Futebol
Ex diretor do futebol do Sporting destrói Mourinho: "Ao pé de mim, não tem nenhuma dignidade"
05 Jan 2026 | 19:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Ago 2024 | 03:00 |
Rafael Pontelo não vai voltar a jogar pelo Sporting, sabe o Leonino. O defesa central, que foi emprestado ao Pafos, não entra nas contas dos verdes e brancos para as próximas temporadas, sendo que a Direção quer vender o jogador a título definitivo, após a cedência de uma temporada à equipa cipriota.
Ao que o nosso Jornal apurou, os responsáveis leoninos assumem o 'erro de casting' na contratação do jogador brasileiro no último mercado de inverno. O jogador nunca convenceu Rúben Amorim de que merecia um lugar no plantel do Clube de Alvalade e não voltará a jogar com a Listada verde e branca.
Rafae Pontelo acaba por ser um dos jogadores dispensáveis de 2024/25 para os quais a direção do Sporting já arranjou uma solução. Além do futebolista de 21 anos, também Koba Koindredi, Jovane Cabral e Mateo Tanlongo são outros dos nomes para serem colocados neste defeso pela estrutura dos leões.
O jogador estreou-se pela equipa principal a 9 de janeiro de 2024, na receção dos leões ao Tondela, em jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal e em que a turma de Alvalade venceu por 4-0, com golos de Pote (bis) e Gyokeres (bis). O defesa começou de início e foi substituído ao intervalo, tendo somado apenas mais um minuto na deslocação a Vizela. Em fevereiro, foi utilizado no conjunto secundário do Sporting, diante do Pêro Pinheiro, realizando 83 minutos.
Rafael Pontelo - avaliado em 700 mil euros - chegou ao Sporting em janeiro de 2024, oriundo do Leixões, num negócio que levou Frederico Varandas a investir cerca de 700 mil euros no jogador que era seguido de muito perto pelo Benfica. O defesa-central assinou contrato até 2028 e tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Confira aqui alguns dos melhores momentos de Rafael Pontelo:
3x presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade aponta incoerências claras nos critérios de arbitragem nos jogos de leões e dragões
06 Jan 2026 | 03:00 |
Jaime Marta Soares falou em Exclusivo ao nosso Jornal sobre o atual momento do Sporting, abordando vários temas sensíveis: a arbitragem no futebol português, a onda de lesões que afeta o plantel e ainda o papel de Rui Borges. O ex presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões confessa ainda acreditar na conquista do título “até ser matematicamente possível”.
O antigo dirigente começou, no entanto, por apontar incoerências claras nos critérios de arbitragem, nomeadamente na expulsão de Gonçalo Inácio frente ao Gil Vicente e no cartão amarelo a Jan Bednarek no Santa Clara - Porto: “O defesa central do Porto faz exatamente a mesma falta do que Gonçalo Inácio, ou pior, e não foi expulso. Isto serve como termo comparativo para ver a desonestidade intelectual das arbitragens que efetivamente estão a campear hoje no futebol português”, começa por dizer.
J. Marta Soares: "O Sporting poderia estar a fazer uma época bastante melhor se não se ficasse a dormir à sombra da bananeira, ou seja, se tivesse tido em atenção que o plantel é muito curto"
Jaime Marta Soares debruçou-se, de seguida, sobre a onda de lesões, destacando que o planeamento da temporada não foi bem feito: “O Sporting poderia estar a fazer uma época bastante melhor se não se ficasse a dormir à sombra da bananeira, ou seja, se tivesse tido em atenção que o plantel é muito curto e que, para determinado tipo de situações, fica fragilizado. As pessoas, em vez de se preocuparem em levantar um conjunto de situações que só abrem guerras entre clubes, deviam ter mais cuidado, porque isso acaba por criar problemas entre os próprios associados e adeptos. Os líderes deviam ser cuidadosos naquilo que dizem, quando dizem e porque é que o dizem, mas acima de tudo no que não devem dizer”.
Apesar da desvantagem pontual para o Porto, Jaime Marta Soares mantém a esperança na conquista do tricampeonato: “Se eu não acreditasse, não era Leão, não era Sportinguista. Acredito até ao último momento, enquanto for matematicamente possível, que o Sporting pode vir a ser campeão”.
J. Marta Soares: "Não me parece que tenha a dimensão para treinar um Clube com a exigência do Sporting"
Questionado sobre o trabalho de Rui Borges, o ex dirigente reconheceu qualidades humanas, mas fala em limitações do técnico para liderar um Clube com a dimensão do Sporting: “É uma excelente pessoa, um profissional honesto, com conhecimentos, mas não me parece que tenha a dimensão para treinar um Clube com a exigência do Sporting Clube de Portugal. Não é porque ganhou que é porreiro e não é porque perde que já não presta. É uma opinião que tenho desde a primeira hora”, termina.
Pupilo de Rui Borges foi titular na partida, mas está fora da competição após desaire pesado (4-0) e vai juntar-se ao plantel verde e branco
05 Jan 2026 | 22:42 |
A Nigéria goleou a seleção de Moçambique por 4-0, este segunda-feira, dia 5 de janeiro, confirmou a passagem aos quartos de final da CAN. Geny Catamo foi titular no conjunto de Chiquinho Conde, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges.
Os nigerianos precisaram de apenas cinco minutos para fazer dois golos, um de Ademola Lookman (20') e outro de Victor Osimhen (25'), com duas assistências de Akor Adams. Os autores dos dois primeiros golos protagonizaram um momento de tensão pouco depois, numa troca acesa de palavras que acabou com um encostar de cabeças e a intervenção dos colegas de equipa.
A vantagem de dois golos manteve-se até ao intervalo e o segundo tempo arrancou com o bis de Osimhen, após assistência de Lookman. Apesar das alterações, a equipa moçambicana não conseguiu fazer frente à superioridade do adversário, que ainda deu contornos de goleada ao resultado por Adams (75 minutos).
Desta forma, Moçambique cai nos "oitavos" da competição e é provável que Rui Borges - que tem vários jogadores ausentes - tenha Geny Catamo à disposição para a final da Taça da Liga, caso o emblema verde e branco consiga levar a melhor sobre o Vitória de Guimarães na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.
Diretor-executivo do Correio da Manhã Rádio considerou ainda que técnico foi despedido por ser “o quarto pior treinador com percentagem de vitórias desde 1962”
05 Jan 2026 | 20:49 |
Ruben Amorim foi despedido do Manchester United, esta segunda-feira, dia 5 de janeiro. O futuro do português permanece agora incerto, mas Pedro Sousa, no canal Now, garantiu que não há qualquer hipótese de o técnico voltar ao Sporting num futuro próximo.
Pedro Sousa: "Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim"
"Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim", garantiu, adiantando que o mesmo vai receber cerca de 11,6 milhões de euros de indemnização. O diretor-executivo do 'Correio da Manhã Rádio' referiu ainda que Ruben Amorim foi demitido não por “estar a dois ou três pontos” da Liga dos Campeões, mas sim por ser “o quarto pior treinador da História em percentagem de vitórias desde 1962”.
A decisão dos responsáveis ingleses surgiu na sequência das duras declarações do ex-leão a seguir ao empate em Leeds (1-1), depois de dar a entender que estava profundamente desagradado com decisões tomadas sem o seu aval, argumentando que era o manager do United e não apenas o treinador.
Marco Silva, treinador do Fulham, foi rapidamente apontado como um dos favoritos para suceder ao compatriota no cargo. De acordo com o "The Telegraph", o antigo técnico do Clube de Alvalade é visto com bons olhos por Christopher Vivell, diretor de scouting dos 'red devils'.
Os números de Ruben Amorim em Old Trafford desapontaram a direção. Na presente temporada, somou oito vitórias em 21 jogos oficiais, um registo aquém das expetativas elevadas que sempre acompanham o clube inglês. O Manchester United ocupa, neste momento, o sexto lugar da Premier League.
Ruben Amorim muito sorridente depois do despedimento do Man Utd:
Ex diretor do futebol do Sporting destrói Mourinho: "Ao pé de mim, não tem nenhuma dignidade"
05 Jan 2026 | 19:34
Adeptos pedem a jogador de 22 anos que não assine pelo Sporting, mas Palmeiro não quer saber
05 Jan 2026 | 17:45
Amorim, calendário e reforços: Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Vitória SC
05 Jan 2026 | 13:19