
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting vai avançar para a contratação de um novo guarda-redes neste mercado de verão. A saída iminente de Franco Israel para o Torino, que deverá ser oficializada nas próximas horas, obriga os leões a reforçarem o setor mais recuado, assegurando uma alternativa credível a Rui Silva, dando assim más notícias a Diego Callai, tal como o nosso Jornal adiantou no passado dia 6 de julho.
Apesar da presença assídua nos treinos da equipa principal do Sporting, o jovem guarda-redes, de 21 anos, deverá ser opção recorrente para a baliza da equipa B dos leões, que terá pela frente um novo desafio na Liga 2. Assim, Diego Callai fica impossibilitado de ser um suplente viável para o conjunto de Rui Borges.
Já Franco Israel prepara-se para abraçar uma nova etapa da sua carreira. No Sporting, e apesar das várias oportunidades que teve, o internacional uruguaio nunca conseguiu convencer os adeptos, acabando por ser, na maioria do tempo, suplente de Antonio Adán, numa primeira fase, e, posteriormente, de Rui Silva.
Franco Israel acabou por perder o estatuto de titular que mantinha no Clube de Alvalade, ficando pronto para abraçar um novo projeto. Além de ter 25 anos e procurar uma equipa onde poderá ter um papel mais impactante, a decisão de Franco Israel poderá ter como base o seu desejo em representar o Uruguai no Mundial de 2026. Assim, o internacional uruguaio volta a Itália, de onde saiu quando rumou da Juventus para o Sporting em 2022, regressando agora à cidade de Turim para representar um novo emblema.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Franco Israel – avaliado em 5 milhões de euros – fez 22 encontros: 11 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Ao todo, nos 2.010 minutos que disputou, o guardião sofreu 23 golos, mas ficou aquém das expectativas.
SAD verde e branca chega a acordo por atleta que já passou pela Margem Sul; Negócio entre as partes arrastou-se durante largos meses
|
O Sporting chegou, esta segunda-feira, dia 21 de julho, a acordo com o Amora para a compra de 65% do passe de Geny Catamo. Em 2020, o clube do Seixal cedeu em definitivo o moçambicano aos leões, que ficaram com apenas 25% dos direitos económicos do jogador.
Os bicampeões nacionais investiram 2,25 milhões de euros na compra de da percentagem supracitada, ficando agora com 90% do passe do pupilo de Rui Borges. O Clube de Alvalade já por diversas vezes tinha tentado esta operação junto do clube da Medideira, tendo agora finalmente concretizado a operação.
Ainda assim, o Amora fica ainda com 10% dos direitos económicos do seu antigo jogador. Apesar desta operação, Geny Catamo não verá o seu contrato revisto, pelo menos para já. O internacional moçambicano tem um vínculo com os leões válido até 2028, estando protegido por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Esta é mais uma demonstração da confiança que a SAD deposita em Geny Catamo. O jogador é o novo 'camisola 10' dos leões e junta-se assim ao lote de futebolistas que usaram o histórico número 10 no Sporting, onde se destacam Krasimir Balakov ou Ricardo Sá Pinto.
Em 2024/2025 Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – disputou 48 jogos de leão ao peito. Nos 3.077 minutos somados com a camisola do Sporting, o jogador marcou sete golos, ofereceu três assistências e quer voltar a brilhar com a Listada verde e branca.
Dirigente encarnado substitui, assim, Luisão, que desempenhou esta função até ao final de 2024 e abandonou o emblema encarnado por motivos pessoais
|
É oficial. O Benfica anunciou, esta segunda-feira, dia 21 de julho, que Simão Sabrosa, antigo futebolista do Sporting, assumiu as funções de Diretor técnico do futebol profissional, isto depois de ter sido Diretor de Relações Internacionais das águias, desde junho de 2021.
O dirigente encarnado substitui, assim, Luisão, que desempenhou esta função até ao final de 2024 e abandonou o emblema encarnado por motivos pessoais. Certo é que Simão passar agora a sentar-se no banco nos jogos da equipa benfiquista, ao lado de Bruno Lage.
"Referência, goleador e capitão de equipa do 'glorioso' num trajeto de seis temporadas (2001-2007), ao longo das quais conquistou um campeonato (2004/05), uma Taça de Portugal (2003/04) e uma Supertaça (2005/06)", realçou em comunicado o clube da Luz.
Simão Sabrosa passará assim a ter um cargo mais vistoso ao serviço do Benfica, clube pelo qual jogou entre 2001 e 2007, entre as suas aventuras no Barcelona e no Atlético de Madrid, valendo ainda a pena relembrar que, antes de tudo isso, o antigo internacional luso começou a dar nas vistas na formação do Sporting.
Até ao início da temporada passada, Simão Sabrosa era o jogador mais jovem a estreou-se a marcar pelo Clube de Alvalade no principal escalão com 17 anos, seis meses e 15 dias. O registo foi superado por Geovany Quenda que, com 17 anos, cinco meses e 27 dias, fez história na vitória dos leões sobre o Famalicão por 3-0, na nona jornada da Liga.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro de cariz amigável entre leões e ingleses, que serve de preparação para a nova temporada
|
0' - Vladan Kovacevic, Diogo Pinto e Marcus Edwards abandonaram Alvalade em definitivo. Koba Koindredi, Sotiris Alexandropoulos e Alexandre Brito foram emprestados.
0' - Nuno Santos e Daniel Bragança ainda não são opção para os leões por lesão.
0'- Giorgi Kochorashvili, Alisson Santos e Rayan Lucas, para já, os únicos reforços às ordens de Rui Borges.
0' - Nesta pré-temporada, os verdes e brancos já realizaram seis encontros, somando duas vitórias e três empates e uma derrota: (Sporting B (5-2); Torreense (1-0), Nacional (1-1), Portimonense (0-0), Celtic (desaire por 2-0) e Farense (1-1).
0' - O Leonino leva até si todas as emoções do encontro de cariz amigável entre leões e ingleses.
0' - O Sporting vai entrar em campo, esta segunda-feira, dia 21 de julho, pelas 20h00, para enfrentar o Sunderland, no Estádio do Algarve.