistas”, atirou aquando da assinatura do contrato, em dezembro de 2022.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Edy Silva realizou 47 encontros: 28 no Campeonato Nacional, 12 na EHF European League, três na Taça de Portugal, dois na Supertaça e outros dois na Supertaça Ibérica. Em 2023/24, o internacional brasileiro marcou 114 golos, sendo peça muito importante da turma liderada por Ricardo Costa.

Edy Silva chegou ao Sporting em 2022, oriundo do EC Pinheiros, do Brasil. Ao todo, ao serviço dos leões, o aleta de 25 anos contabiliza 98 partidas, marcou 191 golos e conquistou três títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), uma Taça de Portugal (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24).


O andebol do Sporting sagrou-se Campeão Nacional na partida frente ao Porto. Confira aqui a festa dos leões:


Modalidades

Exclusivo Leonino - Ísak Steinsson na mira do Sporting para 2026/27

Apesar de ainda não haver qualquer proposta formal por parte do Clube de Alvalade, nome do guarda-redes está na lista de observações

Exclusivo Leonino - Sporting tem vindo a observar com atenção o desenvolvimento de Ísak Steinsson, jovem guarda‑redes de andebol do Drammen
Exclusivo Leonino - Sporting tem vindo a observar com atenção o desenvolvimento de Ísak Steinsson, jovem guarda‑redes de andebol do Drammen

17 Fev 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting tem vindo a observar com atenção o desenvolvimento de Ísak Steinsson, jovem guarda‑redes de 20 anos de idade que se tem destacado ao serviço da equipa de andebol do Drammen, clube da primeira divisão norueguesa, sabe o Leonino.


Ao que o nosso Jornal apurou, apesar de ainda não haver qualquer proposta formal por parte dos leões, o nome do internacional pela Islândia em três ocasiões está na lista de observações para reforçar a baliza do Clube nas próximas épocas.


André Kristensen tem sido alvo de interesse no mercado, com rumores de propostas estrangeiras a surgir sobre o internacional norueguês devido às suas exibições consistentes na Liga dos Campeões, o que leva os responsáveis leoninos a procurar por alternativas no mercado.


Ainda não houve contactos formais com os representantes do jogador ou do Drammen. O Sporting tem seguido a evolução do guardião à distância, mas qualquer futura abordagem dependerá de avaliação mais concreta dos recursos financeiros e desportivos.

Ísak Steinsson, com 1,94 m de altura, reúne um perfil de juventude e potencial a longo prazo que agrada à Direção técnica, encaixando‑se na política de apostar em talentos emergentes com margem de progressão no cenário europeu. O jovem continua, assim, no radar leonino, enquanto André Kristensen permanece como uma peça fundamental do atual projeto.



Modalidades

Sem espinhas! Estrela do Sporting eleito Melhor Jogador do Mundo

Após o incrível ano de 2025 traçado pelo atleta do verde e branco, o mesmo ganha agora destaque global. Algo que poucos conseguem alcançar

Com grandes números registados e conquistas individuais e coletivas alcançados, Kiko Costa, do Sporting, é eleito Jogador Jovem do Mundo
Com grandes números registados e conquistas individuais e coletivas alcançados, Kiko Costa, do Sporting, é eleito Jogador Jovem do Mundo

13 Fev 2026 | 14:44 |

Icon Comentário0

Kiko Costa foi distinguido como o melhor jogador jovem do mundo pela Federação Internacional de Andebol (IHF), reconhecimento que surge logo no início de 2026 e que confirma o crescimento do atleta do Sporting no panorama internacional da modalidade. Aos 20 anos, o lateral direito vê recompensado um percurso consistente ao mais alto nível.


O jogador leonino sucede, assim, a Renars Uscins, vencedor da edição anterior, depois de em 2025 ter terminado na segunda posição da mesma votação. Desta vez, Kiko Costa superou a concorrência de Óli Mittún, do GOG e da seleção das Ilhas Faroé, e do sueco Nikola Roganovic, que atua no Malmo.


A distinção surge na sequência de um ano marcante também ao serviço da Seleção Nacional. No último Campeonato da Europa, Portugal alcançou o quinto lugar, o melhor resultado de sempre, numa prova em que o atleta do Sporting foi eleito melhor lateral direito e melhor jogador jovem da competição.


Com este prémio, Kiko Costa passa a integrar uma lista restrita de portugueses distinguidos a nível mundial. Em 2020, Luís Frade havia sido eleito melhor jogador jovem do mundo, numa altura em que a distinção era atribuída pela revista Handball Planet.

O reconhecimento internacional da família Costa não é inédito. Em 2024, Martim Costa - que recentemente marcou nove golos -, lateral esquerdo do Sporting, foi eleito o melhor jogador jovem da Europa, depois de terminar o Campeonato da Europa como melhor marcador, reforçando a presença portuguesa entre a elite do andebol internacional.


Confira a publicação: 


Modalidades

Treinador do Sporting reage a acusação grave do Porto: "Quem me conhece..."

Técnico do Clube de Alvalade quebrou o silêncio após a queixa apresentada pelo dragões na sequência de um incidente ocorrido no Clássico

 Ricardo Costa, treinador de andebol do Sporting, reagiu nas redes sociais a denúncia do Porto, depois de encontro na Taça de Portugal
Ricardo Costa, treinador de andebol do Sporting, reagiu nas redes sociais a denúncia do Porto, depois de encontro na Taça de Portugal

12 Fev 2026 | 13:28 |

Icon Comentário0

Ricardo Costa, treinador do Sporting, reagiu nas redes sociais à queixa que o Porto apresentou relativamente a um acontecimento ocorrido no Dragão Arena, quando ali jogou a equipa para a Taça de Portugal. Através do Instagram, o técnico fez os seus esclarecimentos.


R. Costa: "Quem me conhece sabe quais são os meus valores"


 "Quem me conhece, seja dentro ou fora de campo, sabe quais são os meus valores, a forma como vivo o meu desporto e o respeito que sempre tive por todos os clubes e pessoa", começou por escrever, na sua conta pessoal de Instagram.


O timoneiro de 49 anos, que está a ser acusado de atirar uma garrafa de água aos adeptos do Porto, esclareceu que não teve a intenção de magoar alguém. "Agi com o único objetivo de retirar uma garrafa que se encontrava na zona de jogo, permitindo assim que o mesmo continuasse em segurança e dentro da normalidade sem qualquer intenção de agredir ou de desrespeitar quem quer que fosse", escreveu.

Recorde-se que a equipa de andebol do Sporting derrotou o Porto por 40-35, no último sábado, dia 7 de fevereiro. Em duelo válido para os oitavos de final da Taça de Portugal, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao rival no Clássico e seguiu em frente na prova rainha.


O próximo encontro do emblema verde e branco está agora marcado para o próximo sábado, dia 14 de fevereiro, frente ao Póvoa AC, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. O encontro da 19.ª jornada da Liga jogar-se-á às 21h00, no Pavilhão João Rocha.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Goleador do Sporting está lesionado e tempo de recuperação é incerto
Modalidades

Exclusivo Leonino - Goleador do Sporting está lesionado e tempo de recuperação é incerto

11 Fev 2026 | 15:03

Icon Comentário0
Atenção! Sporting tem jogo adiado devido às condições meteorológicas
Modalidades

Atenção! Sporting tem jogo adiado devido às condições meteorológicas

11 Fev 2026 | 12:39

Icon Comentário0
Oficial! Porto anuncia contratação de jogador com 90 jogos pelo Sporting
Modalidades

Oficial! Porto anuncia contratação de jogador com 90 jogos pelo Sporting

11 Fev 2026 | 11:44

Icon Comentário0