Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Leonino - Carlos Xavier recorda Aurélio Pereira: "Foi um pai para todos no Sporting"

Antigo jogador verde e branco lembra com emoção 'Senhor Formação', revelando histórias inéditas de uma das maiores figuras do futebol nacional

Exclusivo Leonino - Carlos Xavier lembra com emoção Aurélio Pereira, revelando histórias inéditas de uma das maiores figuras da História do Sporting
Exclusivo Leonino - Carlos Xavier lembra com emoção Aurélio Pereira, revelando histórias inéditas de uma das maiores figuras da História do Sporting

  |

Icon Comentário0

Carlos Xavier, antigo jogador do Sporting, prestou uma sentida homenagem a Aurélio Pereira, que deixou um vazio no universo leonino. Em entrevista exclusiva, recordou a importância do olheiro que descobriu Cristiano Ronaldo e tantos outros talentos da formação, revelando a sua influência, o lado humano e até histórias com muito humor que marcaram uma geração de jogadores.


“Quando cheguei ao Sporting, tive o prazer de trabalhar com o César Nascimento e com o Aurélio Pereira na altura, que era uma pessoa impecável, com um coração muito grande, sempre pronta a ajudar. Quem estava mais em baixo, ele ia sempre ter com essa pessoa. Contava histórias, contava anedotas. Foi um pai para quase todos os que lá passaram na Academia. Tinha uma importância tremenda na evolução e na aquisição de novos valores e de novos talentos, entre eles o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo. Ele era o melhor do mundo também, porque tinha um ‘olhómetro’. Os clubes todos do mundo que têm academias, conhecem-no de certeza absoluta”, disse, emocionado.


"Tinha um sentido de humor fantástico"


Para Carlos Xavier, Aurélio Pereira não era apenas um olheiro. Era um verdadeiro contador de histórias, com uma capacidade única de fazer rir quem o rodeava. “As histórias que tenho eram coisas que ele contava, muitas vezes inventava só para pôr a malta a rir. Eram sempre histórias hilariantes. Tinha um sentido de humor fantástico”, recordou o sentido de humor apurado.

"Vai ter o nome gravado para toda a história do Sporting” 


Sobre a importância da sua perda para o emblema verde e branco, o ex-capitão não tem dúvidas de que o Sporting fica mais pobre: “Em termos de formação, dinâmica e de evolução na academia, tudo se deve a Aurélio Pereira. O Sporting sabe disso perfeitamente e vai ter o nome gravado para toda a história no Clube”.

A equipa verde e branca já apresentou uma nota de condolência oficial, enaltecendo o seu papel ímpar na história do Clube. Nas redes sociais, milhares de adeptos fizeram questão de deixar mensagens de homenagem, partilhando memórias e agradecimentos ao homem que ficou conhecido como o “pai da formação” do Sporting. Olheiro de exceção, foi responsável por descobrir alguns dos maiores talentos do futebol nacional, com destaque para Cristiano Ronaldo, mas também Luís Figo, Paulo Futre, Nani, entre tantos outros. O seu legado é eterno e continuará para sempre na história do Sporting e na memória de todos os adeptos leoninos e amantes de futebol.


Futebol

Pinotes Batista agradece legado deixado por glória do Sporting: "Viu ouro onde outros viam barro"

Deputado do PS e conhecido adepto do Clube de Alvalade prestou devida homenagem a figura indelével da História do emblema leonino

Pinotes Batista, deputado do PS e conhecido adepto do Sporting, prestou devida homenagem a figura indelével da História do emblema verde e branco
Pinotes Batista, deputado do PS e conhecido adepto do Sporting, prestou devida homenagem a figura indelével da História do emblema verde e branco

  |

Icon Comentário0

André Pinotes Batista, deputado do PS e adepto do Sporting, aproveitou o seu espaço de opinião num diário desportivo para prestar a devida homenagem a Aurélio Pereira, figura histórica do Clube de Alvalade que faleceu ao início da tarde desta terça-feira, dia 8 de abril, aos 77 anos de idade.


O consultor de comunicação faz s devida vénia à vida e obra do 'Senhor Formação': "Hoje, escreve o pontapé de trivela do Ricardo Quaresma. Escreve o drible majestoso de Luís Figo, que inclinava a relva para o ver passar. Hoje, escrevem os Tomahawk de Cristiano Ronaldo, moldados em virtuosidade e suor. Escreve o génio de Paulo Futre, que corria como quem sabe mais do jogo do que o jogo sabe dele próprio", começa por escrever no jornal Record.


"Aurélio Pereira partiu, mas o seu legado não vai a lado nenhum"


André Pinotes Batista não esquece todo o trabalho deixado pela figura histórica dos leões e diz que o mesmo não será esquecido: "Aurélio Pereira partiu, mas o seu legado não vai a lado nenhum. Estará para sempre nos dribles, nos golos, nos cortes, nos cruzamentos e nas defesas que semeou com um “vem cá, miúdo”, cujo espírito continuará a ser fonte de inspiração a uma das melhores academias de futebol do mundo".

"Não tinha holofotes, mas iluminava. Não levantava troféus, mas os seus pupilos levantaram legiões"


O deputado da Assembleia da República enumera as qualidades da glória verde e branca: "Foi prospetor, escultor e alquimista de talentos. Viu ouro onde outros viam barro. Foi jardineiro de um viveiro que alimentou seleções, clubes, sonhos e biografias. Não tinha holofotes, mas iluminava. Não levantava troféus, mas os seus pupilos levantaram legiões".

O adepto do Sporting diz que o futebol português está-lhe eternamente agradecido: "Senhor Aurélio foi, durante décadas, o guardião de um segredo raro: Saber esperar. Saber ensinar. Saber corrigir. Saber amar o jogo. Tudo. Ao mesmo tempo. Em bom português. Sabemos que é redutor dizer somente que foi o descobridor de Ronaldo mas essa é talvez a sua a maior proeza. Se formar o melhor de sempre não faz inteira justiça à nossa grandeza, estamos conversados sobre o que é uma vida imensurável. O Sr. Aurélio forjou o ‘ADN de Leão’ e a genética do futebol imortalizá-lo-á com inteira justiça. O futebol agradece. O futebol não esquece", finalizou.


Futebol

Futebolista do Sporting marca à Espanha, mas Portugal acaba goleado (7-1)

Equipa das quinas não conseguiu superiorizar-se à formação do país vizinho e sofre desaire pesado diante da campeã em título

Portugal não conseguiu superiorizar-se à formação do país vizinho e sofre desaire pesado diante da Espanha; Futebolista do Sporting marcou
Portugal não conseguiu superiorizar-se à formação do país vizinho e sofre desaire pesado diante da Espanha; Futebolista do Sporting marcou

  |

Icon Comentário0

A seleção portuguesa de futebol feminino foi esta terça-feira, dia 8 de abril, goleada por 7-1 pela campeã mundial em título Espanha, em encontro da quarta jornada do Grupo A3 da Liga das Nações feminina de futebol, disputado no Estádio Balaídos, em Vigo. Beatriz Fonseca, jogadora do Sporting, foi a autora do golo das 'Navegadoras'.


A equipa das quinas não conseguiu reagir à superioridade demonstrada pelas atuais campeãs do Mundo ao longo de todo o encontro em Vigo, sofrendo uma derrota pesada. A Seleção Nacional feminina não sofria tantos golos há 12 anos, altura em que perdeu 7-0 com a Holanda.


A Espanha entrou praticamente a vencer, com um golo de Paralluelo (2') logo no arranque da partida. Depois, Aitana bisou em apenas quatro minutos, colocando a seleção espanhola a vencer por 3-0 aos 12 minutos. Portugal não conseguia ter bola e acabou por ser uma questão de tempo até voltar a sofrer mais um golo - Alexia Putellas fez o 4-0 aos 28 minutos.


Na segunda parte, a Espanha entrou a todo o gás, com Mariona (47') e Alexia Putellas (51') a dilatarem a vantagem. O sétimo golo chegou por intermédio de Esther (60'). Portugal, numa das únicas vezes em que chega à área adversária, após contra-ataque rápido, consegue marcar o golo de honra. Beatriz Fonseca (71') - que chegou a Alvalade numa notícia avançada em Exclusivo pelo nosso Jornal - estreou-se a marcar pela Seleção Nacional após passe de Andreia Norton.

Com este resultado, Portugal mantém-se no terceiro lugar (que dá acesso ao playoff de permanência/subida na Liga das Nações), mas pode ver a Bélgica, que está a surpreender Inglaterra , aproximar-se, ficando a apenas 1 ponto. O último lugar do grupo, recorde-se, resulta na descida direta à Liga B. 



Futebol

Exclusivo Leonino - Definido futuro de Rodrigo Ribeiro em 2025/26; Avançado do Sporting vai...

Jogador foi cedido ao AVS nos últimos dias do mercado de transferências de verão e, até ao momento, soma um golo em 17 partidas disputadas

Exclusivo Leonino - Rodrigo Ribeiro foi cedido pelo Sporting nos últimos dias do mercado de verão e, até ao momento, soma um golo em 17 jogos
Exclusivo Leonino - Rodrigo Ribeiro foi cedido pelo Sporting nos últimos dias do mercado de verão e, até ao momento, soma um golo em 17 jogos

  |

Icon Comentário0

Rodrigo Ribeiro vai voltar a ser emprestado pelo Sporting na próxima temporada desportiva de 2025/26, sabe o Leonino. Os responsáveis do Clube de Alvalade não estão satisfeitos com as prestações do avançado de 19 anos no AVS e vão voltar a cedê-lo no mercado de verão.


O jovem ponta de lança, jogador formado na Academia Cristiano Ronaldo, deverá voltar a deixar o Sporting para a próxima temporada. Segundo contamos neste Exclusivo Leonino, o jogador não terá impressionado os responsáveis verdes e brancos durante a atual época.


Relembrar que Rodrigo Ribeiro passou a época cedido por empréstimo ao emblema avense. O avançado, que no início da temporada ainda fez dois jogos ao serviço da equipa principal do Sporting, soma, para todas as competições, 17 encontros ao serviço da equipa de Vila das Aves, entre campeonato e Taça de Portugal. Nessas partidas, apontou apenas um golo.


Rodrigo Ribeiro tem sido visto como um avançado para o futuro nos quadros do Sporting. O jogador já vive o seu segundo empréstimo, depois de também ter passado um período no Nottingham Forest, em Inglaterra, onde também não convenceu (cinco jogos e zero golos).

Com um total de nove partidas ao serviço da equipa principal do Sporting, Rodrigo Ribeiro, jogador ligado aos leões desde 2017, quando ingressou nos sub 13 de Alvalade, deverá, então, somar novo empréstimo durante a temporada 25/26 - será mais uma oportunidade para mostrar a Frederico Varandas, e aos responsáveis do futebol verde e branco, que merece ser opção no plantel principal do Sporting no futuro. A cedência definitiva não está, de momento, em cima da mesa - a SAD de Alvalade ainda não estará interessada em abrir mão do jogador. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Rodrigo Roquette aponta grande responsável pelo deslize do Sporting frente ao Braga (1-1)
Futebol

Rodrigo Roquette aponta grande responsável pelo deslize do Sporting frente ao Braga (1-1)

 

Icon Comentário0
Chegada de Biel arrasada por analista desportivo: "Não sei se é bom para o Sporting porque nunca vi"
Futebol

Chegada de Biel arrasada por analista desportivo: "Não sei se é bom para o Sporting porque nunca vi"

 

Icon Comentário0
Ex presidente do Sporting emociona-se com morte de Aurélio Pereira: "Partiu um grande amigo meu"
Futebol

Ex presidente do Sporting emociona-se com morte de Aurélio Pereira: "Partiu um grande amigo meu"

 

Icon Comentário0