Futebol
Sporting prepara-se para fazer meia dúzia de mudanças para defrontar o Porto
09 Fev 2026 | 09:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Jun 2024 | 03:00 |
Jovane Cabral não faz parte dos planos do Sporting para a nova temporada. O avançado não tem o que é preciso para convencer Rúben Amorim, que deu luz verde à Direção liderada por Frederico Varandas para vender o futebolista cabo-verdiano, sabe o Leonino.
Segundo informação recolhida pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, a transferência definitiva de Jovane Cabral está "em análise" por parte da estrutura verde e branca, uma vez que "Amorim não conta com ele. O Sporting procura um encaixe financeiro, ainda que ligeiro".
O avançado tem contrato até 2025, mas o Clube de Alvalade não faz questão de o segurar até ao final do vínculo. O atleta tem estado a cumprir o segundo empréstimo consecutivo. Depois de ter representado a Salernitana, aventurou-se na Grécia, ao serviço do Olympiakos. Na cedência ao emblema helénico reservou uma opção de compra de 3 milhões de euros, contudo o clube onde jogam Sotiris Alexandropoulos (emprestado), Gelson Martins e Daniel Podence (dupla ex-Sporting) não vai ativar a cláusula, deixando os leões com liberdade de negociar o futebolista com outro emblema.
Jovane Cabral – avaliado em 3,5 milhões de euros – fez, no total, 13 encontros nos italianos da Salernitana na primeira metade de 2023/24, antes de rumar a Atenas. Por terras transalpinas, o avançado leonino contabilizou 706 minutos em campo, nos quais apontou dois golos, um diante do Frosinone e outro frente à Sampdoria. Na Grécia, Jovane Cabral entrou em campo em apenas quatro ocasiões, duas destas como titular.
Pelo Sporting, o internacional cabo-verdiano soma 107 jogos, nos quais apontou 21 golos e fez 14 assistências para os companheiros de equipa. Vale relembrar que o atleta já venceu seis títulos pelos leões: um Campeonato Nacional (2020/21), uma Taça de Portugal (2018/19), três Taças da Liga (2018/19, 2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça (2021), tendo sido responsável pelo primeiro título de Amorim pelos verdes e brancos.
Rui Borges tem consciência da situação, mas tal não deverá ter qualquer implicação nas escolhas do técnico para a partida diante do Porto
09 Fev 2026 | 10:21 |
Depois de terem evitado o cartão amarelo na receção ao Nacional, a contar para a 20.ª jornada do campeonato, Maxi Araújo, Pedro Gonçalves e Luis Suárez mantêm-se em risco de suspensão. Os três jogadores estão a apenas um cartão amarelo de terem de cumprir castigo.
Assim, continuam sob vigilância disciplinar para o clássico frente ao Porto. Após o encontro no Estádio do Dragão, o bicampeão nacional recebe o Famalicão, no dia 15, às 20h30. No entanto, tal não deverá influenciar de qualquer forma as escolhas iniciais de Rui Borges para o encontro.
Na verdade, os três jogadores 'à bica' deverão mesmo fazer parte do onze titular do Sporting na deslocação ao reduto adversário, nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro. Em todo o caso, dependendo de como estiver a decorrer a partida, o técnico dos leões pode vir a tomar medidas durante os 90 minutos para que não aconteçam males maiores para a próxima jornada.
O Sporting volta a entrar em campo nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Francesco Farioli jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Dragão.
Neste momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 51 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 49 - mais um jogo disputado -, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 55 pontos.
No passado domingo, onda verde e branca 'empurrou' bicampeões na partida rumo ao Dragão. Fumos, cânticos e várias tarjas pintaram imediações do Estádio
09 Fev 2026 | 10:06 |
A equipa principal do Sporting saiu do Estádio José Alvalade, na tarde deste domingo, rodeada por um forte apoio dos adeptos. Algumas centenas de Sportinguistas concentraram-se junto ao recinto, no momento da partida dos leões rumo ao Norte, numa iniciativa que ganhou forma através das redes sociais.
Entre cânticos, fumos e tarjas, os jogadores seguiram viagem em clima de apoio contínuo, antes de entrarem nos dois autocarros que transportavam a estrutura verde e branca. O gesto repetiu-se ao longo de vários minutos, com os adeptos a acompanharem a saída da equipa e a deixarem uma última mensagem de incentivo antes do Clássico.
O Sporting viajou de forma alargada, incluindo o Presidente Frederico Varandas, que desta vez optou por seguir com a equipa um dia antes do encontro frente ao Porto. Entretanto, o Clube terá chegado a Gaia no início da noite, do mesmo dia.
Segundo relatos recolhidos ao longo do percurso, o apoio dos Sportinguistas estendia-se para lá de Lisboa. Em vários viadutos da Autoestrada 1, que liga a capital à região Norte, também se registou a presença de adeptos, mantendo o ambiente de apoio durante a deslocação da equipa ao local do jogo.
Recorde-se que o Sporting - que já tem onze provável - entra em campo nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Francesco Farioli jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Dragão.
Confira o vídeo:
Clube de Alvalade disputa partida importante diante dos dragões nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, e há uma presença de destaque
09 Fev 2026 | 09:58 |
Depois de cumprir dois jogos de suspensão na sequência da expulsão em Arouca, a 24 de janeiro, na 19.ª jornada da Liga, após os festejos do golo de Luis Suárez que decidiu o encontro, Matheus Reis regressa à convocatória do Sporting. Tudo indica que o clássico no Estádio do Dragão marcará o último jogo do defesa com a Listada verde e branca, após cinco temporadas em Alvalade.
O lateral-esquerdo, de 30 anos, tem acordo fechado para seguir para a Rússia, onde o espera um contrato com o CSKA Moscovo, que lhe garante um salário anual na ordem dos 3,5 milhões de euros líquidos. Antes disso, ainda poderá dar o seu contributo por mais uma vez.
O reencontro com o Dragão tem ainda um histórico particular para o jogador, que já esteve envolvido em episódios polémicos naquele recinto. Em 2022, terá sido agredido por elementos da organização do jogo e foi igualmente acusado de agredir um apanha-bolas. Na época passada, entrou aos 86 minutos e acabou expulso já no período de compensação.
Ao todo, desde que chegou ao plantel do Sporting oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 222 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 11 assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
O Sporting volta a entrar em campo nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Francesco Farioli jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Dragão.