
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Com a época 24/25 a entrar na sua reta final, os responsáveis leoninos já vão começando a preparar o próximo defeso de verão, com vista a ter o plantel pronto para Rui Borges o mais rápido possível. Um dos dossiers que chama especial atenção à SAD verde e branca é o de Gustavo Sá, médio em quem Frederico Varandas está muito interessado para a próxima temporada.
As negociações ainda não começaram, mas os responsáveis do Sporting estão prontos para um processo que se pode estender. Isto porque, de momento, a avaliação dos dois clubes em relação ao jogador diferente numa quantias de cerca de cinco milhões, sabe o Leonino, em Exclusivo.
O Sporting, na figura de Frederico Varandas, quer oferecer uma quantia a rondar os 10 milhões de euros para poder contar com Gustavo Sá na próxima época. O Famalicão, por outro lado, não quer abdicar de um dos seus melhores ativos tão facilmente, e está a pedir 15 milhões de euros ao Presidente verde e branco para concretizar o negócio e trazer o médio para Alvalade.
De momento, é ainda incerto até que ponto o Sporting estará disposto a subir a parada por Gustavo Sá, mas o Leonino também sabe que Frederico Varandas está a considerar seriamente a hipótese de incluir um ou mais jogadores dos leões nos negócios, de modo a facilitar a transferência de Gustavo Sá para Lisboa.
Ainda sem a certeza dos moldes do negócio, o Sporting pensa em alguns jogadores jovens, mas com capacidade para ajudar uma equipa na primeira divisão em Portugal. O nome de Afonso Moreira é um dos que surge como possíveis para servirem como moeda de troca, e permitirem aos leões a contratação de Gustavo Sá por uma quantia mais baixa que os 15 milhões que o Famalicão parece querer pelo jogador.
Confira alguns dos melhores momentos de Gustavo Sá:
Jogador que passou por Alvalade, mas acabou por não continuar no Clube, fez tento monumental na visita dos Minhotos ao reduto dos dragões
|
O Porto venceu o Famalicão, por 2-1. O golo dos Minhotos foi marcado por Pedro Bondo, antigo jogador do Sporting, num cruzamento bastante afastado da baliza de Diogo Costa, que acabou por tomar uma trajetória de baliza e bater o internacional português.
O momento ocorreu aos 82 minutos, quando os comandados de Hugo Oliveira estavam a perder por 2-0, com dois golos e Rodrigo Mora. Apesar de ainda ter reduzido e controlado o que restava do encontro, o Famalicão não conseguiu 'roubar' pontos ao Porto.
Pedro Bondo passou pelo Sporting por empréstimo e, aquando da sua estadia em Alvalade, a SAD, liderada por Frederico Varandas tentou que o jogador continuasse com a Listada verde e branca, mas sem sucesso. Os leões tentaram o prolongar o empréstimo, mas nova cedência foi recusada pelo Petro de Luanda.
O valor exigido foi considerado excessivo pela Direção do Sporting, pelo passe de um jogador que apesar de promissor, não foi além da equipa B dos leões, nunca tendo tido qualquer oportunidade no plantel principal do Sporting, na altura treinado por Ruben Amorim.
Em 2023/24, Pedro Bondo foi um dos destaques da equipa B do Sporting. O atleta alinhou em 23 jogos, sendo titular em 21 ocasiões e disputado a totalidade do encontro em 19 partidas. Ao longo dos 1.947 minutos em campo, o lateral fez um golo e assistiu os companheiros numa ocasião.
Veja o golo de Pedro Bondo:
Jogador internacional pela seleção do Japão tem estado impedido de dar o seu contributo à equipa verde e branca nas últimas semanas
|
Hidemasa Morita voltou a ser ausência na equipa do Sporting na partida da última sexta feira, dia 18 de abril, contra o Moreirense. O médio não pode ajudar a equipa devido a lesão, mas parece ter deixado muitas esperanças nos adeptos leoninos através de uma mensagem publicada nas redes sociais.
O médio nipónico foi obrigado a assistir o jogo da bancada devido a alguns condicionamentos físicos que o têm incomodado desde a pausa das seleções, quando esteve ao serviço do Japão. Viu os colegas vencer, e no final da partida escreveu o seguinte nas suas páginas pessoais das redes sociais:
"Vê-los faz-me querer voltar aos relvado rapidamente, especialmente em Alvalade. Acredito que vou lá estar em breve para dar o meu melhor", escreveu Hidemasa Morita, jogador que chegou aos leões proveniente do Santa Clara.
Uma mensagem que deixa os adeptos do Sporting cheios de esperança em relação a um regresso célere de Hidemasa Morita. O jogador é muito útil à formação de Rui Borges, que certamente gostaria de contar com o nipónico neste reta final da temporada, até porque, de momento, não tem nenhum médio como o camisola 5 dos leões disponível no plantel. Falou, até, disso, em conferência de imprensa depois do último jogo.
"Morita está para breve, é muito dia a dia. Acredito que para o Boavista estará, para o Rio Ave não sei (...) Ando com Debast e Hjulmand e não tenho mais médios. Também queria ter com mais chegada, mas onde estão? Não há milagres", atirou Rui Borges, no final do Sporting - Moreirense.
Avançado dinamarquês esteve indisponível para a partida entre leões e a formação de Moreira de Cónegos, mas tudo podia ter sido evitado
|
Foi um dos temas quentes da última semana: o cartão vermelho visto por Conrad Harder durante a última partida do Sporting. O avançado dinamarquês acabou mesmo por ser castigado com um jogo de ausência - os leões recorreram... Mas nunca receberam resposta por parte da FPF, liderada por Pedro Proença.
Conrad Harder recebeu ordem de expulsão por parte de Cláudio Pereira, no final do Santa Clara - Sporting, por alegadamente se ter excedido nos festejos. A situação foi muito questionada, e os leões acabaram por enviar o recurso do cartão vermelho para o Pleno do Conselho de Disciplina da FPF.
Para poderem sonhar com a presença de Conrad Harder em campo frente ao Moreirense, o Sporting necessitava de ter recebido uma resposta positiva em tempo útil - algo que nunca chegou. Mesmo sem saber se tinha ou não razão no seu recurso, o Sporting ficou impedido de utilizar Conrad Harder devido a não ter recebido nenhuma notícia a tempo.
De resto, os leões estavam prontos para a eventualidade de receberem, durante o dia, novidades positivas. Tal é provado pela presença de Conrad Harder na comitiva verde e branca. O avançado dinamarquês esteve em estágio com a equipa, e fez a viagem até ao estádio, na possibilidade de lhe ser retirado o castigo ainda antes do jogo, algo que acabou por não acontecer.
Há, no entanto, boas notícias para o Sporting e para Conrad Harder. Com o castigo já cumprido, num jogo que os leões acabaram por ganhar, o avançado dinamarquês ' limpa a ficha' em termos disciplinares, e fica apto para voltar a ajudar a equipa já na partida da próxima terça feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave (segunda mão das meias finais da Taça de Portugal).