
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Hidemasa Morita pode deixar o Sporting sem que Frederico Varandas consiga receber alguns milhões pelo médio. Neste Exclusivo Leonino, revelamos que os responsáveis do Clube de Alvalade estão com algo preocupados com a situação do médio, que termina contrato em junho de 2026, e que ainda não renovou contrato.
Com o vínculo que o liga ao Sporting a terminar no fim da próxima época, os leões começam a ficar apertados, em termos de tempo, para acertar a renovação. Neste momento, sem avanços nas conversações, Hidemasa Morita está a pouco menos de um ano de poder assinar por qualquer clube a custo zero.
Os responsáveis do Sporting mantêm a confiança de que as negociações com o médio nipónico vão chegar a bom porto, e que o jogador acabará por renovar, mais tarde ou mais cedo, com o Clube de Alvalade. Apesar de esta ser a ideia da SAD leonina, não há, neste momento, garantias de que tal venha a acontecer. Porém, prova desta esperança acentuada, foi o facto dos leões terem recusado propostas por Morita no mercado de inverno.
Esse facto tem deixado o Presidente do Sporting, Frederico Varandas, bem como o resto do contingente da Direção, algo preocupado, uma vez que o falhanço na renovação significaria a saída a custo zero do jogador, um duro golpe para os verdes e brancos que perderiam um elemento importante para a equipa sem qualquer contrapartida. Devido a estes fatores, a SAD do Sporting começa a explorar opções em relação ao futuro do jogador internacional pelo Japão. No entanto, como já mencionamos, por enquanto a ideia é de alguma segurança em relação às conversações chegarem a bom porto eventualmente.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 26 encontros: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.616 minutos que disputou, o médio marcou dois golos e fez três assistências.
Alemães tinham dura tarefa depois de perderam na primeira mão e acabaram por vencer no Signal Iduna Park, mas diferença de golos ditou eliminatória
|
O Dortmund - Barcelona terminou com vitória alemã, por 3-1, mas os catalães avançam na Liga dos Campeões. Apesar do desaire desta terça-feira, dia 15 de abril, Raphinha e companhia venceram a primeira mão, por uns expressivos 4-0, com o ex Sporting a marcar.
No Signal Iduna Park, os germânicos tomaram a dianteira do encontro logo aos 11', com Serhou Guirassy a marcar de grande penalidade. Até ao intervalo, o placard não voltou a sofrer alterações, mas os comandados de Nico Kovac estiveram bem por cima do adversário.
O segundo tempo começou com o internacional pela Guiné Conacri a fazer o bis (49'), alimentando a esperança do Dortmund. No entanto, um autogolo de Ramy Bensebaini, aos 54 minutos, fez com que Raphinha e companhia respirassem perante o momento de aperto.
A jogar em casa e sem nada a perder, o Dortmund carregou no acelerador e Guirassy apontou o hat-trick aos 76 minutos. A Yellow Wall - icónica bancada superior dos adeptos alemães - ainda vibrou com golo de Julian Brandt, mas seria anulado por fora de jogo e o placard não mais voltou mexer.
Esta temporada, ao serviço do Barcelona, Raphinha - avaliado em 80 milhões de euros - foi aposta em 47 partidas. No total, o avançado internacional brasileiro disputou 3.835 minutos, nos quais fez o gosto ao pé em 28 ocasiões, assistindo os companheiros de equipa por 22 vezes.
Internacional dinamarquês foi admoestado no final da vitória diante do Santa Clara e vai falhar receção dos verdes e brancos ao Moreirense
|
Conrad Harder foi expulso por celebrar a vitória do Sporting. Os leões venceram o Santa Clara, por 1-0, e Cláudio Pereira, juiz do encontro, mostrou cartão vermelho direto ao avançado verde e branco, já depois do apito final, devido aos festejos efusivos.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o juiz da AF Aveiro terá escrito no relatório que o 'camisola 19' do Sporting, "saltou sobre um adversário gritando 'yeah'", algo que entendeu ser "linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos e/ou grosseiros" para com o jogador dos açorianos.
Conrad Harder e Luís Rocha pegaram-se numa troca de palavras que "não foi percetível" para Cláudio Pereira, que, no entanto, acredita ter sido uma "ação ofensiva" que acabou por "provocar um confronto massificado entre as duas equipas". Vale recordar que o central do Santa Clara apertou o pescoço ao avançado leonino, o que também valeu cartão vermelho.
Como já noticiado, o Sporting estaria a aguardar o relatório de Cláudio Pereira para poder recorrer da suspensão do canhoto. O Clube de Alvalade acredita que o juiz não tinha qualquer motivo para expulsar o atacante. Agora, com o relatório conhecido, resta aguardar posição de Frederico Varandas.
Esta época, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 18 milhões de euros -, leva 41 jogos: 24 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Durante os 1.510 minutos disputados, o reforço de verão dos leões fez dez golos e cinco assistências.
Médio grego, contratado ao Panathinaikos em 2022/23, não conseguiu vingar com a Listada verde e branca e após sucessivos empréstimos deixará Alvalade
|
O Sporting pode receber alguns milhões de euros por Sotiris Alexandropoulos. O médio, emprestado ao Standard Liége, verá a sua situação resolvida no final da temporada e, sem espaço em Alvalade, deverá ser vendido com Frederico Varandas a aguardar novidades, tal como noticiou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino.
Chegado a Alvalade no verão de 2022, a troco de 4 milhões de euros, o médio com características defensivas nunca se conseguiu impor ou encontrar muito espaço no plantel do Sporting. Acabou por somar empréstimos: primeiro rumou ao Olympiacos, da Grécia.
Sotiris Alexandropoulos regressou ao Sporting, de novo sem sucesso, e voltou a ser cedido, desta feita ao Standard de Liége, clube da primeira divisão belga que se encontra atualmente a disputar a segunda fase do play-off do campeonato, que dá acesso a lugares nas competições europeias na próxima temporada.
O médio somou um total de 31 participações em partidas esta temporada ao serviço dos belgas, apesar de apenas oito terem sido na condição de titular. Soma um total de 863 minutos com a camisola do Standard de Liége esta temporada - longe de ser um absoluto, encontrou o seu espaço na equipa.
A Frederico Varandas resta-lhe... aguardar. O Presidente do Sporting deverá estar perto de saber quais são as pretensões dos les rouches. Caso queiram manter o jogador, será depois necessário perceber se a solução passará por outro empréstimo, ou pela compra em definitivo do passe de Sotiris Alexandropoulos, que poderá render alguns milhões aos leões.