Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Sporting

Novidades sobre Festival da Canção de 2025

59.ª edição do concurso musical da RTP foi apresentada esta quinta-feira, dia 23 de janeiro; Jorge Gabriel vai apresentar meia-final

Sportinguista Jorge Gabriel vai apresentar esta edição do Festival da Canção
Sportinguista Jorge Gabriel vai apresentar esta edição do Festival da Canção

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: A edição deste ano do Festival da Canção em Portugal terá a estrutura semelhantes à dos anos anteriores, com duas meias finais de 10 canções e uma final de 12 canções. Na primeira meia final, a 22 de fevereiro, apresentado pelo Sportinguista Jorge Gabriel e José Carlos Malato, vão competir as primeiras a tentarem aceder à final.


Na semana seguinte, dia 1 de Março, em meia final apresentada por Tânia Ribas de Oliveira, também ela adepta do Sporting e Sónia Araújo, onde as canções serão apuradas para a grande final, de forma semelhantes. Após o término desta segunda meia final, termos encontrados as 12 magnificas que lutarão pelo microfone dourado.


A final de 8 de Março será apresentado por mais dois conhecidos adeptos do clube de Alvalade, Vasco Palmeirim e Filomena Cautela. Nesse dia iremos todos ficar a saber quem irá suceder Grito, a canção cantada por Iolanda, que o ano passado alcançou um honroso 10º lugar, figurando nas melhores prestações de sempre, ainda que muito longe da vitória de Salvador Sobral, com o tema Amar pelos Dois, na edição da Eurovisão em 2017.


As canções foram, esta quinta feira, dia 23 de janeiro, apresentadas no Teatro Maria Matos, em Lisboa, transmissão que pode ser revisitada na íntegra na página oficial do evento, que ficam disponíveis na Internet a partir dessa tarde.

Será um longo processo até encontrarmos representante de toda a comunidade musical portuguesa. A Eurovisão, era e continua a ser um dos principais eventos culturais do velho continente, tendo nas suas últimas edições aberto a porta a países fora da Europa, com é o caso da Austrália. Desejamos que vença a melhor e mais bonita canção e que em Basileia alcance a melhor classificação possível.



Extra Sporting

Revelada mensagem de Mark Rutte a Trump: "Europa vai pagar à grande e a vitória será tua"

Secretário-geral da NATO elogiou o Presidente norte-americano por ter feito os países europeus “pagar em grande” o aumento das despesas com a defesa

Informação consta de uma mensagem privada enviada por Mark Rutte a Trump num dia em que arranca a Cimeira da NATO nos Países Baixos
Informação consta de uma mensagem privada enviada por Mark Rutte a Trump num dia em que arranca a Cimeira da NATO nos Países Baixos

  |

Icon Comentário0

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Mark Rutte, elogiou, esta terça-feira, dia 24 de junho, o Presidente norte-americano, Donald Trump, por ter feito os países europeus “pagar em grande” o aumento das despesas com a defesa.


A informação, que consta de uma mensagem privada enviada por Rutte a Trump num dia em que arranca a Cimeira da NATO nos Países Baixos, foi partilhada pelo Presidente dos EUA na sua rede social Truth Social. “Donald, conduziu-nos a um momento muito, muito importante para a América, para a Europa e para o mundo”, escreveu Rutte, referindo-se à exigência do Presidente dos EUA para que todos os membros da organização se comprometam com aumentos da despesa com defesa para 5% do PIB.


O secretário-geral da NATO não se conteve nos elogios a Trump e referiu ainda que “não foi fácil, mas conseguimos que todos assinassem o acordo de 5%!”. “A Europa vai pagar em GRANDE, como deve, e a vitória será vossa”, acrescentou Rutte, imitando na mensagem o estilo de Trump de colocar parte das publicações em letras maiúsculas.


Ainda assim, Espanha continua a não se comprometer com o aumento do peso dos gastos com defesa no PIB exigido por Trump. Nesta linha, o Presidente norte-americano disse, em declarações a bordo do avião presidencial Air Force One, que “há um problema com Espanha. A Espanha não está a concordar. O que é muito injusto para o resto das pessoas".

O líder da NATO abordou ainda, na sua mensagem privada enviada a Donald Trump, o papel decisivo dos EUA no conflito entre Telavive e Teerão, tendo louvado a “ação decisiva de Trump no Irão”, que Mark Rutte considera ter sido “verdadeiramente extraordinária”.



Extra Sporting

Há novo campeão na NBA! OKC derrotam Pacers após tragédia de Tyrese Haliburton

Base de Indiana pôs fim a caminhada histórica nos playoffs, após sofrer rotura do tendão de Aquiles, que o deixará de fora durante vários meses

OKC derrotam Pacers no jogo sete da final dos playoffs da NBA, com Tyrese Haliburton a sofrer uma rotura no tendão de Aquiles
OKC derrotam Pacers no jogo sete da final dos playoffs da NBA, com Tyrese Haliburton a sofrer uma rotura no tendão de Aquiles

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: Os OKC são os novos campeões da NBA, após vencerem os Indiana Pacers no sétimo jogo da final dos play-offs, por 103-91. Este é o primeiro título do franchise sediado em Oklahoma City, que viu o adversário perder Tyrese Haliburton nos minutos iniciais.


A partida, disputada no PayCom Center, colocou fim à temporada 2024/25 da NBA. Com a final empatada a três, OKC e Pacers lutavam por um título que seria histórico para ambas as equipas. Aos 7' minutos do primeiro período, Haliburton lesionou-se com gravidade e não mais voltou ao court. O base sofreu uma rotura do tendão de Aquiles e ficará afastado durante vários meses.


Sem a estrela da equipa, os Pacers conseguiram nivelar o encontro e, ao intervalo, venciam por um ponto (48-47). No entanto, à boleia de Shai Gilgeous-Alexander, MVP da fase regular da NBA, os OKC conseguiram a reviravolta no placard.


O canadiano, que também venceu o prémio de melhor jogador da final dos playoffs, terminou o encontro com 29 pontos, 12 assistências e cinco ressaltos. Nos Pacers, Bennedict Mathurin, que acabou por ter maior tempo na rotação graças à lesão de Haliburton, terminou com 24 pontos, 13 ressaltos e três assistências.


Extra Sporting

João Almeida conquista a Volta à Suíça 2025 após remontada épica

Ciclista português fechou a competição de uma semana com mais uma vitória de etapa, que carimbou o triunfo na classificação geral

João Almeida conquistou a última etapa da Volta à Suíça 2025, onde carimbou também o triunfo da classificação geral
João Almeida conquistou a última etapa da Volta à Suíça 2025, onde carimbou também o triunfo da classificação geral

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: João Almeida é o grande vencedor da Volta à Suíça 2025. O ciclista português completou, na última etapa, uma remontada épica, que vinha a realizar durante toda a competição, depois de ter perdido mais de três minutos no primeiro dia da prova de uma semana.


O ciclista português partiu para a última etapa, um contrarrelógio de montanha de 10 km, em segundo lugar na classificação geral, a 33 segundo do francês Kévin Vauquelin. Venceu a tirada do dia, com o melhor tempo (27 minutos e 33 segundos), e chegou um minuto e 40 segundos à frente do líder à partida.


Com essa margem, conseguiu ultrapassar o ciclista francês, e passar para a liderança da Volta à Suíça 2025, que ganha com um minuto e sete segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Kévin Vauquelin. Oscar Onley, corredor britânico, terminou no último lugar do pódio, a um minuto e 58 segundos de João Almeida.


A vitória de etapa também carimbou o terceiro triunfo de João Almeida na Volta à Suíça 2025, depois de ter ganho no quarto e no sexto dia de competição. Chegou, assim, ao tremendo número de nove vitórias na temporada, quando ainda falta praticamente metade da época para correr.

João Almeida também confirmou um registo histórico no ciclismo internacional. O ciclista português tornou-se apenas no terceiro corredor de sempre a conseguir ganhar três voltas de uma semana de categoria WorldTour numa só época, juntando-se a Bradley Wiggins e Sean Kelly, nomes grandes do desporto, nesse lote restrito.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Volta à Suíça 2025 - João Almeida cada vez mais perto da vitória
Extra Sporting

Volta à Suíça 2025 - João Almeida cada vez mais perto da vitória

 

Icon Comentário0
Revelado motivo do histórico apagão em Portugal
Extra Sporting

Revelado motivo do histórico apagão em Portugal

 

Icon Comentário0
Acidente com comboio Intercidades causa incêndio obriga a encerramento de linha
Extra Sporting

Acidente com comboio Intercidades causa incêndio obriga a encerramento de linha

 

Icon Comentário0