Futebol Formação
Ponta de lança do Sporting bisa na vitória frente ao Casa Pia (2-0)
09 Ago 2026 | 13:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
07 Abr 2025 | 04:00 |
Mauro Miguel vai abandonar a equipa de juniores do Sporting no final da época, sabe o Leonino. Apesar de ter garantido a manutenção no último encontro frente ao Lusitânia dos Açores (2-0), os resultados aquém do esperado levam a SAD, liderada por Frederico Varandas, a prescindir dos serviços do técnico de 33 anos.
Ao que o nosso Jornal apurou, a temporada conturbada vivida pelos escalões de formação do Clube de Alvalade 'obrigam' a várias mudanças. Após a subida de João Pereira à equipa principal, em novembro, os leões operaram inúmeras mexidas nas equipas técnicas dos escalões de formação.
Pedro Coelho deixou a equipa de sub-23 e assumiu a equipa B (de onde já saiu), sendo que Filipe Neto (que estava nos juniores) foi promovido à equipa que disputa a Liga Revelação. Precisamente para os sub-19, os leões contrataram Mauro Miguel, que estava sem clube desde que deixou ser técnico-adjunto no Torreense, em 2021/22.
No entanto, as exibições do Sporting acabaram por não melhorar, sendo que os leões terminam a época a lutar para não descer de divisão. Em 16 jogos no comando técnico, Mauro Miguel somou oito vitórias, três empates e cinco derrotas, números que não convenceram a administração do emblema verde e branco.
Neste momento, os comandados de Mauro Miguel estão na primeira posição da Fase de Manutenção - com 27 pontos, mais sete pontos do que o Casa Pia (20), quarto classificado e primeira equipa abaixo da linha de água. Desde a época de 2002/03 que o Sporting não ficava fora da fase de apuramento de campeão nacional de juniores.
Clube leonino garantiu mais um nome para os seus quadros, numa aposta que recupera uma ligação especial entre a Madeira e a Academia de Alcochete
20 Ago 2026 | 15:17 |
O Sporting oficializou mais uma aposta para o futuro e garantiu a chegada de uma jovem promessa proveniente da Madeira. O emblema leonino continua a reforçar os escalões de formação e assegurou um talento de apenas 14 anos para prosseguir o seu desenvolvimento na Academia Cristiano Ronaldo.
O protagonista é Gustavo Meireles, extremo madeirense que chega ao Sporting depois de representar o Nacional. O jovem assinou um contrato de formação com os leões e inicia agora uma nova etapa numa das academias de referência do futebol português, procurando seguir um caminho semelhante ao de outros talentos que passaram por Alcochete.
Gustavo Meireles começou o percurso no Machico, clube onde deu os primeiros passos no futebol. Posteriormente, passou pelo CE O Liceu, antes de chegar ao Nacional na temporada 2022/23. Ao longo das últimas épocas, o extremo evoluiu no emblema madeirense, onde permaneceu até 2025/26.
Aos 14 anos, o jovem atacante muda agora de realidade e passa a integrar a estrutura de formação do Sporting. A chegada a Alcochete representa uma oportunidade para continuar a desenvolver as suas características e trabalhar num contexto de elevada exigência, acompanhado por treinadores especializados na formação de jovens jogadores.
A ligação à Madeira ganha ainda um simbolismo especial devido à história de Cristiano Ronaldo - que falhou jogo do Al Nassr. O antigo jogador leonino nasceu no Funchal e passou pela formação do Sporting antes de se tornar uma das maiores figuras da história do futebol mundial. Gustavo Meireles começa agora o seu percurso na mesma academia, com o sonho de construir também uma carreira de sucesso no futebol profissional.
Depois da vitória na ronda inaugural, emblema verde e branco não conseguiu voltar a vencer e soma, neste momento, quatro pontos na tabela
16 Ago 2026 | 11:32 |
A equipa sub-19 do Sporting não foi além de um empate a uma bola no reduto da União de Leiria, referente à segunda jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Depois da vitória na ronda inaugural, os leões não conseguiram voltar a vencer.
A formação da casa adiantou-se logo aos 6 minutos por Sandro Vieira. O Clube de Alvalade reagiu e assumiu o controlo da partida, passando grande parte do primeiro tempo instalado no meio-campo adversário, mas só conseguiram chegar ao empate já nos descontos do primeiro tempo.
Aos 45+2 minutos, David Almeida recuperou uma segunda bola à entrada da área e lançou José Garrafa em profundidade. O avançado apareceu ao segundo poste e, com um bom gesto técnico, cabeceou para o fundo das redes (1-1).
Na segunda parte, o domínio leonino tornou-se ainda mais evidente. Foram 22 remates, sendo oito enquadrados, mas a falta de eficácia impediu a equipa de Pedro Guerreiro de completar a reviravolta. Os leões somam assim quatro pontos e regressam ao Estádio Aurélio Pereira na próxima jornada para defrontar o Oriental.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Afonso Redondo (Guarda-redes), Salvador Fortuna, Samuel Tavares, Francisco Cabeçana (C), Duarte Rosa, Sandro Gamboa, Martim Almeida, Diego Farinha, David Almeida, José Garrafa e José Mendes.
Maldade de Geny Catamo:
Equipa dos verdes e brancos ainda chegou a estar à frente do resultado e teve grande parte do tempo por cima do jogo, mas não escapou à igualdade
12 Ago 2026 | 13:28 |
A equipa de sub-23 do Sporting arrancou a nova edição da Liga Next Gen com um empate a uma bola com a UD Leiria, esta terça-feira, na Academia Cristiano Ronaldo. A equipa agora orientada por Leandro Grimi entrou assim um pouco aquém das expetativas na temporada, somando apenas um ponto.
Os leões assumiram maior protagonismo desde cedo e chegaram ao intervalo por cima do encontro, embora sem conseguir traduzir a superioridade em golos. A melhor oportunidade pertenceu a Diogo Martins, aos 21 minutos, quando apareceu isolado e tentou picar a bola sobre o guarda-redes, mas acabou por atirar por cima.
Do outro lado, os leirienses praticamente não conseguiram chegar à área leonina, mas deixou um aviso num lance em que Tauzy ultrapassou Diogo Clara e caiu no duelo com Stasiak. O árbitro entendeu que não existia motivo para assinalar grande penalidade e mandou seguir.
A vantagem do Sporting surgiu já na segunda parte, aos 58 minutos, por Daniel Lopes, que tinha entrado seis minutos antes para o lugar do lesionado Sandro Ferreira. Rafael Besugo conduziu a transição e o avançado finalizou para o 1-0, mas a União de Leiria respondeu aos 71’, com Xavier Cavaco a converter uma grande penalidade cometida por Diogo Clara sobre Sebastião Leandro.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Diogo Clara, André Machado, Jakub Stasiak, Diego Coxa, João Rijo, Paulo Simão, Sandro Ferreira, Rafael Camacho (C), Diogo Martins, Rafael Besugo e Délcio Aurélio.
Ponta de lança do Sporting bisa na vitória frente ao Casa Pia (2-0)
09 Ago 2026 | 13:04
Negócio fechado! Sporting garante contratação de Vítor Pereira
01 Ago 2026 | 15:47
Oficial! Varandas gostou do que viu em 2025/26 e promove treinador do Sporting
30 Jul 2026 | 11:53