
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol castigou Geovany Quenda e Zeno Debast com um jogo de suspensão, na sequência do processo disciplinar que lhes foi instaurado por queixa do Benfica. O Clube de Alvalade vai recorrer das punições
Recorde-se que, após o Sporting garantir matematicamente o título, com um triunfo sobre o Vitória de Guimarães em Alvalade, Geovany Quenda mostrou uma camisola provocatória com uma frase de Ricardo Esgaio para Nicolás Otamendi. Já Zeno Debast fotografou e publicou essa mesma imagem.
Ora os dois atletas foram suspensos, por isso, por um jogo, ambos ao abrigo do artigo 158º, alínea d, do regulamento disciplinar, que faz referência a "injúrias e ofensas à reputação" e estabelece que "no caso de expressões dirigidas contra outros jogadores", deve ser aplicada uma "sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de um e o máximo de três jogos".
Refira-se, no entanto, que o Sporting vai recorrer desta suspensão de um jogo para o Tribunal Arbitral do Desporto, preparando já o dossier a entregar o mais brevemente possível. Caso o emblema leonino não tenha sucesso nesta ação, os jogadores falham mesmo a Supertaça.
O duelo entre águias e leões, que abre a temporada desportiva em Portugal, está agendado para o dia 31 deste mês. O pontapé de saída será às 20h45, no Estádio do Algarve. A última conquista do Sporting na competição aconteceu em 2021/22 numa vitória por 2-0 frente ao Braga.
Dia de duplo teste em Alcochete, onde todos os jogadores disponíveis foram utilizados, fechou a primeira fase da pré-época verde e branca
|
O Sporting empatou com o Nacional (1-1) no segundo particular do dia disputado em Alcochete. Rui Borges recorreu a um onze totalmente diferente diante da formação madeirense. O golo dos leões foi marcado por Alisson Santos, que já havia faturado diante do Sporting B.
A equipa inicial frente à turma madeirense foi composto por: Franco Israel, Matheus Reis, Hidemasa Morita, Francisco Trincão, Gonçalo Inácio, Alisson Santos, Eduardo Quaresma, Rayan Lucas, Mauro Couto, Diogo Travassos e Rodrigo Ribeiro. Paulinho Bóia marcou o golo dos insulares.
Horas antes, o Sporting havia batido o Torreense por 1-0, no segundo jogo de preparação desta pré-época. O único tento deste encontro foi apontado através de um auto-golo por parte de um dos jogadores da formação de Torres Vedras. O primeiro amigável foi contra a equipa B dos leões, numa vitória dos comandados de Rui Borges por 5-2.
Quem ainda não fez parte da equipa orientada por Rui Borges foram Geovany Quenda, Conrad Harder e Viktor Gyokeres. No caso do português e do dinamarquês, os dois atletas têm permissão para se apresentar mais tarde nos trabalhos do Sporting por via de terem participado no Campeonato da Europa sub-21, pelas suas respectivas seleções.
Este dia de duplo teste em Alcochete, onde todos os jogadores disponíveis foram utilizados, fechou a primeira fase da pré-época verde e branca, que agora deixa a Academia Cristiano Ronaldo e passa a ter Lagos, no Algarve, como palco. O plantel de Rui Borges vai estar em estágio no Sul do país a partir deste sábado até ao dia 21 de Julho.
Jogador de 21 anos, que se estreou na equipa A dos leões pela mão do agora técnico do Man United, é um nome quente no mercado de transferências
|
Flávio Nazinho, antigo ala esquerdo do Sporting, tem sido apontado à Roma, emblema agora orientado por Gian Piero Gasperini. O jogador de 21 anos, que se estreou na equipa A dos leões pela mão de Ruben Amorim, é um nome quente no mercado de transferências.
Além da turma da capital italiana, o atual futebolista que atua nos belgas do Cercle Brugge está a ser disputado também pelos espanhóis da Real Sociedad e os escoceses do Celtic e pode ser uma das surpresas nesta janela de mercado que termina no final de agosto.
Além da boa época que fez no vice-campeão da Bélgica, com 37 jogos, um golo e seis assistências, Flávio Nazinho foi também um dos destaques nos sub-21 de Portugal, orientados por Rui Jorge, que, no mês passado, chegaram aos quartos de final do Europeu da categoria.
No ano passado, recorde-se, o Sporting acertou a venda do esquerdino por 1 milhão de euros, com outro milhão de bónus, e reservou o direito a 15 por cento da mais-valia futura. Quer isto dizer que os leões podem lucrar com a possível transferência do seu ex-jogador.
Além de Flávio Nazinho, Gian Piero Gasperini já definiu alguns alvos no mercado. Georgios Vagiannidis, lateral cobiçado pelo Sporting, é também desejo dos giallorossi, que estão dispostos a investir cerca de 12 milhões de euros na contratação de Vagiannidis.
Em causa estava um acerto fiscal de IRS que era devido ao treinador de 70 anos aquando da segunda saída do emblema encarnado no ano de 2022
|
O Benfica anunciou, esta sexta-feira, dia 11 de julho, que chegou a um entendimento com Jorge Jesus, antigo treinador do Sporting, relativamente ao processo que o treinador português de 70 anos moveu contra o seu ex clube por incumprimento contratual.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a um entendimento com o seu antigo treinador, Jorge Jesus, relativamente a um acerto fiscal de IRS e que lhe era devido contratualmente. O Clube agradece a colaboração de Jorge Jesus e dos seus representantes na resolução de todo este processo que, desta forma, se encerra em definitivo", acrescenta o clube da Luz em comunicado.
O treinador tinha entrado com uma ação no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) contra o Benfica, alegando um "incumprimento contratual". Isto porque, depois de deixar a Luz em 2022, o Benfica informou que iria cumprir com as "obrigações contratuais até ao término do vínculo laboral existente" ou até que Jorge Jesus e equipa técnica tivessem um novo compromisso profissional.
Contudo, tal não aconteceu, levando a que o treinador português decidisse agir com meios judiciais. Na altura da saída de Jesus - na sua segunda passagem pela Luz - o Benfica assegurou que iria cumprir "todas as obrigações contratuais até ao término do vínculo laboral existente" com o técnico ou até que o mesmo e a sua equipa assumissem um novo compromisso profissional, o que aconteceu na temporada seguinte, quando passou a treinar o Fenerbahçe.
Jorge Jesus - que está muito perto de assinar pelo Al Nassr - comandou os verdes e brancos durante três temporadas - entre 2015 e 2018. Durante este período, o treinador conquistou uma Supertaça (2015/16) e uma Taça da Liga (2017/18). No total, o técnico português contabilizou 158 jogos, somando 99 vitórias, 26 empate e 33 derrotas.