![Sporting repetiu fórmula Ruben Amorim para garantir reforço, mas as coisas não correram bem](/storage/media-items/images/2025/01/rui-borges-ruben-amorim-sporting-man-united_20250102015353.webp)
Futebol
Sporting repetiu fórmula Ruben Amorim para garantir reforço, mas as coisas não correram bem
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Hidemasa Morita pode deixar o Sporting sem que Frederico Varandas consiga receber alguns milhões pelo médio. Neste Exclusivo Leonino, revelamos que os responsáveis do Clube de Alvalade estão com algo preocupados com a situação do médio, que termina contrato em junho de 2026, e que ainda não renovou contrato.
Com o vínculo que o liga ao Sporting a terminar no fim da próxima época, os leões começam a ficar apertados, em termos de tempo, para acertar a renovação. Neste momento, sem avanços nas conversações, Hidemasa Morita está a pouco menos de um ano de poder assinar por qualquer clube a custo zero.
Os responsáveis do Sporting mantêm a confiança de que as negociações com o médio nipónico vão chegar a bom porto, e que o jogador acabará por renovar, mais tarde ou mais cedo, com o Clube de Alvalade. Apesar de esta ser a ideia da SAD leonina, não há, neste momento, garantias de que tal venha a acontecer. Porém, prova desta esperança acentuada, foi o facto dos leões terem recusado propostas por Morita no mercado de inverno.
Esse facto tem deixado o Presidente do Sporting, Frederico Varandas, bem como o resto do contingente da Direção, algo preocupado, uma vez que o falhanço na renovação significaria a saída a custo zero do jogador, um duro golpe para os verdes e brancos que perderiam um elemento importante para a equipa sem qualquer contrapartida. Devido a estes fatores, a SAD do Sporting começa a explorar opções em relação ao futuro do jogador internacional pelo Japão. No entanto, como já mencionamos, por enquanto a ideia é de alguma segurança em relação às conversações chegarem a bom porto eventualmente.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 26 encontros: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.616 minutos que disputou, o médio marcou dois golos e fez três assistências.
Avançado nascido a 6 de fevereiro de 1899 é o primeiro da lista de marcadores exímios que os leões têm na sua longa - e bem sucedida - história
|
Jaime Gonçalves, nascido a 6 de fevereiro de 1899, em Lisboa, foi um dos primeiros grandes goleadores da história do Sporting. Estreou-se na equipa principal com apenas 15 anos, durante a época de 1914/15, contribuindo para a conquista do primeiro Campeonato de Lisboa do clube.
Ao longo da sua carreira no Sporting, que se estendeu até 1927, destacou-se na posição de avançado e os números oficiais que são conhecidos apontam para 31 golos em 60 jogos oficiais de verde e branco. Jaime Gonçalves contribuiu para a conquista de cinco Campeonatos de Lisboa e fez parte da equipa que venceu o primeiro Campeonato de Portugal, na época de 1922/23.
A sua estreia pela Seleção Nacional aconteceu a 17 de dezembro de 1922, diante de Espanha, onde marcou o único golo de Portugal frente ao renomado guarda-redes Zamora, que na altura atuava no Espanyol. Depois disso, só voltou a vestir a camisola equipa das quinas em mais uma ocasião, novamente diante da La Roja, a 15 maio de 2025, com derrota por 2-0.
Comas chuteiras já penduradas, em 1927, Jaime Gonçalves destacou-se noutras modalidades, como atletismo, ténis e ciclismo, mas foi no lançamento do dardo que se revelou especialista, novamente ao serviço do Sporting. Em 1931, foi agraciado com a Medalha de Mérito e Dedicação, durante as comemorações das Bodas de Prata do Sporting.
Já terminada a sua carreira desportiva, dedicou-se ao automobilismo. Mais tarde, mudou-se para o Brasil, onde morreu, a 28 de abril de 1972. O seu legado perdura na história do Sporting, sendo lembrado como um dos vários pioneiros que contribuíram para a grandeza do clube.
Treinador leonino irá fazer várias mexidas na equipa verde e branca para a deslocação ao Estádio do Dragão, em jogo que abre a 21.ª jornada do campeonato
|
Rui Boerges prepara algumas mudanças para o Clássico da próxima sexta feira, 7 de fevereiro, frente ao Porto. Além do esperado regresso de Viktor Gyokeres, Eduardo Quaresma deverá mesmo ser a grande novidade no 11 do Sporting, atuando como lateral-direito, no lugar que tem sido de Iván Fresneda nas últimas partidas.
O defesa internacional sub 21 por Portugal tem sido gerido com muito cuidado por parte da equipa técnica liderada por Rui Borges, em perfeita coordenação com a Unidade de Performance do Clube de Alvalade. Assim sendo, Eduardo Quaresma está pronto para alinhar de início na visita ao reduto do Porto.
No jogo grande que abre a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o defesa de 22 anos surge com os índices físicos restabelecidos e pode ser a grande novidade nos escolhidos pelo treinador de Mirandela. Eduardo Quaresma esteve cerca de 20 dias afastado da alta roda devido a problemas musculares. A sobrecarga do atleta tinha de ser gerida, à semelhança de outros casos, como Gyokeres ou Morita, e o jovem de 22 anos deverá mesmo "roubar" o lugar a Iván Fresneda, que tem sido o dono da posição.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma – avaliado em 14 milhões de euros – contabiliza 17 encontros: três na Liga dos Campeões, 10 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1069 minutos que disputou, o central adaptado por Rui Borges a lateral não apontou qualquer golo, nem realizou nenhuma assistência.
Relembrar que, à entrada para a 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o Sporting é líder do campeonato, com 50 pontos somados em 20 jogos (16 vitórias, dois empates e duas derrotas). Atrás dos leões está o Benfica, com 44 pontos, e logo depois o Porto, com 42 pontos conquistados até ao momento.
Conhecido adepto do Clube de Alvalade apontou também a mira ao Benfica, levantando dúvidas sobre algumas operações dos encarnados
|
Carlos Barbosa da Cruz defende que o Sporting, liderado por Frederico Varandas, deveria ter-se reforçado melhor no mercado de transferências de inverno. Num artigo de opinião no jornal Record, o conhecido adepto dos leões deixou, ainda, várias farpas ao Benfica, questionando a estratégia dos encarnados. Lembrar que o Clube de Alvalade falhou alguns alvos no defeso.
Carlos Barbosa da Cruz sobre o mercado do Sporting: "Estaleiro de Alvalade mais parece um hospital de campanha"
“Compreendo que a gestão mais cautelosa do Sporting não tenha permitido entrar em altas cavalarias, mas a fragilidade física do Quaresma e a técnica do Fresneda, deixam-me apreensivo”, começou por referir Carlos Barbosa da Cruz, abordando a questão da lateral direita dos leões, onde os verdes e brancos falharam alguns alvos.
Contudo, Carlos Barbosa da Cruz defende que, ainda assim, o Sporting deveria ter tido uma estratégia mais ousada no mercado de transferências: “O estaleiro de Alvalade mais parece um hospital de campanha e o meu problema não é a qualidade, outrossim se há quantidade para todas as frentes”.
“O Benfica contratou dois trintões para ganhar o campeonato, um deles, pior que Teresa Batista cansada da guerra, como diria Jorge Amado. Eu sei que em 1999/2000, o Sporting quebrou o enguiço em cima do Beto Acosta que tinha 32 anos, mas as disponibilidades são outras e os milagres não se costumam repetir”, recorda Carlos Barbosa da Cruz.
“De qualquer forma e para já, o treinador do Benfica, vai ter de se sujeitar semanalmente a um desconfortável exercício de embaraço na escolha, tanta a quantidade de postulantes. Só que me assalta a seguinte pergunta: O Benfica deixou Beste sair, porque, coitado, estava infeliz por não jogar (commission in/commission out); o que vai agora fazer com a legião de suplentes que a aritmética vai relegar ciclicamente para o banco? Haverá êxodo em massa no final de maio?”, finalizou Carlos Barbosa da Cruz, deixando duras críticas à gestão do clube da Luz.