Modalidades
Oficial! Divulgadas as datas das grandes decisões entre Sporting e Benfica
05 Jun 2026 | 12:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
28 Fev 2025 | 03:00 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting tem realizado uma época relativamente positiva em 24/25, estando, neste momento, na luta por todas as competições onde está inserida. No entanto, o Leonino sabe, em exclusivo, que pode haver uma má notícia reservada para os dirigentes dos leões no fim da temporada. Tudo se prende com Matías Platero.
O jogador do Sporting, internacional pela seleção argentina, está a considerar retirar-se, e abandonar o desporto competitivo, no final da presente temporada. Com 36 anos, cumpridos em outubro de 2024, o atleta tem, em cima da mesa, a hipótese de por um ponto final da carreira desportiva de muito sucesso, e já não voltar ás quadras em 25/26.
É importante relembrar que Matías Platero já tinha anunciado, em 2024, a renuncia à seleção Argentina. Fê-lo, depois de representar a equipa albiceleste no Campeonato do Mundo de hóquei em Patins, que decorreu nos Estados Unidos da América.
Na altura, o jogador que conquistou o Mundial em 2015 e 2022, falou com o jornal 'Record', e explicou a decisão: "Era algo que já tinha pensado. Quase que tomei essa decisão em 2022 após ser campeão na Argentina, mas a minha mulher e o meu filho disseram-me para continuar mais um Mundial e aqui estou eu a ajudar a seleção (...) há muito talento no país. Há outros também que começam a aparecer. Quando deixarmos de jogar, a Argentina vai continuar a ser uma potência".
Considera, agora, dar o mesmo passo no Sporting, e retirar-se oficialmente da modalidade. Matías Platero está na oitava época ao serviço dos leões, depois de jogar na Argentina, Espanha e Itália. Venceu dois Campeonatos do Mundo, quatro Ligas dos Campeões (três em Alvalade), e ainda dois campeonatos portugueses da modalidade.
Assista aos melhores golos de Platero:
Na fase de todas as decisões da temporada, o técnico dos verdes e brancos continua a acreditar na qualidade dos seus jogadores
18 Jun 2026 | 15:27 |
Numa partida em que o resultado foi pesado, Edo Bosch, treinador verde e branco, não atira a toalha ao chão e ainda acredita que a sua equipa possa dar a reviravolta da final do playoff do Campeonato Nacional. Após duas derrotas nos dois primeiros jogos - onde o técnico já se tinha mostrado confiante -, os leões terão de vencer os próximos três para inverter o sentido da eliminatória.
Edo Bosch: "A equipa nunca deixou de lutar"
“Pelo que fizemos durante o jogo a diferença de 5-2 não é real, não traduz o que se passou. Entrámos bem e sofremos o golo logo aos 5', depois na segunda parte depois de termos feito o 1-2 poucos segundos depois sofremos o terceiro e tudo isto afetou-nos em termos anímicos mas mesmo assim a equipa nunca deixou de lutar", sublinhou Edo Bosch.
Edo Bosch: "Acredito que também nós possamos dar a reviravolta"
Inspirando-se no feito da equipa de voleibol do Clube na temporada passada, o técnico ainda acredita ser possível: “Tal como a equipa de voleibol fez na temporada passada, acredito que também nós possamos dar a reviravolta a um 0-2 na final do playoff e conquistar o título”.
Por último, o técnico espanhol despediu-se com uma mensagem de otimismo. "Hoje, estamos a curar as feridas mas, a partir de amanhã vamos começar a preparar-nos para que possamos ir vencer à Luz. Não me surpreende se o conseguirmos porque temos estado muito perto de vencer o Benfica esta temporada", concluiu.
No que toca ao próximo encontro, a terceira partida da final do Campeonato está agendada para as 15:00 de sábado, no Pavilhão da Luz. Posteriormente, caso haja necessidade, o quarto jogo realiza-se no Pavilhão João Rocha, a 24 de junho, e o quinto novamente no Pavilhão da Luz, a 27 de junho.
Treinador do emblema verde e branco sublinhou que equipa esteve abaixo do habitual na primeira parte e que acabou por pesar no resultado final
14 Jun 2026 | 12:34 |
Após o primeiro jogo da final do Campeonato Nacional de hóquei em patins, frente ao Benfica (derrota por 3-2), Edo Bosch fez o rescaldo da partida, analisando a exibição do Sporting e sublinhando que a equipa esteve abaixo do habitual na primeira parte.
“Fizemos uma primeira parte aquém daquilo que nós somos”. O técnico leonino destacou depois a reação da equipa na segunda parte, considerando que houve melhorias significativas no desempenho: “Na segunda parte corrigimos algumas coisas e fomos mais nós”.
Edo Bosch: "É igual perder por um golo, por dois ou por cinco"
Edo Bosch abordou também a dificuldade de jogar em desvantagem frente ao Benfica, explicando a resposta emocional da equipa ao longo do encontro: “Sofrer o 3-1 não foi fácil de digerir, mas acho que nos comportámos muito bem na 2.ª parte. É igual perder por um golo, por dois ou por cinco".
O treinador do Sporting deixou ainda clara a confiança no plano preparado para o segundo jogo da final, garantindo que a equipa sabe o que precisa de fazer para empatar a eliminatória: “Temos muito claro o que temos de fazer. Sabemos o hóquei que queremos jogar, sabemos como defender o Benfica e como atacá-lo”.
O técnico do emblema verde e branco fez questão de deixar uma mensagem aos adeptos Sportinguistas, elogiando o apoio recebido no Pavilhão da Luz: “Os nossos adeptos não são um pormenor, são um ‘pormaior", disse o técnico dos leões.
Emblema verde e branco foi derrotado no reduto do rival e tem agora missão mais complicada para ainda acreditar em vencer Campeonato Nacional
13 Jun 2026 | 16:57 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu com o Benfica por 3-2, este sábado, dia 13 de junho, no primeiro jogo da grande final do Campeonato Nacional. Depois de terem eliminado o Porto nas meias-finais, os leões tiveram uma parte infeliz diante do eterno rival.
A jogar no Pavilhão Fidelidade, depois de um início equilibrado, o Benfica chegou à vantagem aos 16 minutos, quando João Rodrigues aproveitou a recarga a uma grande penalidade inicialmente defendida por Xano Edo. A resposta do Sporting surgiu três minutos depois, aos 19', com Nolito a restabelecer a igualdade após um lance em que a bola sofreu ainda um desvio de Danilo Rampulla. No entanto, aos 22 minutos, Viti voltou a colocar os encarnados na frente com um remate de longa distância que surpreendeu o guarda-redes leonino (2-1).
A segunda parte manteve a intensidade do dérbi e o Benfica voltou a mostrar eficácia nos momentos-chave. Aos 26 minutos, Roberto Di Benedetto insistiu na jogada e ampliou a vantagem das águias. O Sporting continuou a procurar reduzir a diferença e acabou por fazê-lo aos 45 minutos, quando Nolito converteu um livre direto e voltou a colocar os leões na discussão do encontro (3-2). Nos instantes finais, a equipa verde e branca apostou no 5x4 para tentar chegar ao empate, mas o marcador não voltou a sofrer alterações.
Com esta derrota - a 11.ª em 58 jogos na presente temporada desportiva - os comandados de Edo Bosch têm agora missão ainda mais complicada pela frente e estão assim em desvantagem na eliminatória que se disputa à melhor de cinco partidas.
O Clube de Alvalade volta a jogar na próxima quarta-feira, dia 17 de junho, às 20h30, no Pavilhão João Rocha. Os verdes e brancos procuram conquistar o 10.º título na competição, o últimos dos quais em 2020/21, sob comando de Paulo Freitas.