Futebol
Oficial! Ousmane Diomande deixa o Sporting pelo Nottingham Forest: "Estou muito feliz" (vídeo)
11 Ago 2026 | 12:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Jul 2026 | 03:00 |
Assane Diao está fora das contas do Sporting para a próxima temporada, sabe o Leonino. O extremo senegalês, de 20 anos, chegou a ser referenciado pela estrutura verde e branca, mas a possibilidade de uma investida perdeu força nas últimas semanas e, nesta altura, já não faz parte dos planos leoninos.
Ao que o nosso Jornal apurou, o elevado salário auferido pelo jogador no Como é um dos principais fatores que inviabilizam qualquer tentativa de contratação. A SAD liderada por Frederico Varandas considera que os valores exigidos estão acima da política salarial definida para o plantel de Rui Borges.
Outro dos aspetos que pesou na decisão foi o histórico recente de problemas físicos. A estrutura leonina entende que as lesões sofridas por Assane Diao levantam dúvidas quanto à fiabilidade do jogador e prefere canalizar os recursos para alvos que ofereçam maiores garantias de disponibilidade ao longo da temporada.
Com Assane Diao afastado nesta fase, o Sporting continua ativo no mercado à procura de um extremo para reforçar o corredor esquerdo do ataque. A estrutura mantém vários nomes referenciados e pretende fechar esse dossiê nas próximas semanas, mas apenas por um jogador que reúna consenso tanto do ponto de vista desportivo como financeiro.
Na temporada 25/26, ao serviço do Como, Assane Diao - avaliado em 30 milhões de euros - disputou o total de 20 partidas pelo emblema italiano. Nos 1.157 minutos que passou dentro das quatro linhas, o jogador senegalês apontou dois golos e fez uma assistência para os companheiros de equipa.
'Camisola 10' dos verdes e brancos continua a ser alvo de bastante assédio por parte do emblema inglês, mas leões não pretendem facilitar
11 Ago 2026 | 14:14 |
Geny Catamo continua tranquilo no Sporting, apesar das sucessivas investidas do Sunderland para garantir a sua contratação. O internacional moçambicano não tem demonstrado sinais de insatisfação e mantém-se focado no trabalho às ordens de Rui Borges.
Segundo o ‘Desporto ao Minuto’, o jogador aguarda com serenidade pelo desfecho do processo e continua à margem das negociações entre os dois clubes. O Sunderland voltou a apresentar uma proposta que pode chegar aos 40 milhões de euros, mas a SAD leonina rejeitou os moldes do negócio.
O Sporting aceita discutir uma eventual saída por 40 milhões de euros, mas pretende que essa verba seja garantida e não dependa de objetivos. Na proposta mais recente, os ingleses colocaram 30 milhões fixos mais 10 milhões em bónus, dos quais apenas 1,5 milhões seriam de fácil concretização.
A postura de Geny Catamo tem sido, porém, de total normalidade. O extremo foi titular na estreia dos leões na Liga Portugal Betclic frente ao Estrela da Amadora e participou diretamente no primeiro golo dos leões, ao assistir Rodrigo Zalazar.
Com contrato até 2029 e cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, o 'camisola 10' sabe que continua a ser considerado uma peça importante por Rui Borges. Enquanto Sporting e Sunderland discutem o futuro, Geny segue integrado e sem pressionar por uma transferência.
Transferência do internacional costa-marfinense para o Nottingham Forest ficou confirmada nesta terça-feira, dia 11 de agosto, por ambos os clubes
11 Ago 2026 | 13:39 |
O Sporting revelou todos os detalhes financeiros da transferência de Ousmane Diomande para o Nottingham Forest. Os ingleses vão pagar 40 milhões de euros pelo central costa-marfinense, que deixou Clube de Alvalade em definitivo.
Na comunicação enviada à CMVM, a SAD leonina informou ainda que os encargos de intermediação da operação ascendem a 1,5 milhões de euros. Já o montante relativo ao mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros será dividido em partes iguais entre Sporting e Nottingham Forest.
Diomande tinha chegado aos verdes e brancos em janeiro de 2023, proveniente do Midtjylland, depois de se ter destacado por empréstimo no Mafra. Na altura, o Sporting pagou 7,5 milhões de euros, com mais 5 milhões dependentes de objetivos relacionados com a utilização do defesa.
Todos esses bónus acabaram por ser atingidos. A SAD investiu ainda mais 2 milhões de euros para adquirir metade dos 20% que o Midtjylland detinha sobre uma futura mais-valia, reduzindo a percentagem dos dinamarqueses para 10%.
Feitas as contas, o investimento total do Sporting em Ousmane Diomande ascendeu a 14,5 milhões de euros. O central sai agora por 40 milhões, encerrando uma passagem iniciada em 2023 e que terminou com a mudança para a Premier League.
Confira o comunicado:
"A Sporting SAD chegou a acordo com o Nottingham Forest para a transferência, a título definitivo, dos direitos desportivos do jogador Ousmane Diomande. A contrapartida financeira pela transferência do Jogador, a pagar pelo Nottingham à Sporting SAD é de €40 milhões de euros. Mais se informa que o montante referente ao mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros será suportado, em partes iguais, pela Sporting SAD e pelo Notthingham, e que os encargos de intermediação relativos à mencionada transferência, a pagar pela Sporting SAD, correspondem a €1,5 milhões".
Verdes e brancos voltam a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 14 de agosto, em partida válida para a 2.ª jornada da Liga Portugal Betclic
11 Ago 2026 | 13:00 |
Fotis Ioannidis deverá continuar como titular no ataque do Sporting diante do Vitória de Guimarães. O avançado grego aproveitou a oportunidade na Reboleira e mantém, nesta fase, vantagem sobre Luis Suárez nas opções de Rui Borges.
De acordo com o jornal A Bola, a decisão não está relacionada com qualquer castigo ao internacional colombiano. Ioannidis marcou no empate a dois frente ao Estrela da Amadora e deixou boas indicações no conjunto da exibição, levando o treinador a manter a confiança no 'camisola 7'.
Suárez continua a recuperar os melhores índices físicos depois de se ter apresentado mais tarde na pré-época devido à participação no Mundial. O avançado, que marcou 38 golos em 53 partidas na temporada passada, permanece como uma peça importante para os leões, mas terá agora de reconquistar espaço a partir do banco.
O episódio ocorrido recentemente num treino também não terá qualquer influência na escolha. Rui Borges já afastou a existência de um ato de indisciplina e o Sporting não instaurou qualquer procedimento ao colombiano, que continua normalmente integrado no plantel.
Ainda assim, a situação de Luis Suárez continua a despertar atenção no mercado, depois de o avançado já ter sido associado ao Newcastle e a clubes da Arábia Saudita. O jogador tem contrato até 2030 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, sendo que a intenção do Sporting passa, para já, pela sua continuidade.