Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

EXCLUSIVO LEONINO - REFORÇO DE JANEIRO CONVENCEU, MAS PODE NÃO FICAR NO PLANTEL DO SPORTING

Clube de Alvalade vai operar revolução no plantel e jogador tem permanência incerta

Exclusivo - Temidayo Yussuf sem permanência assegurada no Sporting
Exclusivo - Temidayo Yussuf sem permanência assegurada no Sporting

05 Jul 2024 | 04:00 |

Icon Comentário0

Temidayo Yussuf não tem presença assegurada na equipa de basquetebol do Sporting da próxima temporada, sabe o Leonino. O atleta, que chegou aos leões em janeiro, convenceu os responsáveis do emblema verde e branco, mas só ficará no plantel em 2024/25, caso se enquadre no orçamento dos leões.


Os maus resultados de 2023/24 são irrepetíveis para Frederico Varandas, que vai operar uma pequena 'revolução' na equipa e prepara-se fechar a contratação novos atletas, como Sérgio Silva, André Silva, Bruno Araújo e Filip Gewert, sendo que é esperado que vários atletas abandonem o Clube.



Assim, a permanência do poste nigeriano de 28 anos fica em 'standby' e à mercê das possíveis entradas e saídas. Dos atuais basquetebolistas às ordens de Pedro Nuno Monteiro, apenas André Cruz e Diogo Ventura têm lugar garantido. Como noticiou o Leonino, em exclusivo, também a estrutura vai sofrer alterações. Tozé Coelho substitui Nuno Baião como diretor do basquetebol, depois de uma altercação com Miguel Afonso (saiba mais AQUI).

Desde janeiro, Temidayo Yussuf alcançou médias de 13,7 pontos, 1,4 assistências e 6,8 ressaltos ao longo de 14 partidas. Esta foi a segunda passagem do jogador por uma equipa portuguesa, depois de ter alinhado pelo Lusitânia dos Açores na primeira metade de 2020/21. Depois de ter representado o clube insular, o atleta rumou aos franceses do Antibes, onde esteve até ao último verão, antes de assinar pelo Boulazac,


A equipa de basquetebol do Sporting revelou-se menos triunfante, não tendo alcançado a final de nenhuma das provas disputadas. Em 2023/24, os leões somaram 42 encontros disputados – 24 na Liga Portuguesa, 10 na FIBA Europe Cup, seis na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal. Ao longo de todos estes, venceu 25 e foi derrotado 17 vezes, o que perfaz uma percentagem de 60% triunfos.


Modalidades

Oficial! Varandas aproveita vaga no mercado e garante reforço de 23 anos para o Sporting

Nova aquisição mostrou satisfação com o novo desafio, sobretudo pela possibilidade de voltar a trabalhar com míster do Clube de Alvalade

Suraya Rijal é a mais recente contratação da equipa feminina de basquetebol do Sporting; Poste moçambicana, de 23 anos, chega a acordo com Varandas
Suraya Rijal é a mais recente contratação da equipa feminina de basquetebol do Sporting; Poste moçambicana, de 23 anos, chega a acordo com Varandas

26 Set 2026 | 10:29 |

Icon Comentário0

É oficial. Suraya Rijal é a mais recente contratação da equipa feminina de basquetebol do Sporting. A poste moçambicana, de 23 anos, chega a Alvalade para dar mais opções ao jogo interior das Leoas e mostrou-se bastante satisfeita com o novo desafio, sobretudo pela possibilidade de voltar a trabalhar com Gilda Ferreira.


S. Rijal: "O facto de já ter trabalhado com a Gilda também acabou por influenciar"


“Quando tive a reunião com a treinadora e ela me apresentou a proposta para esta época, identifiquei-me muito com os objetivos que o Sporting procura. O facto de já ter trabalhado com a Gilda também acabou por influenciar. É espetacular, é mesmo incrível. Até agora, tem sido muito bom”.


A atleta começou a jogar basquetebol aos 13 anos, em Moçambique, e chegou a Portugal um ano depois. Passou nove temporadas no Quinta dos Lombos, onde esteve durante três épocas e conquistou dois títulos nacionais. Na temporada passada representou o Imortal e o 1.º de Agosto (Angola) por empréstimo. O emblema do Algarve deixou de inscrever as equipas seniores masculina e feminina nas principais competições nacionais e os leões, de Frederico Varandas, aproveitaram.

“Sou uma jogadora agressiva. Sou poste e estou sempre a lutar, principalmente pelos ressaltos. Nunca desisto de uma bola. Enquanto não estiver na mão de alguém, ainda dá para lutar por ela. Posso acrescentar um pouco mais de agressividade dentro do garrafão e também nos ressaltos. Estou aqui para ajudar nisso”.


A nova reforço já começou também a integrar-se no grupo e revelou ter uma relação próxima com a capitã Emília Ferreira: “Já conversei um bocadinho com ela e agora estou a ter a oportunidade de conhecer as outras jogadoras, principalmente as mais novas, que não conhecia”, contou. Também Gabrielle Eliott é reforço.


Modalidades

3 jogadores expulsos após cenas de pancadaria no Clássico entre Sporting e Porto

Resultado acabou por ficar para segundo plano perante confusão que marcou encontro entre verdes e brancos e rivais nortenhos

Equipa de basquetebol do Sporting perdeu a final do Torneio Internacional de Luanda frente ao Porto por 88-77, mas resultado ficou para segundo plano
Equipa de basquetebol do Sporting perdeu a final do Torneio Internacional de Luanda frente ao Porto por 88-77, mas resultado ficou para segundo plano

14 Set 2026 | 11:42 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting perdeu a final do Torneio Internacional de Luanda frente ao Porto por 88-77, mas o resultado acabou por ficar para segundo plano perante a confusão que marcou o encontro. O momento aconteceu já no último período, numa altura em que a partida permanecia completamente em aberto (66-61).


Tudo começou num contra-ataque do rival, quando o reforço Trevor Baskin agarrou por trás os braços de Childe Dundão, impedindo o base portista de concluir o lançamento e provocando a sua queda. A falta desencadeou de imediato a reação de Tanner Omlid, que se dirigiu a Baskin e deu início a uma troca de empurrões entre elementos das duas equipas.


A situação rapidamente ganhou maiores proporções, com jogadores, treinadores e elementos do staff de ambos os lados a envolverem-se na confusão. Houve vários momentos de tensão e tentativas de separar os intervenientes, num episódio que acabou por manchar uma final que estava a ser disputada de forma equilibrada e intensa.


Do lado do Sporting, Trevor Baskin acabou expulso, enquanto João Fernandes também recebeu uma falta técnica no meio da confusão e viria posteriormente a deixar o jogo. Tanner Omlid, ex Sporting, foi o jogador do Porto a receber ordem de expulsão.

Após a confusão, o Porto garantiu a vitória por 88-77 e o troféu. O Sporting fica assim com o segundo lugar no torneio, mas terá pouco tempo para esperar por nova oportunidade de desforra: as duas equipas voltam a defrontar-se a 26 de setembro, na Supertaça, em Albufeira.




Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting atrás de Benfica e Porto? Varandas reconhece fosso, mas eleva fasquia

Presidente do Clube de Alvalade tem consciência de que a equipa leonina não está no mesmo patamar dos rivais, mas exige época competitiva

Exclusivo Leonino - Frederico Varandas reconhece o fosso existente entre o Sporting e Porto e Benfica no basquetebol, mas não baixa fasquia
Exclusivo Leonino - Frederico Varandas reconhece o fosso existente entre o Sporting e Porto e Benfica no basquetebol, mas não baixa fasquia

13 Set 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas reconhece o fosso existente entre o Sporting e os principais rivais no basquetebol, mas tem objetivos bem definidos, sabe o Leonino. Apesar dessa diferença, o Presidente dos verdes e brancos pretende que a equipa mantenha um nível competitivo semelhante ao da última temporada e continue em condições de discutir troféus.


Ao que o nosso Jornal apurou, a Direção leonina tem consciência da realidade existente perante Benfica e Porto, mas não pretende utilizar esse cenário como justificação para baixar a fasquia. A temporada passada serve, precisamente, como exemplo daquilo que o Sporting procura repetir em termos de competitividade.


Em 2025/26, os leões conquistaram a Taça de Portugal e a Taça Hugo dos Santos, terminando a época com dois troféus. Na Liga Betclic, o percurso terminou nas meias-finais do playoff, diante do Porto, com uma derrota por 3-1. Os dragões acabariam posteriormente por conquistar o título nacional, vencendo o Benfica na final pelo mesmo resultado.


A diferença para os dois rivais voltou a ser testada durante esta pré-temporada. No Torneio Internacional Cidade de Viana do Castelo, o Sporting terminou na quarta posição, depois de perder frente ao Porto, por 84-80, nas meias-finais, e diante do Benfica, por 91-78, no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares.

O plantel leonino sofreu, entretanto, uma remodelação significativa, além da entrada de Bernardo Pires para o comando técnico, sucedendo a Luís Magalhães. Liam O’Reilly, Gabe Kalscheur, Javian Davis, Trevor Baskin, Brayden Carter, Gustavo Teixeira e João Embaló chegaram ao Sporting para reforçar as opções da equipa técnica em 2026/27. Em sentido contrário, deixaram Alvalade Robby Robinson, Malik Morgan, Dinis Cherepenko, Brandon Johns Jr., Stephan Swenson e Miguel Correia. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting entra a ganhar, sofre reviravolta e acaba derrotado pelo Benfica no dérbi
Modalidades

Sporting entra a ganhar, sofre reviravolta e acaba derrotado pelo Benfica no dérbi

07 Set 2026 | 12:37

Icon Comentário0
Sporting cai diante do campeão Porto e fica fora da final
Modalidades

Sporting cai diante do campeão Porto e fica fora da final

06 Set 2026 | 10:55

Icon Comentário0
Capitão do Sporting brilhou e fez duas assistências na vitória brutal de Portugal frente à Espanha
Modalidades

Capitão do Sporting brilhou e fez duas assistências na vitória brutal de Portugal frente à Espanha

29 Ago 2026 | 11:23

Icon Comentário0