
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revelou agora as sanções aplicadas contra Matheus Reis, após a final da Taça de Portugal diante do Benfica (3-1). O jogador apanhou um castigo pesado e foi suspenso por cinco jogos.
Geovany Quenda também recebeu uma partida de sanção, fruto de uma mensagem considerada provocatória dirigida a Nicolás Otamendi, central do Benfica. O camisola 57 voltou a apresentar-se com a mesma camisola nas celebrações da conquista da Taça de Portugal sobre o Benfica, motivo pelo qual foi alvo de mais um jogo de castigo, ou seja, dois como punição. Já Maxi Araújo, Morten Hjulmand e Viktor Gyokeres viram os seus casos arquivados.
Horas antes, Geovany Quenda tinha sido sancionado com uma partida após surgir com uma camisola com uma imagem de Ricardo Esgaio e a inscrição "falas muito, chupa car****”. Desta forma, o ala falha, para já, a Supertaça e a primeira jornada da Liga Portugal Betclic.
De acordo com o relatório, Matheus Reis foi suspenso quatro partidas na sequência da falta cometida sobre Andrea Belotti, com um pisão num lance dividido, mas o jogador de 30 anos viu o castigo aumentado em mais um jogo devido a declarações que lhe são atribuídas - a frase "aqui nós pisa na cabeça".
No caso de Matheus Reis, o brasileiro arrisca inclusive falhar o clássico com o Porto, na quarta jornada do Campeonato de 2025/26. O Clube de Alvalade deverá recorrer destes castigos, à semelhança do que fez às suspensões aplicadas ao já referido Geovany Quenda e Zeno Debast.
Jogadores foram castigados por atitudes consideradas provocatórias para com Nicolás Otamendi, defesa do Benfica, nos festejos do título
|
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol castigou Geovany Quenda e Zeno Debast com um jogo de suspensão, na sequência do processo disciplinar que lhes foi instaurado por queixa do Benfica. O Clube de Alvalade vai recorrer das punições
Recorde-se que, após o Sporting garantir matematicamente o título, com um triunfo sobre o Vitória de Guimarães em Alvalade, Geovany Quenda mostrou uma camisola provocatória com uma frase de Ricardo Esgaio para Nicolás Otamendi. Já Zeno Debast fotografou e publicou essa mesma imagem.
Ora os dois atletas foram suspensos, por isso, por um jogo, ambos ao abrigo do artigo 158º, alínea d, do regulamento disciplinar, que faz referência a "injúrias e ofensas à reputação" e estabelece que "no caso de expressões dirigidas contra outros jogadores", deve ser aplicada uma "sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de um e o máximo de três jogos".
Refira-se, no entanto, que o Sporting vai recorrer desta suspensão de um jogo para o Tribunal Arbitral do Desporto, preparando já o dossier a entregar o mais brevemente possível. Caso o emblema leonino não tenha sucesso nesta ação, os jogadores falham mesmo a Supertaça.
O duelo entre águias e leões, que abre a temporada desportiva em Portugal, está agendado para o dia 31 deste mês. O pontapé de saída será às 20h45, no Estádio do Algarve. A última conquista do Sporting na competição aconteceu em 2021/22 numa vitória por 2-0 frente ao Braga.
Dia de duplo teste em Alcochete, onde todos os jogadores disponíveis foram utilizados, fechou a primeira fase da pré-época verde e branca
|
O Sporting empatou com o Nacional (1-1) no segundo particular do dia disputado em Alcochete. Rui Borges recorreu a um onze totalmente diferente diante da formação madeirense. O golo dos leões foi marcado por Alisson Santos, que já havia faturado diante do Sporting B.
A equipa inicial frente à turma madeirense foi composto por: Franco Israel, Matheus Reis, Hidemasa Morita, Francisco Trincão, Gonçalo Inácio, Alisson Santos, Eduardo Quaresma, Rayan Lucas, Mauro Couto, Diogo Travassos e Rodrigo Ribeiro. Paulinho Bóia marcou o golo dos insulares.
Horas antes, o Sporting havia batido o Torreense por 1-0, no segundo jogo de preparação desta pré-época. O único tento deste encontro foi apontado através de um auto-golo por parte de um dos jogadores da formação de Torres Vedras. O primeiro amigável foi contra a equipa B dos leões, numa vitória dos comandados de Rui Borges por 5-2.
Quem ainda não fez parte da equipa orientada por Rui Borges foram Geovany Quenda, Conrad Harder e Viktor Gyokeres. No caso do português e do dinamarquês, os dois atletas têm permissão para se apresentar mais tarde nos trabalhos do Sporting por via de terem participado no Campeonato da Europa sub-21, pelas suas respectivas seleções.
Este dia de duplo teste em Alcochete, onde todos os jogadores disponíveis foram utilizados, fechou a primeira fase da pré-época verde e branca, que agora deixa a Academia Cristiano Ronaldo e passa a ter Lagos, no Algarve, como palco. O plantel de Rui Borges vai estar em estágio no Sul do país a partir deste sábado até ao dia 21 de Julho.
Jogador de 21 anos, que se estreou na equipa A dos leões pela mão do agora técnico do Man United, é um nome quente no mercado de transferências
|
Flávio Nazinho, antigo ala esquerdo do Sporting, tem sido apontado à Roma, emblema agora orientado por Gian Piero Gasperini. O jogador de 21 anos, que se estreou na equipa A dos leões pela mão de Ruben Amorim, é um nome quente no mercado de transferências.
Além da turma da capital italiana, o atual futebolista que atua nos belgas do Cercle Brugge está a ser disputado também pelos espanhóis da Real Sociedad e os escoceses do Celtic e pode ser uma das surpresas nesta janela de mercado que termina no final de agosto.
Além da boa época que fez no vice-campeão da Bélgica, com 37 jogos, um golo e seis assistências, Flávio Nazinho foi também um dos destaques nos sub-21 de Portugal, orientados por Rui Jorge, que, no mês passado, chegaram aos quartos de final do Europeu da categoria.
No ano passado, recorde-se, o Sporting acertou a venda do esquerdino por 1 milhão de euros, com outro milhão de bónus, e reservou o direito a 15 por cento da mais-valia futura. Quer isto dizer que os leões podem lucrar com a possível transferência do seu ex-jogador.
Além de Flávio Nazinho, Gian Piero Gasperini já definiu alguns alvos no mercado. Georgios Vagiannidis, lateral cobiçado pelo Sporting, é também desejo dos giallorossi, que estão dispostos a investir cerca de 12 milhões de euros na contratação de Vagiannidis.