
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Georges Mikautadze é alvo do Sporting para o mercado de verão. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, Bernardo Palmeiro e Flávio Costa, diretor e scout do futebol verde e branco respetivamente, tentam aproveitar a descida de divisão do Lyon para facilitar o negócio.
O internacional pela Geórgia - que foi sensação no Campeonato da Europa de 2024 - é um dos nomes em lista do Sporting, para suceder a Viktor Gyokeres, goleador nórdico que vai deixar Alvalade no verão, e a difícil situação dos franceses pode jogar a favor dos leões.
O Lyon apresentou recurso para evitar a despromoção à Ligue 2, mas, caso não consiga permanecer na primeira divisão gaulesa, poderá ter de abrir mão dos principais ativos, como é o caso de Mikautadze, avançado que foi bastante cobiçado após o Euro 2024.
O emblema detido por John Textor tem uma dívida de 175 milhões de euros, motivo pelo qual a justiça francesa aplicou uma descida de divisão aos comandados de Paulo Fonseca - que terminaram a temporada no sexto lugar do campeonato - e o Sporting está em boa posição para aproveitar a situação.
Em 2024/25, com a camisola do Lyon, Georges Mikautadze - avaliado em 22 milhões de euros - disputou um total de 47 jogos. Durante os 2.181 minutos em que foi utilizado dentro das quatro linhas, o avançado internacional pela Geórgia apontou 17 golos e 10 assistências.
Veja alguns lances de Mikautadze:
Avançado vai deixar Alvalade e assinar contrato com o emblema orientado por Mikel Arteta, sendo a grande esperança dos ingleses para vencer a Premier League
|
O Sporting acertou com o Arsenal para a transferência de Viktor Gyokeres. O sueco deixa Alvalade ao fim de duas temporadas de sonho e assina com os gunners, clube que o avançado quis reforçar, entre o vasto lote de interessados na sua contratação. O jogador e os ingleses têm agora acordo total!
Segundo informação avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - os termos pessoais da mudança de Gyokeres para o Emirates estão fechados e não há intenções de discutir a mudança para outro clube que não o Arsenal.
A mesma fonte garante que o "negócio está bem encaminhado", confirmando o que foi revelado recentemente por Nuno Farinha: o Arsenal vai pagar ao Sporting um valor fixo de 65 milhões de euros, aos quais acrescem mais 15M mediante cumprimento de objetivos.
Do valor dependente de variáveis, 5 milhões de euros são de fácil concretização, o que deixa o Sporting bem encaminhado para receber 70M. No entanto, o montante restante será complicado, visto que deverá, à partida, incluir a conquista da Bola de Ouro e da Liga dos Campeões.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Confira a publicação e as palavras de Fabrizio Romano:
Avançado que encantou adeptos verdes e brancos nos últimos dois anos vai ser jogador do Arsenal na próxima temporada e oficialização está para breve
|
Viktor Gyokeres vai ser jogador do Arsenal na próxima temporada. O Sporting chegou a acordo com os gunners para a transferência do avançado internacional pela Suécia, que é há muito um desejo de Mikel Arteta para atacar o título de campeão da Premier League.
Nuno Farinha: "Arsenal enviou representantes de peso para desbloquear Viktor Gyokeres"
A informação está a ser avançada por Nuno Farinha, garantindo que "houve uma reunião nas últimas horas de sexta-feira, em Lisboa, com o Arsenal a enviar representantes de peso para desbloquear, de uma vez por todas, este impasse na transferência de Gyokeres".
"A verdade é que se deram avanços significativos e, a esta hora, pode dizer-se que Gyokeres é praticamente jogador do Arsenal. A outra novidade é que o que ficou por resolver passou para hoje (domingo, 6 de julho) e irão voltar a haver conversas entre Sporting e Arsenal. Com grande dose de segurança, digo que o acordo está fechado e, se não for já anunciado, será nos primeiros dias da próxima semana", disse, na CNN.
Nuno Farinha: "Sporting recebe valor fixo que deve estar nos 65M e depois haverá uma variável que poderá ser 10 ou 15M"
Quanto aos valores, Nuno Farinha recorda que Frederico Varandas desejava encaixar 80 milhões de euros, que será o valor total da transferência, já com bónus incluídos: "O Sporting vai receber um valor fixo que deve estar nos 65M e depois haverá uma variável que poderá ser 10 ou 15M. Segundo informação que temos, do que ficará dependente de variáveis, apenas 5M serão relativamente fáceis de concretizar. Dinheiro que o Sporting acabará por receber e tem a ver com o número de jogos pelo Arsenal"
"Quanto ao resto do valor variável, estamos a falar aqui de objetivos muito difíceis de concretizar, como por exemplo a conquista da Bola de Ouro, o Arsenal ser campeão europeu... Não é fácil de alcançar, mas ficam fechados e podem render ao Sporting", terminou Nuno Farinha. Desta forma, a data comunicada a Gyokeres para regressar a Alcochete fica sem efeito.
Recorde alguns momentos mágicos de Gyokeres:
Futebolistas de craveira europeia estão confirmados em Alvalade e treinador dos verdes e brancos vai preparando temporada 2025/26
|
O Sporting regressou aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, no passado dia 1 de julho. No entanto, Rui Borges arrancou a preparação da nova temporada sem os jogadores que, desde o final de 2024/25, foram chamados a representar a respetiva seleção. Na próxima segunda-feira, os leões recebem oito dos 11 indisponíveis.
Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves (Portugal), Franco Israel e Maxi Araújo (Uruguai), Zeno Debast (Bélgica) e o capitão Morten Hjulmand (Dinamarca) vão estar às ordens de Rui Borges a partir do próximo dia 7 de julho, preparando a nova época.
Fora das contas do técnico ficam ainda Viktor Gyokeres - que foi dispensado com uma data oficial para regressar ao Sporting - Geovany Quenda e Conrad Harder. Os dois jovens participaram no Campeonato da Europa de sub-21 por Portugal e Dinamarca, respetivamente, e chegam a Alcochete a 11 de julho.
Rui Borges arrancou os trabalhos com 25 jogadores, mas, com os regressos, o plantel vai passar os 30 elementos à disposição do técnico que, desta forma, deverá 'devolver' alguns jogadores a João Gião, uma vez que tem utilizado atletas da equipa B do Sporting.
Após o regresso de todos os ausentes, o Sporting parte para o Algarve, rumo a Lagos, para o habitual estágio de pré-temporada. Os leões ficarão, à semelhança de anos anteriores, no Cascade Wellness Resort e vão enfrentar Sunderland e Celtic para preparar 2025/26.