Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Dez 2025 | 06:11 |
Matheus Reis prepara-se para voltar a defrontar o Benfica depois do polémico lance com Belotti, na final da Taça de Portugal. Tudo indica que o brasileiro tenha um ambiente hostil pela frente, mas Rui Borges tem plena confiança no jogador e está tranquilo quanto à sua reação.
Apesar de não ser recorrentemente titular, o 'camisola 2' dos leões é visto pelo treinador como um dos elementos mais importantes do balneário e esse acaba por ser um dos motivos que deixa o mirandelense descansado. Caso precise de recorrer a Matheus Reis durante o dérbi, Rui Borges acredita que este estará 100% preparado e disponível sem se deixar afetar pelos adeptos rivais.
De acordo com a informação revelada pelo jornal Record, apesar do incidente na Taça de Portugal ter feito correr muita tinta, não chegou a existir qualquer conversa com Matheus Reis sobre o tema. Tanto a equipa técnica como a restante estrutura do Sporting têm confiança máxima no jogador.
Vale lembrar que, após o lance com Belotti, o defesa do Sporting foi sancionado com cinco jogos de castigo - por esse motivo, falhou a Supertaça frente ao Benfica, a 31 de julho. Depois da polémica, foram várias as ameaças à sua família e os comunicados lançados, ainda que Matheus Reis tenha justificado o sucedido através de uma mensagem nas redes sociais.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 211 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 10 assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
Pupilo de Rui Borges é um dos ativos mais valiosos do emblema verde e branco; Ingleses têm concorrência forte pelo concurso do jogador
03 Dez 2025 | 03:00 |
Ousmane Diomande continua a interessar aos ingleses do Crystal Palace, numa altura em que o Sporting tenta acertar a renovação do central marfinense. No entanto, o emblema londrino não é o único interessado no pupilo de Rui Borges, sabe o Leonino.
Ao que o nosso Jornal apurou, há outros clubes da primeira metade da tabela da Premier Legue que têm o futebolista de 21 anos debaixo de olho, nomeadamente o Aston Villa, de Unai Emery, que podem tentar uma investida pelo jogador já no próxima janela de janeiro.
No entanto, a Direção, liderada por Frederico Varandas, não equaciona abrir mão do jogador, a menos que seja acionada a cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. No último mercado de transferências de verão, a formação inglesa não quis ir além dos 55 milhões de euros.
Ainda assim, o Clube de Alvalade tem em marcha o processo de renovação do contrato com o defesa. Em cima da mesa está a possibilidade de estender o vínculo de junho de 2027 para junho de 2030, com o ordenado a ser revisto em alta. A cláusula de rescisão, essa, não deverá sofrer alterações.
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou nove encontros pelo Sporting: quatro na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 677 minutos.
No entender de Rui Borges, há quem ofereça maiores garantias, nomeadamente em situações em que os leões precisem de defender
02 Dez 2025 | 23:29 |
Matheus Reis é um dos jogadores de quem Rui Borges não abdica. Apesar de não ser um titular habitual, o treinador dos leões considera o brasileiro como membro fundamental para o projeto do Sporting. O defesa brasileiro passou Ricardo Mangas na hierarquia e é agora a alternativa direta a Maxi Araújo.
São muitos os fatores que contribuíram para ultrapassagem e que colocam o 'camisola 2' à frente do reforço contratado ao Spartak. No entender do técnico, Matheus Reis oferece maiores garantias defensivas, podendo ser importante em situações em que os leões precisem de jogar com uma linha mais baixa.
Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, o regresso de Nuno Santos aos relvados, e consequentemente aos convocados do Clube de Alvalade, irá retirar ainda mais espaço a Ricardo Mangas, pelo que a Direção não descarta a saída do jogador no mercado de verão.
Além do mais, no final do encontro, que terminou com vitória do Sporting frente ao Estrela da Amadora (4-0), Matheus Reis deixou elogios aos seus colegas de equipa, bem como a Rui Borges, que diz ter sido fundamental para a equipa desde que chegou a Alvalade no final de 2024.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Mangas – avaliado em 2,5 milhões de euros - soma nove partidas. Ao longo dos 656 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o futebolista algarvio já apontou dois golos, ambos num bis frente ao Arouca.
Dois emblemas são, nesta altura, os clubes em melhor posição para chegar ao título e a rivalidade aumentou de tom nos últimos meses
02 Dez 2025 | 23:01 |
Rodrigo Roquette referiu que André Villas Boas não falou dos rivais na gala dos Dragões de Ouro porque levou um “baile” de Frederico Varandas há pouco tempo. O comentador afeto aos leões disse assim não estranhar o silêncio do presidente do Porto relativamente a Sporting e Benfica.
R. Roquette: "Frederico Varandas deu-lhe um baile descomunal"
“Frederico Varandas enfiou-lhe a viola no saco e muito bem. Frederico Varandas deu-lhe um baile descomunal. Respondeu-lhe”, admitiu no no canal V+. De acordo com Rodrigo Roquette, o mérito desta ‘retirada’ de Villas-Boas é do dirigente máximo dos verdes e brancos.
No seu discurso, notou-se a ausência de referências provocatórias ou críticas diretas a leões e águias. Por outro lado, André Villas-Boas preferiu falar num ano complicado: “Sabemos que foi um ano duro. Tivemos conquistas importantes, lançámos projetos estruturantes, mas não conseguimos o título nacional que todos desejávamos. Houve momentos de frustração, erros que assumimos sem problema. O mais importante é que o clube não se escondeu. Por isso, este não foi um ano perdido”, referiu André Villas-Boas.
Além disso, o presidente dos dragões preferiu destacar a importância de apostar no reforço do plantel dos azuis e brancos para esta época: “Fomos ao mercado com bastante rigor. No Porto não basta jogar bem, é preciso compromisso com o clube e com os adeptos”.
Sporting e Porto são, nesta altura, os dois clubes em melhor posição para chegar ao título e a rivalidade aumentou de tom nos últimos meses. Neste momento, os comandados de Rui Borges têm 31 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (34) está no primeiro posto.