
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Manuel Moura dos Santos acredita que a saída de Diomande pode causar problemas na defesa do Sporting. Neste Exclusivo Leonino, o conhecido adepto do Clube de Alvalade - que também já criticou o agente de Viktor Gyokeres - explica que os restantes centrais de Rui Borges não conseguem desempenhar a mesma função do costa-marfinense, que tem sido apontado ao Crystal Palace, e pede reforços a Frederico Varandas.
Manuel Moura dos Santos: "Diomande assumiu-se como o patrão da defesa do Sporting
“O Sporting tem cinco ou seis centrais, todos bons, mas o Diomande assumiu-se como o patrão da defesa do Sporting nesta época que terminou. Não parece que seja o Debast, St. Juste ou Gonçalo Inácio, que é um jogador muito talentoso mas não tem essa capacidade. Embora tenhamos o Eduardo Quaresma, é demasiado jovem e não desse lado da defesa”, revelou, antes de fazer uma comparação com um dos grandes símbolos da história recente do Clube.
“É uma saída de peso, na minha opinião. Faz parte da coluna vertebral do Sporting, se Diomande sair será uma baixa, mas já na temporada passada disse o mesmo com a saída vi o Coates a sair achei que o Sporting ia lamentar a saída do Seba e não sei mesmo se terá lamentando”, contou, fazendo menção ao perfil de jogador a contratar por Frederico Varandas, caso se confirme a saída do costa-marfinense para os atuais detentores da Taça de Inglaterra.
Manuel Moura dos Santos: "St. Juste? Não é propriamente de quem se pode confiar para ser patrão da defesa"
“A defesa precisa de um comandante, alguém alto e com experiência, não de um miúdo. Se o Sporting vai vender é porque tenciona substituí-lo com outro jogador no caso dele sair. Francamente, tenho alguma dificuldade em perceber que, não substituindo, o único que tem mais experiência é St. Juste, é o mais velho, mas o passado dele no Sporting de lesões e ausências não é propriamente de quem se pode confiar para ser patrão da defesa”, acrescentou.
Em jeito de conclusão, o crítico musical revelou que a compra de apenas um defesa-central pode não ser suficiente e que Frederico Varandas podia apostar numa maior presença para a zona central do terreno: “O Sporting precisa de bons jogadores, podíamos ter perdido o campeonato passado à conta dos problemas do meio-campo. Temos a experiência de Hjulmand e Morita, os miúdos vão crescendo mas uma equipa que quer ganhar o campeonato não pode depender de jogadores tão jovens e de pouca experiência”, terminou.
Fonte do comando dos bombeiros locais disse que foram chamados para quatro intervenções onde a população sentiu mais necessidade de ajuda
|
A Proteção Civil do município de Mirandela, terra de Rui Borges, técnico do Sporting - que revelou qual o maior desafio para 2025/26 - tem registado vários constrangimentos em oito localidades do concelho do distrito de Bragança, provocados por um fenómeno de vento extremo na tarde de terça-feira, dia 2 de julho.
Numa informação escrita enviada esta quarta-feira à Agência Lusa sobre o primeiro levantamento de danos provocados pelo vento extremo, há registo de queda de telhados, árvores e cabos de eletricidade caídos na via pública em Carvalhais, Contins, Vila Nova das Patas, Valverde, Vale de Pereiro e Vilar de Ledra.
Em Vale de Lobo e em Vila Verdinho faltou a luz elétrica devido à queda de um raio. Fonte do comando dos bombeiros locais disse que foram chamados para quatro intervenções onde a população sentiu mais necessidade de ajuda. Houve ainda um incêndio rural na localidade de Frechas.
De acordo com os relatos locais, o fenómeno de vento, acompanhado de chuva e granizo, durou cerca de 15 minutos e aconteceu por volta das 18h00. “Comecei a aperceber-me do vento com bastante intensidade. Em minha casa, guarda-sóis e roupa espalharam-se pelo quintal. E comecei a ter a real noção quando comecei a receber telefonemas da população a dizer que o telhado voou, da árvore caída no meio da estrada e onde não se passa… e aí chamei logo a Proteção Civil, que rapidamente chegou ao local”, narrou Nelson Teixeira, presidente da junta de freguesia de Carvalhais.
Segundo o autarca, registaram-se quatro desimpedimentos de estradas por quedas de árvores, três viaturas danificadas, entre casas de primeira habitação, casas de férias de emigrantes, habitações devolutas e armazéns. Caíram ainda postes de eletricidade, com fios cortados com energia a passar na via pública.
Alvo desejado pela direção do Clube de Alvalade teve uma temporada de excelência, onde conseguiu impressionar emblemas estrangeiros
|
Galatasaray e Trabzonspor estão interessados na contratação de Cezary Miszta. O dono da baliza do Rio Ave - que esteve em destaque na Liga em 2024/25 - já se encontrava referenciado pelo scouting do Sporting, que conta agora com concorrência na luta pelo jogador.
Segundo informações do jornal O Jogo, estes dois emblemas do campeonato da Turquia pretendem contratar o guardião do clube vilancondense. De acordo com a mesma fonte, a formação do Estádio dos Arcos pretende obter uma transferência na casa dos 10 milhões de euros, em troca do polaco.
Quem também já demonstrou interesse em contratar o antigo guardião do Légia Varsóvia foi o Sporting. Frederico Varandas e a sua direção acreditam que o guarda-redes pode ser uma boa solução para colmatar a transferência de Vladan Kovacevic para o Norwich e a possível saída de Franco Israel, que já expressou desejo de sair de Alvalade.
Vale a pena recordar que Cezary Miszta foi considerado o terceiro melhor guarda-redes da Liga Portugal Betclic da temporada passada. O jovem de 23 anos fecha o pódio, ficando apenas atrás de Anatoliy Trubin (Benfica) e, do vencedor da distinção, Diogo Costa (Porto).
Na temporada 2024/25, Miszta fez a sua primeira época enquanto jogador do Rio Ave, depois de já ter jogado no Estádio dos Arcos por empréstimo do Légia de Varsóvia. Avaliado em 3 milhões de euros, o guardião polaco de 23 anos defendeu as balizas do clube de Vila do Conde por 31 ocasiões, encaixando 49 golos.
Apesar de nunca ter vestido a Listada verde e branca pelo plantel principal, figura em causa é produto da formação do Clube de Alvalade
|
Luís Boa-Morte é o novo treinador-adjunto do Samsunspor, adversário do Alanyaspor, de João Pereira. Assim, o técnico que já teve passagens pelo Sporting - onde revelou sentir-se enganado pelo leões - em diversas funções regressa à atividade, depois de uma passagem enquanto selecionador da Guiné-Bissau.
O emblema do campeonato da Turquia já oficializou a contratação do português natural de Lisboa, onde será braço direito do treinador principal, Thomas Reis. Na temporada passada, o alemão conduziu a formação da cidade de Samsun ao terceiro lugar da tabela.
Este novo passo da carreira de Boa-Morte assinala o seu regresso ao futebol de clubes. Depois de quatro temporadas enquanto adjunto de Marco Silva no Fulham, o ex-jogador de 47 anos assumiu o cargo de selecionador nacional da Guiné-Bissau, onde fez 13 jogos em 14 meses.
Vale a pena recordar que Luís Boa-Morte teve uma breve passagem enquanto técnico do Clube de Alvalade, quando na temporada 2014/15, assumiu o papel de adjunto da equipa B e ainda no decorrer da temporada mudou de cargo, quando se tornou o treinador principal do plantel sub-19.
Muito antes de se dedicar à carreira de treinador, o técnico teve uma passagem pelo Sporting enquanto jogador. O antigo extremo-direito chegou para representar a equipa sub-13 do Clube de Alvalade. Apesar de ter concluído a sua formação nos leões, nunca representou o papel principal dos leões, após uma temporada de empréstimo ao Lourinhanense e uma consequente saída a definitivo para o Arsenal.