Futebol
Última hora! Rui Borges recebe 'reforço' de peso antes do Sporting - Casa Pia
13 Jan 2026 | 17:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Dez 2025 | 03:00 |
O Basileia não pensa em acionar a cláusula de compra no contrato de Koba Koindredi, o que significa mais uma dor de cabeça para a estrutura verde e branca, assim que a cedência do médio ao emblema da Suíça termine, no verão de 2025/26. O nosso Jornal revela os detalhes, neste Exclusivo Leonino.
Koba Koindredi foi um negócio feito pelo Sporting, no mercado de inverno, quando Ruben Amorim ainda estava aos comandos da equipa verde e branca. Em busca de mais opções para o meio-campo na época 2023/24, os leões assinaram com o médio que vinha demonstrando bom rendimento no Estoril até esse momento.
Depois de seis meses no Sporting, onde participou em apenas oito partidas, os leões decidiram emprestar o médio ao Lausanne, da Suíça, de modo a dar mais minutos ao jogador. Nesse ano, participou em 36 encontros, e foi importante para a equipa durante a temporada, mas acabou por regressar a Alvalade no fim da época.
Este verão, os leões voltaram a não conseguir encontrar uma casa definitiva para Koba Koindredi, que acabou emprestado ao Basileia (veja os detalhes aqui). Os suíços ficaram com uma cláusula de compra opcional pelo jogador do Sporting, mas o nosso Jornal sabe que esta não vai ser acionada, e, pelo segundo verão seguido, o médio vai regressar a Alvalade depois de um empréstimo.
Koba Koindredi continua a ser, então, um problema para resolver para o Sporting. O médio contratado ao Estoril tem contrato com os leões até 2028, e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Os leões vão ser obrigados a encontrar nova casa para o francês, a não ser que este consiga convencer Rui Borges durante a pré-época, um cenário que, por agora, parece muito improvável.
Novo emblema surge nos rumores para reforçar o comando técnico, com lenda do futebol mundial a falar em possíveis negociações
13 Jan 2026 | 17:54 |
Ruben Amorim regressou a Portugal após o seu despedimento em Inglaterra, mas os rumores sobre o futuro do treinador português não param de crescer. Segundo declarações de Sol Campbell, antigo internacional inglês, o Tottenham está a seguir de perto o percurso do técnico, explorando possíveis negociações para a próxima temporada.
"Provavelmente, já estão a falar com ele"
“Provavelmente, já estão a falar com ele, o que não me surpreenderia”, referiu, em declarações à Sky Bet, afirmando que o emblema londrino estaria a avaliar o português como uma opção para reforçar o comando técnico, elogiando o seu perfil e capacidade de liderança.
Ruben Amorim surge como um candidato de peso, para substituir Thomas Frank, graças à experiência em Portugal, aos resultados alcançados nos últimos anos com o seu clube de origem e ter algum conhecimento de Premier League.
"Mas eles vão falar com outros treinadores"
"Obviamente, se ele começar a dar a volta à situação e a ganhar jogos, isso ajuda. Mas eles vão falar com outros treinadores. Faz parte do processo", explicou o antigo central de Arsenal e Tottenham, que, mesmo com a possibilidade de recuperação do treinador atual da equipa, o clube continuará a analisar alternativas
Ao serviço do Manchester United, Ruben Amorim orientou a equipa em 63 jogos oficiais, somando 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. A irregularidade dos resultados e a pressão constante acabaram por ditar o despedimento do antigo treinador do Sporting, no dia 5 de janeiro.
Estudo coloca a turma de Alvalade, orientada por Rui Borges, como uma das equipas mais sólidas do velho continente no setor mais recuado
13 Jan 2026 | 17:35 |
O Sporting integra o top-3 das defesas mais impenetráveis da Europa, segundo um estudo divulgado pelo CIES – Observatório do Futebol, em parceria com a Impect Football. Os leões aparecem na terceira posição no ranking de golos esperados consentidos a cada 90 minutos, com 0,63, ficando apenas atrás do Porto (0,51) e do Bayern Munique (0,55).
Em 17 jornadas da Liga Portugal Betclic, o Sporting sofreu apenas nove golos, um registo que confirma a solidez defensiva da equipa de Rui Borges nesta temporada. O rival azul e branco regista quatro golos consentidos, enquanto os bávaros já sofreram 12 em 16 rodadas da Bundesliga.
O estudo do CIES evidencia a consistência defensiva do Sporting em diversos aspetos estatísticos. As equipas mais sólidas são avaliadas com base em golos esperados (xG) sofridos, refletindo não apenas a quantidade de golos concedidos, mas também a qualidade das oportunidades criadas pelos adversários. Este indicador coloca os leões entre os melhores da Europa neste capítulo.
Além do Sporting e do Porto, o top-10 europeu inclui clubes como Olympiakos, Shakhtar Donetsk, PAOK, Slavia Praga, Dínamo Kiev, Arsenal e RFS, todos reconhecidos pela organização defensiva e capacidade de neutralizar adversários nos respetivos campeonatos nacionais.
Os leões querem continuar a melhorar este registo defensivo na sexta-feira, frente ao Casa Pia - que está desfalcado. O encontro, da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, tem apito inicial marcado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.
Confira a publicação:
Ponta de lança voltou a falar do impacto da saída do técnico leonino, que deixou grande marca na sua carreira futebolística
13 Jan 2026 | 17:31 |
Chucho Ramírez, avançado do Nacional, recordou a passagem por Guimarães e deixou palavras marcantes sobre Rui Borges, treinador que hoje orienta o Sporting. Em declarações após o hat-trick frente ao Santa Clara, o internacional venezuelano assumiu que a saída do técnico teve um impacto direto no seu rendimento e confiança.
“Quando o Rui Borges foi embora, foi uma montanha russa”
“Quando o Rui Borges foi embora, foi uma montanha-russa. Entrava sempre na segunda parte, com os jogos já difíceis, só a trabalhar e não senti a mesma confiança”, confessou o avançado, sublinhando a importância da relação com o treinador para o desempenho dentro de campo durante a sua passagem pelo Minho.
Depois de uma época irregular ao serviço do Vitória de Guimarães, marcada por utilização intermitente e uma lesão que travou a afirmação, Chucho explicou que se sentia valorizado enquanto trabalhou com Rui Borges. A mudança no banco acabou por alterar esse cenário e tornou o seu percurso mais instável.
Chucho parece que voltou a ganhar confiança com as exibições recentes no Nacional, e a referência de Rui Borges pode ter tido influência no seu percurso recente. A equipa madeirense que defrontou o Sporting na 1ª volta do campeonato, e perdeu numa exibição enorme de Pote.
Na presente temporada, Jesús Ramírez - avaliado em 2 milhões de euros - soma 18 jogos: 17 para a Liga Portugal e um para a Taça de Portugal. Durante os 1.569 minutos em que foi utilizado, o avançado do Nacional já apontou 13 golos.