
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Real Madrid venceu por 1-0 na visita ao Getafe, esta quarta-feira, dia 23 de abril, em jogo da 33.ª jornada do campeonato espanhol. Domingos Duarte, defesa que já admitiu que sonha em regressar ao Sporting (Recorde AQUI) foi titular na partida, mas não conseguiu impedir a derrota da sua equipa.
Carlo Ancelotti ainda não pôde contar com o lesionado Kylian Mbappé e deixou Jude Bellingham e Rodrygo no banco, isto a três dias da final da Taça do Rei com o Barça. Os "merengues" estiveram melhor na primeira parte e chegaram ao golo ao minuto 21, com um pontapé de fora da área de Arda Guler.
No segundo tempo, David Alaba deu lugar a Eduardo Camavinga devido a lesão, mas o francês também não conseguiu terminar a partida por problemas físicos. Os madrilenos sofreram com as iniciativas da equipa da casa e até poderiam ter saído do Coliseum com um resultado penalizador, não fossem as intervenções de Thibaut Courtois.
Com este triunfo, o Real Madrid segue na perseguição ao Barcelona: os "merengues" ocupam a segunda posição, com 72 pontos, menos quatro do que os catalães. Por outro lado, o Getafe é 12.ª classificado com 39 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Espanyol (39 pontos), que tem menos um jogo.
Domingos Duarte – avaliado em 800 mil euros – regista 23 jogos pelo Getafe, contabiliza um total de 2.015 minutos e um golo marcado esta temporada. O central de 30 anos esteve ligado ao Clube de Alvalade de 2011 a 2020. Com três empréstimos pelo meio - Belenenses, Chaves e Deportivo -, o internacional português saiu pela porta pequena rumo ao Granada por cerca de 3,5 milhões de euros, antes de rumar ao Getafe em 2022.
Antigo jogador do emblema verde e branco esteve em evidência no encontro e fez assistência para um dos golos do encontro da meia-final
|
Rafael Leão não escondeu o entusiasmo na noite de quarta-feira, dia 23 de abril, após a vitória do Milan frente ao Inter (3-0), que carimbou o acesso à final da Coppa de Itália. Rafael Leão foi titular no encontro. Na primeira mão, recorde-se, registou-se um empate a um golo.
Luka Jovic foi o herói dos rossoneri ao apontar os dois primeiros golos, aos 36 e 49 minutos. Tijjani Reijnders sentenciou a partida, aos 85'. De referir que o antigo avançado do Sporting jogou todos os minutos e fez uma assistência para o terceiro da turma de Sérgio Conceição.
Bolonha e Empoli disputam a outra vaga na final. No primeiro jogo, o Bolonha venceu por 3-0. O Milan segue assim para a sua 15.ª final da Taça, e primeira desde 2017/18, época em que perdeu por 4-0 com a Juventus. O conjunto milanês procura a sua sexta Taça de Itália, prova que não ergue desde 2002/03, quando bateu a Roma, então a duas mãos (4-1 fora e 2-2 em casa). O encontro decisivo da prova realiza-se em 14 de maio, no Estádio Olímpico de Roma.
De recordar ainda que o Clube de Alvalade não desiste de receber os 45 milhões a que defende ter direito, fruto da rescisão unilateral do contrato de Rafael Leão, no mercado de transferências de verão de 2018, no seguimento da invasão à Academia de Alcochete.
A direção - liderada por Frederico Varandas (que anunciou novidades no Estádio de Alvalade) pretende receber o montante referente à cláusula de rescisão do jogador na altura, pelo que este polémico caso poderá ‘arrastar-se’ durante mais algum tempo. Os leões não se dão por satisfeitos com o facto de o Lille ter assumido o pagamento integral do valor de 16,5 milhões de euros que o jogador deve.
Ex futebolista do Clube de Alvalade foi titular na derrota por 4-0 diante dos encarnados na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal
|
O Benfica recebeu e venceu o Tirsense por 4-0 na Luz, esta quarta-feira, dia 23 de abril, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, depois de ter vencido por 5-0 em Barcelos. Daniel Rodrigues, antigo médio dos escalões de formação do Sporting, foi titular no encontro e saiu aos 69 minutos.
A equipa da Luz venceu 9-0 no total do agregado numa partida que começou a meio gás para os encarnados. António Silva (45+3'), Adrian Bajrami (74'), Andrea Belotti (78') e Leandro Barreiro (90+1') fizeram os golos da equipa orientada por Bruno Lage.
Na terça-feira, o Sporting foi a primeira equipa a garantir a presença na final, ao vencer o Rio Ave, por 2-1, em Paços de Ferreira, na segunda mão das meias-finais. Os leões já levavam uma vantagem de dois golos da primeira parte e confirmaram a presença na final. Gonçalo Inácio (12') e Viktor Gyokeres (50') apontaram os tentos leoninos, com André Luiz (67') a reduzir para os vila-condenses.
De recordar que Daniel Rodrigues chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Resende. O médio fez todo o percurso na ‘cantera’ leonina, contabilizando mais de 100 jogos com o Leão rampante ao peito, tendo feito o gosto ao pé em 16 ocasiões e partilhando balneário com nomes como Geny Catamo ou Daniel Bragança.
Na última temporada em que esteve em Alvalade, o médio de 23 anos realizou 18 partidas pelo conjunto sub-23 dos verdes e brancos e um pela equipa B, antes de sair em definitivo para o S. João de Ver. ingressou no Tirsense no último verão. Esta época, contabiliza cinco golos e duas assistências em 33 jogos.
Avançado internacional sueco dos leões continua a distinguir-se na Europa pela excelente época que tem vindo a realizar em Portugal
|
Viktor Gyokeres vive uma fase de forma excecional. O avançado do Sporting já contabiliza 34 golos na Liga Portugal Betclic - sendo 12 deles marcados nas últimas oito jornadas - e lidera atualmente a lista de melhores marcadores dos campeonatos europeus. Este desempenho notável reacende a esperança de ver o camisola 9 leonino conquistar a Bota de Ouro nesta temporada.
Nesta altura, Gyokeres surge no segundo lugar do ranking, apenas atrás de Mohamed Salah. O internacional sueco tem até mais sete golos marcados do que o atacante egípcio do Liverpool – que leva 27 remates certeiros na Premier League. No entanto, o avançado leonino é prejudicado pela fórmula de cálculo que dá origem à classificação do galardão. Recorde-se que os golos marcados na Premier League, bem como nos restantes ‘big-5’, são multiplicados por dois, enquanto que, nos restantes campeonatos, o valor desce para 1,5. Assim, Salah lidera a classificação, com 54 pontos. Gyokeres surge logo atrás, com 51.
Refira-se que o atacante do Liverpool está a atravessar um período menos produtivo no que que diz respeito aos golos. O internacional egípcio já não marca ao serviço dos ‘reds’ desde o dia 8 de março, quando bisou numa vitória caseira frente ao Southampton (3-1). Desde então, apenas assinou um remate certeiro, mas com a camisola da sua seleção: marcou na vitória frente à Etiópia, por 2-0, num jogo de qualificação para o Mundial 2026 realizado no dia 21 do mês passado.
Outra boa notícia para Gyokeres é a de que o terceiro classificado, Robert Lewandowski, está lesionado e vai falhar os próximos jogos do Barcelona. O atacante polaco soma 50 pontos no ranking da Bota de Ouro, graças aos 25 golos que já marcou na La Liga. A fechar o top-5 estão o inglês Harry Kan, com 24 golos na Bundesliga, ao serviço do Bayern Munique, que se traduzem em 48 pontos, e Mateo Retegui, internacional italiano da Atalanta que soma 46 pontos, fruto de 23 golos apontados na Série A.
Viktor Gyokeres - que foi muito elogiado pelo ex-internacional brasileiro Júlio Baptista - vai tentar repetir o feito alcançado por dois históricos do Sporting. Em 1973/74, Hector Yazalde foi o vencedor, numa época em que faturou por 46 ocasiões no campeonato português - um recorde nacional. Já em 2001/02, foi a vez de Mário Jardel conquistar a Bota de Ouro, graças aos 42 tentos que apontou. O antigo atleta brasileiro foi o último jogador fora dos ‘big-5’ a vencer o galardão.