
Futebol
Titular do Sporting elege Diogo Costa e Di María como rivais que contrataria para Alvalade
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Domingos Duarte, defesa central do Getafe que cresceu no Sporting, mas que nunca chegou a representar a equipa A dos leões, admitiu recentemente que tem o desejo de voltar ao clube onde cresceu, contudo, sabe o Leonino, o internacional português não entra nas contas de Rúben Amorim.
"Tinha o objetivo de me estrear e, pelo menos, fazer uma época pelo clube do meu coração. Quem sabe um dia não regresse ao Sporting e concretize esse meu sonho de criança. Claro que não gostei de sair do Sporting e de não ter uma oportunidade", afirmou o central.
Ao que o nosso Jornal apurou, as características do futebolista não vão ao encontro do perfil de jogador idealizado por Rúben Amorim - que dá primazia a centrais mais rápidos e mais jovens - pelo que a hipótese de Domingos Duarte regressar ao Clube do coração não acontecerá num futuro próximo.
O jogador, de 28 anos, esteve ligado ao Clube de Alvalade de 2011 a 2020. Com três empréstimos pelo meio - Belenenses, Chaves e Deportivo -, o internacional português saiu pela porta pequena rumo ao Granada por cerca de 3,5 milhões de euros, onde esteve durante três temporadas, antes de assinar pelo Getafe, em 2022.
Esta temporada - ao serviço do emblema dos arredores de Madrid - o jogador soma, até ao momento, sete partidas pelo 12.º classificado da Liga espanhola. Na última partida em que participou, frente ao Celta de Vigo, o futebolista acabou por ser expulso por acumulação de amarelos ao minuto 30.
Emblema da Serie A atacou jogador muito bem referenciado pelo Clube de Alvalade, mas valor oferecido não chegou ao montante pretendido
|
O Torino terá tentado a contratação de Clayton, avançado do Rio Ave que está na lista do Sporting. No entanto, a proposta do emblema italiano terá sido rejeitada, uma vez que não chegavam ao valor pretendido pelos vilacondenses, para libertar o ponta de lança brasileiro.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o Torino não chegou aos 15 milhões de euros já definidos pela SAD rioavista para venda do jogador. A mesma fonte diz que o clube detido por Evangelos Marinakis pagou 3M ao Vasco da Gama e pretende lucrar um montante acima dos 10M.
O diário desportivo recorda que o Sporting está muito atento à situação de Clayton, numa altura em que a saída de Viktor Gyokeres é praticamente certa. Além do brasileiro, os leões estudam ainda a contratação de Franjo Ivanovic, do Union St-Gilloise.
A permanência no Rio Ave não está totalmente descartada, caso não cheguem propostas no valor desejado. Sotiris Silaidopoulos, treinador grego de 46 anos, poderá substituir Petit e está bem encaminhado, visto pertencer ao Olympiacos, também detido por Marinakis.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, Clayton - que também é pretendido pelo Porto - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.
Titular dos verdes e brancos explica que encarnados mostraram-se interessados em possível transferência e deixa agradecimentos aos adeptos leoninos
|
O Benfica tentou fechar a contratação de Rui Silva no último mercado de verão. O internacional português interessava aos encarnados, mas acabou por continuar no Betis e, em janeiro, rumou ao Sporting para se assumir como titular absoluto - e vai obrigar os leões a pagar pelo seu passe.
"São situações que acontecem... Houve interesse do Benfica no verão passado, mas não se produziu. São coisas que não controlamos, fatores extras, a nível dos clubes, das negociações. Não se concretizou e continuei focado no Betis", disse, em declarações ao jornal Record.
"Voltando atrás, estive quase oito anos em Espanha, cinco anos de La Liga e senti que precisava de uma mudança", admitiu o guardião, enaltecendo o "projeto" que abraçou no Sporting; "sentia, também, que era um ciclo fechado, pese ter sido muito feliz quer no Granada quer no Betis", admitiu.
Por fim, Rui Silva deixou uma mensagem a todos os adeptos do Sporting: "Gostava de lhes deixar um agradecimento enorme por tudo aquilo que foi esta época, por nos sentirmos a jogar em casa quando jogávamos fora. Por todo o apoio em casa, desde que saíamos da Academia até ao Estádio, essa onda verde que nos acompanhou e nos deu esse impulso que necessitávamos também para conseguirmos conquistar as vitórias", atirou.
Rui Silva mostrou-se decidido e garantiu que o plantel espera "agora, no domingo, terminar a época em grande, pois o Clube merece, os adeptos merecem a dobradinha". O internacional luso garante que "seria um feito importante para todos os Sportinguistas e para o Clube", agradecendo "uma vez mais o carinho" que deram ao 'camisola 24' e a toda a família. "Estou muito grato, e tive oportunidade de dizê-lo nos festejos do título – por representar este grande Clube", terminou.
Defesa central formado em Alvalade tem sido um dos pilares do eixo defensivo verde e branco, e o Clube já decidiu como abordar a janela de transferências
|
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, quer segurar Gonçalo Inácio no Clube de Alvalade este verão. O máximo dirigente dos leões já sabe que o assédio vai ser forte, mas o Leonino avança, em Exclusivo, que os verdes e brancos vão fazer de tudo para segurar o jovem defesa central.
Gonçalo Inácio tem sido, nos últimos anos, um dos grandes destaques do eixo defensivo do Sporting. A saída de Sebastian Coates, veio aumentar ainda mais o estatuto do defesa formado no Clube, que passou a integrar o lote dos capitães em Alvalade. Em 2024/2025 voltou a estar em grande plano, e o assédio dos grandes europeus já começou.
Interesse dos maiores campeonatos do mundo deixou o Sporting em alerta. Frederico Varandas vê Gonçalo Inácio como um dos pilares da equipa verde e branca, e não quer abrir mão do central numa janela de transferências onde já sabe que vai perder pelo menos um nome importante, o de Viktor Gyokeres.
Sendo assim, o plano é resistir, ao máximo, às investidas pelo central português. Gonçalo Inácio estará, então, na lista de não negociáveis do Sporting, e apenas um valor que chegue à cláusula de rescisão no seu contrato poderá levar o defesa para longe de Alvalade.
Relembrar que Gonçalo Inácio está ligado ao Sporting desde 2012. Na equipa principal dos leões, já realizou 212 jogos, desde 2019, nos quais marcou 21 golos e realizou 11 assistências. No seu tempo em Alvalade, conquistou três campeonatos nacionais, duas Taças da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira.