Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Leonino – Varandas começa a preparar substituto de Amorim no Sporting

Potencial saída do técnico do Clube de Alvalade no final da temporada gera preocupação na Direção verde e branca, que já toma medidas

Exclusivo Leonino - Varandas começa a preparar possível saída de Amorim do Sporting
Exclusivo Leonino - Varandas começa a preparar possível saída de Amorim do Sporting

14 Out 2024 | 14:31 |

Icon Comentário0

O Sporting já se começa a posicionar para encontrar um possível substituto de Rúben Amorim, sabe o Leonino. A Direção verde e branca, liderada por Frederico Varandas, está preocupada com a eventual saída do técnico dos leões e, por isso, pretende preparar da melhor forma possível o futuro dos caminhos da equipa principal leonina em caso de necessidade.


Com a mudança de Hugo Viana para o Manchester City e a incógnita sobre a continuidade de Pep Guardiola, Amorim tem sido apontado ao comando do atual campeão da Premier League. Recentemente, o United também se chegou à frente pelo treinador dos leões.


Assim sendo, e segundo informação apurada pelo nosso Jornal, Frederico Varandas está já a organizar uma lista de possíveis sucessores de Rúben Amorim, de forma a trabalhar no processo com antecedência, tal como aconteceu com Bernardo Palmeiro e Hugo Viana.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 224 encontros, tendo vencido 157, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.

Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.


Bruno Fernandes deixou rasgados elogios a Rúben Amorim. Confira aqui:


Futebol

Exclusivo Leonino – Varandas quer divórcio, mas há um jogador do Sporting que não assina os papéis

Atleta tem dificultado o entendimento para rescisão contratual, numa altura em que a estrutura verde e branca pretende encontrar uma solução definitiva

Exclusivo Leonino - Sotiris Alexandropoulos continua a ser um dos dossiês por resolver pelo Sporting, mas a saída está longe de ser um processo simples
Exclusivo Leonino - Sotiris Alexandropoulos continua a ser um dos dossiês por resolver pelo Sporting, mas a saída está longe de ser um processo simples

23 Out 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Sotiris Alexandropoulos continua a ser um dos dossiês por resolver pelo Sporting, mas a saída do médio grego está longe de ser um processo simples. O jogador tem dificultado o entendimento para a rescisão contratual, numa altura em que a estrutura verde e branca pretende encontrar uma solução definitiva para um caso que se vem arrastando. Para já, a integração na equipa B não é uma opção em cima da mesa, sabe o Leonino.


A Direção procura encerrar a ligação ao internacional helénico, que não entra nos planos de Rui Borges. Ao que o nosso Jornal apurou, ao contrário de casos como o de Mateo Tanlongo, o Sporting também não pretende integrá-lo no plantel secundário, pelo que o futuro do futebolista continua por definir.


Recorde-se de que Sotiris esteve muito perto de deixar Alvalade no verão, quando surgiu a possibilidade de rumar ao Gençlerbirligi, da Turquia. A operação acabou por cair após os exames médicos, obrigando o médio a regressar a Lisboa. Mais tarde, o OFI Creta também se informou sobre a situação do jogador, mas o negócio não se concretizou.


Contratado ao Panathinaikos no verão de 2022, por cerca de 4 milhões de euros, Sotiris chegou a Alvalade com a missão de substituir Matheus Nunes. Contudo, o grego nunca conseguiu afirmar-se de leão ao peito e somou apenas 14 jogos oficiais pela equipa A. Seguiram-se empréstimos ao Olympiacos, ao Standard Liège e ao Fortuna Düsseldorf.

O médio, de 24 anos, tem contrato com o Sporting até ao final da temporada 2026/27, pelo que o tempo começa a pesar na resolução do dossiê. A rescisão amigável continua a ser uma possibilidade para encerrar a ligação entre as partes, mas as dificuldades em alcançar um entendimento mantêm o impasse.



Futebol

Técnico do Sporting chama diamante de 17 anos em vésperas do dérbi com o Benfica na Luz

Treinador prepara uma surpresa nos trabalhos numa semana decisiva, com o confronto frente ao eterno rival cada vez mais perto

Micael Sequeira chama Ariana Monteiro, defesa de 17 anos, aos treinos da equipa feminina de futebol, a poucos dias do dérbi com o Benfica
Micael Sequeira chama Ariana Monteiro, defesa de 17 anos, aos treinos da equipa feminina de futebol, a poucos dias do dérbi com o Benfica

22 Out 2026 | 17:30 |

Icon Comentário0

A preparação do Sporting para o dérbi frente ao Benfica trouxe uma novidade aos trabalhos da equipa feminina de futebol. Micael Sequeira voltou a chamar uma jovem promessa da formação leonina para treinar com o plantel sénior, numa sessão realizada esta quarta-feira, com os olhos postos no próximo desafio das leoas.


A protagonista é Ariana Monteiro, defesa de apenas 17 anos, que voltou a integrar os trabalhos da equipa principal. A jovem futebolista continua, assim, a merecer a confiança do técnico leonino, que lhe proporciona mais uma oportunidade para ganhar experiência junto de jogadoras mais experientes e num contexto competitivo mais exigente.


Esta não é a primeira vez que Ariana Monteiro é chamada aos treinos da equipa sénior do Sporting. A aposta na jovem da formação permite-lhe continuar a evoluir e a contactar de perto com as exigências do futebol de alto nível, numa fase em que a equipa se prepara para um dos encontros mais aguardados da temporada.


A chamada acontece depois da vitória frente ao Torreense, resultado que permitiu às leoas virar rapidamente as atenções para o dérbi. O próximo compromisso será diante do Benfica, num encontro que promete emoções fortes e que será disputado no Estádio da Luz - com bilhetes a 4 euros.

O dérbi entre Benfica e Sporting está marcado para sábado, 24 de outubro, às 15h30, na casa das encarnadas. Com a preparação já em marcha, Micael Sequeira continua a trabalhar com o grupo e a dar oportunidades às jovens da formação leonina, com Ariana Monteiro a voltar a estar em destaque antes do importante duelo.



Futebol

Rui Calafate faz avaliação negativa de figura nuclear do Sporting: "Tem imensas lacunas"

Depois da derrota dos leões frente ao LASK Linz, por 3-2, em Alvalade, na Liga dos Campeões, consultor de comunicação analisou encontro

Rui Calafate não poupou Rui Borges depois da derrota do Sporting frente ao LASK Linz, por 3-2, em Alvalade
Rui Calafate não poupou Rui Borges depois da derrota do Sporting frente ao LASK Linz, por 3-2, em Alvalade

22 Out 2026 | 17:27 |

Icon Comentário0

Rui Calafate não poupou Rui Borges depois da derrota do Sporting frente ao LASK Linz, por 3-2, em Alvalade, na Liga dos Campeões. O comentador recuperou as palavras do treinador leonino após o triunfo diante do Lens e considerou que o desaire europeu acabou por dar força às críticas que já se faziam ouvir em torno da equipa.


"Lamento, mas aguentem-se. É para isso que serve um líder e tem de ter couraça forte para suportar as críticas e os desânimos. É da vida, é do futebol", escreveu o consultor de comunicação no jornal 'Record', defendendo que a contestação faz parte da realidade do futebol.


O cronista recordou que a equipa de Rui Borges tem apresentado bons resultados nas competições europeias, mas apontou o desperdício de vantagens como um problema: "Os leões têm tido um percurso fantástico a nível internacional sob o comando de Rui Borges, no entanto, na quarta-feira, desperdiçou a 18.ª vantagem".


R. Calafate: "Rui Borges nunca foi o melhor treinador do mundo, tem imensas lacunas de liderança e continua sob o jugo da eficácia dos resultados"

Rui Calafate foi ainda mais contundente na avaliação ao treinador, considerando que o título conquistado não eliminou as dúvidas em torno do seu trabalho: "Rui Borges nunca foi o melhor treinador do mundo, tem imensas lacunas de liderança e continua sob o jugo da eficácia dos resultados. Apesar de um título conquistado nunca encheu as medidas de Alvalade e os “Bernardos” por ali são muitos. Pode ter momentos de ouro mas os banhos de realidade chegam sempre no seu tempo. É da vida, é do futebol".


O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 25 de outubro, frente ao Académico de Viseu. O encontro, a contar para a 9.ª jornada da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Bruno Pinheiro, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Imprensa espanhola arrasa Sporting e chama "desorientado" a jogador dos leões
Futebol

Imprensa espanhola arrasa Sporting e chama "desorientado" a jogador dos leões

22 Out 2026 | 16:28

Icon Comentário0
Chelsea e Man United querem levar pérola do Sporting e janeiro pode dar molho
Futebol

Chelsea e Man United querem levar pérola do Sporting e janeiro pode dar molho

22 Out 2026 | 15:54

Icon Comentário0
Jamie Carragher furioso com atleta que fez 137 jogos no Sporting: "É verdadeiramente uma vergonha"
Futebol

Jamie Carragher furioso com atleta que fez 137 jogos no Sporting: "É verdadeiramente uma vergonha"

22 Out 2026 | 15:30

Icon Comentário0