Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Leonino - Jorge Gabriel critica saída de Amorim do Sporting e defende nova regra

Apresentador televisivo e adepto do Clube de Alvalade recorda momento marcante da temporada da equipa verde e branca e pede que se tomem medidas

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Jun 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Jorge Gabriel ficou muito insatisfeito pela forma como Ruben Amorim saiu do Sporting para o Manchester United, em novembro de 2024. Em declarações exclusivas ao Leonino, o adepto do Clube de Alvalade pede que se regulamentem “urgentemente” as saídas dos treinadores a meio da temporada e deixa ainda rasgados elogios ao trabalho realizado por Rui Borges desde que chegou ao comando dos leões.


Jorge Gabriel: "Saída de Amorim? Os jogadores, emocionalmente, terminaram ali a época"


“Sabemos exatamente em que estado ficou o Sporting quando Ruben Amorim saiu. Os jogadores, emocionalmente, terminaram ali a época. E foi notório a profunda desilusão com que os jogadores do Sporting ficaram. Percebia-se no semblante dos jogadores que não havia alegria em jogar futebol, porque o desapontamento foi mais que muito”, começa por afirmar.


O apresentador fala em regras diferentes para técnicos e atletas: “Se os jogadores de futebol não podem sair quando lhes apetece, o mesmo deve aplicar-se aos treinadores e a qualquer elemento da equipa técnica de uma equipa de futebol. Não é porque aparece uma proposta que um treinador abandona a sua equipa, para ir treinar outra, seja em que campeonato for. Até para ganhar menos dinheiro, não é isso que está em causa. É apenas porque isto não pode ser ao sopro do ‘me apetece’. Isto tem que ser regulamentado e urgentemente”.

Jorge Gabriel: "Não é porque aparece uma proposta que um treinador abandona a sua equipa"


Jorge Gabriel lembra a forma como o Clube de Alvalade contratou Ruben Amorim ao Braga, em março de 2020: “Também não fiquei satisfeito, e digo-o como amante do desporto, com aquilo que o Sporting fez ao Braga. Ou seja, nas costas dos outros vejo as minhas. E se não gostei daquilo que o Sporting fez ao Braga, naturalmente também não fiquei satisfeito com aquilo que ocorreu entre o Sporting e o Manchester United”.

Por outro lado, elogia a forma como Rui Borges - que vai promover alterações no lote de capitães - assumiu a liderança dos verdes e brancos, em dezembro passado, e faz um balanço muito positivo: “Mesmo que o Sporting não tivesse sido campeão e ganho a Taça de Portugal, aquilo que Rui Borges fez é de extremo valor. Quando chegou, o Sporting esteve no fio da navalha, quer no campeonato, quer na Taça. E a gestão do balneário pós-Rubem Amorim foi muito ingrata para João Pereira, mas também foi muito ingrata para Rui Borges”.

A terminar, Jorge Gabriel lembra a “onda inusitada de lesões a que o Sporting foi acometido”, ao longo da época, e “que Rui Borges foi gerindo da melhor forma que soube”: “Lembre-se que Gyokeres esteve imenso tempo fora, Pedro Gonçalves esteve meses fora, Nuno Santos e Daniel Bragança ainda estão fora e Morita esteve intermitente. São jogadores que fazem a diferença. Portanto, aquilo que este Sporting foi capaz, face às suas circunstâncias, foi muito acima daquilo que era expectável que o Sporting conseguisse”, termina.


Futebol

Rui Borges radiante com gesto de titular do Sporting: "Percebo e não estou surpreendido"

Técnico gostou da prestação dos seus pupilos e elogiou atitude demonstrada por um dos jogadores ao entregar o prémio de melhor em campo a Rui Silva

Rui Borges fez uma análise da partida, que terminou 1-1; Técnico do Sporting elogiou a prestação dos seus pupilos
Rui Borges fez uma análise da partida, que terminou 1-1; Técnico do Sporting elogiou a prestação dos seus pupilos

04 Nov 2025 | 22:47 |

Icon Comentário0

Após o apito final do Juventus - Sporting, Rui Borges fez uma análise da partida, que terminou 1-1. O técnico do Clube de Alvalade gostou da prestação dos seus pupilos e elogiou a atitude demonstrada por Pedro Gonçalves ao entregar o prémio de melhor em campo a Rui Silva.


R. Borges: "Foi uma grande partida de futebol, acima de tudo"


"Foi uma grande partida de futebol, acima de tudo. A equipa deu uma resposta fantástica. Na primeira parte, conseguimos perceber onde é que poderíamos ter espaço, onde é que poderíamos acelerar. Chegámos ao 1-0, podíamos ter dilatado a diferença entre as duas equipas pouco tempo depois", começou por dizer à SportTV, antes de abordar os segundos 45 minutos.


"Na segunda parte, por sua vez, tivemos mais dificuldades. A nossa posse de bola não permitiu ter espaço, o que resultou em mais transições contrárias. A Juventus é uma turma muito forte do ponto de vista físico. O Rui Silva faz uma grande defesa aos 90'. Acima de tudo, o empate foi um resultado justo", justificou.

R. Borges: "Percebo a entrega do prémio do Pote ao Rui, não estou surpreendido, uma vez que o grupo de trabalho é fantástico"


Rui Borges deixou elogios a Pote e Rui Silva: "Hoje o Rui disse presente, sobretudo na reta final, tal como já mencionei. Faltou-nos alguma frescura, que resultou nessa oportunidade da Juventus. Percebo a entrega do prémio do Pote ao Rui, não estou surpreendido, uma vez que o grupo de trabalho é fantástico. Feliz por esse ambiente e pela resposta dada".

O treinador dos leões explicou as alterações feitas no onze inicial: "Os jogadores corresponderam bem. O Quenda teve mais dificuldades na primeira parte, mas faz parte. Todos os atletas estiveram a um bom nível, demonstraram compromisso e personalidade num estádio complicado", terminou.


Futebol

Pote foi eleito o MVP do Juventus - Sporting, mas vai dar prémio a colega: "Empatámos graças a ele"

No final da partida, internacional português analisou a prestação dos leões em Turim e deixou rasgados elogios ao companheiro

Pedro Gonçalves foi eleito o melhor jogador em campo do duelo entre Juventus e Sporting, mas vai dar prémio a colega
Pedro Gonçalves foi eleito o melhor jogador em campo do duelo entre Juventus e Sporting, mas vai dar prémio a colega

04 Nov 2025 | 22:27 |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves foi eleito o melhor jogador em campo no duelo entre Juventus e Sporting, que terminou com uma igualdade (1-1). No final da partida, o internacional português analisou a prestação dos leões e disse que vai entregar o prémio a Rui Silva, dizendo que foi o guardião quem impediu a derrota.


Pote: "Este grupo tem feito alguma história e queríamos acabar com os 19 jogos sem vencer em Itália"


"A Juventus é um equipa forte e com boas individualidades. Na segunda parte entrámos bem, podíamos ter marcado. Dar uma palavra ao Rui Silva que fez uma excelente exibição. Este grupo tem feito alguma história e queríamos acabar com os 19 jogos sem vencer em Itália", começou por dizer.


O pupilo de Rui Borges sabia das dificuldades que o Clube de Alvalade iria enfrentar: "Jogámos contra uma equipa muito boa que nos ia causar dificuldades e foi isso que aconteceu, mas vamos entrar em todos os jogos para ganhar, sabemos que é uma competição muito boa, mas e sempre para ganhar".

Pote: "Sinceramente, não sei como não deram o prémio de melhor em campo ao Rui Silva"


Pedro Gonçalves deixou, de seguida, rasgados elogios ao guarda-redes leonino: "Sinceramente, não sei como não deram o prémio de melhor em campo ao Rui Silva. Empatámos graças a ele e vamos com um ponto para Lisboa. Vou dar-lhe o prémio agora no balneário.  Ia dar-lhe no fim do jogo, mas a UEFA não me deixou. Este grupo é uma família e os jogadores tentam dar o máximo pelo Clube", concluiu.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros -  soma já 16 jogos: dez para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal  e outro para a Supertaça. Durante os 1.337 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou oito golos e seis assistências.


Futebol

Sporting empata com a Juventus e segue na luta pelo playoff na Liga dos Campeões (Vídeos)

Num duelo de grande intensidade, Clube de Alvalade colocou-se em vantagem no primeiro quarto de hora, mas equipa italiana chegou à igualdade

Sporting empatou frente à Juventus, esta terça-feira, dia 4 de novembro, em jogo relativo à quarta jornada da Liga dos Campeões
Sporting empatou frente à Juventus, esta terça-feira, dia 4 de novembro, em jogo relativo à quarta jornada da Liga dos Campeões

04 Nov 2025 | 22:03 |

Icon Comentário0

O Sporting empatou frente à Juventus (1-1), esta terça-feira, dia 4 de novembro, em jogo relativo à quarta jornada da Liga dos Campeões. Num duelo de grande intensidade entre ambas as equipas, os leões resgataram um ponto de Itália. Veja AQUI como decorreu a partida.


Na Juventus Stadium, em Turim, foram os leões a chegar à vantagem aos 13 minutos. Francisco Trincão abriu na esquerda para Maxi Araújo. Vindo de trás, o uruguaio enche o pé esquerdo e coloca a bola no fundo das redes de Michele Di Gregorio. A 'vecchia signora' chegou à igualdade aos 35'. Khéphren Thuram aproveitou a passividade da defesa verde e branca e cruzou rasteiro para Dusan Vlahovic bater Rui Silva.


Na segunda parte, a equipa de Luciano Spalletti carregou em busca do golo da vitória, mas Rui Silva foi uma das melhores unidades em campo e trancou a baliza verde e branca. O internacional português de 31 anos somou várias defesas de grande nível ao longo dos 90 minutos.


Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão, à condição, no 10.º lugar. O próximo jogo na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.


Golo de Maxi Araújo (1-0):

Golo de Dusan Vlahovic (1-1):


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Adeptos do Sporting obrigados a tirar sapatos para entrar no estádio da Juventus
Futebol

Adeptos do Sporting obrigados a tirar sapatos para entrar no estádio da Juventus

04 Nov 2025 | 20:07

Icon Comentário0
Vitor Roque recusou Sporting e agora ex-técnico dos leões pode dar 50M pelo jogador
Futebol

Vitor Roque recusou Sporting e agora ex-técnico dos leões pode dar 50M pelo jogador

04 Nov 2025 | 19:49

Icon Comentário0
Avançado do Sporting é pretendido na Bundesliga e há negociações à vista
Futebol

Avançado do Sporting é pretendido na Bundesliga e há negociações à vista

04 Nov 2025 | 19:36

Icon Comentário0