
Futebol
Bruno Fernandes tem proposta 'assustadora' da Arábia Saudita; Ex Sporting pode vir a ganhar...
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting conseguiu uma dupla conquista em 2024/25: além do bicampeonato, a equipa B conseguiu a promoção à Liga 2. No entanto, esta subida pode ter consequências desagradáveis para alguns jogadores, uma vez que o Presidente dos leões pode forçar jogadores da equipa principal a alinhar na segunda divisão do futebol português, como avançamos neste Exclusivo Leonino.
A equipa B do Sporting conseguiu a subida à Liga 2, o segundo escalão do futebol nacional, após uma travessia de sete anos na Liga 3. Os jovens verdes e brancos consumaram uma ascensão muito ambicionada no Clube de Alvalade, que traz um maior nível competitivo. Passam a jogar, a partir do próximo ano, numa liga profissional.
Essa é a grande diferença em relação à Liga 3, e um fator que pode ter várias consequências no plantel da equipa principal. Ao contrário do que acontecia quando a equipa B estava na terceira divisão, vários jogadores do Clube podem agora ser forçados a dar um passo atrás e representar a formação secundária dos leões.
Isto porque a Liga 2 trata-se de uma liga profissional, ao contrário da Liga 3. Muitos jogadores tem cláusulas nos seus contratos que os obrigam a jogar em ligas profissionais caso isso seja requerido, o que significa que, na próxima temporada, existe a possibilidade de vermos alguns jogadores do Sporting dar um passo atrás e representarem a equipa B, caso seja necessário.
Esta medida não é inédita. Tanto no Sporting, como noutros emblemas, já aconteceu com jogadores afastados do grupo, ou a voltarem de lesão, serem relegados à equipa B de forma a ganhar ritmo competitivo - Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Shikabala, Jefferson, Fito Rinaudo ou Islam Slimani que, com uma idade já avançada, foram 'dar uma perninha' à turma secundária na altura em que a equipa estava na Segunda Liga. Esse cenário volta, agora, a ser uma realidade possível no Clube de Alvalade
Capitão dinamarquês é um dos jogadores mais admirados pela massa associativa do Clube de Alvalade, mas mercado pode trazer mudanças
|
Luís Miguel Henrique, advogado de Jorge Jesus, falou sobre a atualidade no mercado do Sporting e referiu que Morten Hjulmand é alvo de vários tubarões do futebol europeu e que a ASAD verde e branca pode vir a receber ofertas aliciantes pelo médio num futuro próximo.
"Há mais sondagens por Hjulmand do que por Gyokeres"
“Frederico Varandas não falou com o treinador, falou com o mercado. É a minha suposição e a minha leitura. Parece-me que há mais sondagens por Hjulmand do que por Gyokeres”, começou por afirmar Luís Miguel Henrique, em declarações na CMTV. Vale lembrar que o médio internacional dinamarquês não assegurou a continuidade no Sporting, em 2025/26.
"Hjulmand não sai por menos de 60 milhões de euros”
O advogado garante ainda que o Sporting já definiu o valor exigido para a contratação do capitão de equipa: “O processo do Gyokeres pode estar um bocadinho mais parado e, de repente Frederico Varandas percebeu que é Hjulmand que ‘está a mexer’ e quis deixar o aviso ao mercado: Hjulmand não sai por menos de 60 milhões de euros”.
"Isto acontece exatamente pela importância que se vê que o jogador, enquanto capitão e líder, tem no balneário”
A terminar, Luís Miguel Henrique sublinha ainda que este valor é inflacionado: “Enquanto as propostas por Gyokeres estão próximas daquilo que é publicitado, os 60 milhões de euros estão bastante acima do valor de referência dado a Hjulmand. Isto acontece exatamente pela importância que se vê que o jogador, enquanto capitão e líder, tem no balneário”.
Na presente temporada, Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 46 partidas: 28 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.767 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
Reveja, aqui, as palavras de Hjulmand sobre Ruben Amorim:
Goleador sueco do Clube de Alvalade é um dos ativos mais apetecíveis do mercado e há quem conteste valores pelos quais leões estão dispostos a negociar
|
Viktor Gyokeres continua na mira de vários emblema do futebol europeu, sendo o Liverpool um dos principais alvos. Arthur Quezada falou dos valores pelos quais se fala que o goleador pode abandonar o Sporting, dizendo que uma eventual transferência a rondar os 70 milhões é pouco dada a qualidade do jogador.
"Gyokeres foi o grande protagonista do bicampeonato"
“Não temos muito bem a noção do que Gyokeres fez nas últimas temporadas, no futebol português. Nós vemos os números, as estatísticas, a sua influência no jogo, os golos que marcou, a forma como ajudou o Sporting, muitas vezes, a ultrapassar grandes problemas e o facto de ter sido o grande protagonista, indiscutivelmente, do bicampeonato”, começou por referir o jornalista, num vídeo partilhado nas suas redes sociais.
"Não encontramos nenhum outro jogador que tenha passado por Portugal e alcançado feitos iguais"
O jornalista afirma que os registos do avançado sueco são inigualáveis no futebol português: “Não tenho medo de afirmar que Gyokeres não fica a dever absolutamente nada, nestas últimas duas temporadas, a nenhum avançado do futebol europeu. Pode dizer-se que o futebol português é mais tranquilo e, por isso, Gyokeres marcou tantos golos e fez tantas assistências e que o Portugal não está entre as 5 principais ligas europeias. Tudo isso é verdade. Mas não encontramos nenhum outro jogador que tenha passado por Portugal e alcançado feitos iguais a Gyokeres”.
"Gyokeres participou em 139 golos, em duas temporadas"
A terminar, Arthur Quezada compara os números de Gyokeres com os de outros craques do futebol europeu: “Os números são impressionantes e avassaladores. Comparando com Haaland, Mbappé, Lewandowski ou Harry Kane, Gyokeres tem mais golos e mais assistências. Participou em 139 golos, em duas temporadas. Sorte do clube que agora vai contratá-lo, por um valor bem abaixo do mercado, porque, para mim, 65 ou 70 milhões de euros é uma bagatela para o que Gyokeres joga.
Vale lembrar que, na presente temporada, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 51 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.130 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 53 golos e fez 13 assistências.
Confira, aqui, as declarações de Arthur Quezada:
Clube de Alvalade pretende prolongar vínculo com 'camisola 8' do plantel liderado por Rui Borges, mas vai ter esperar por decisão do jogador
|
Pedro Gonçalves não quer renovar, para já, pelo Sporting. O futebolista sabe que o Clube de Alvalade pretende prologar o seu vínculo, mas o jogador fez saber que prefere esperar para ouvir propostas de outros emblemas das grandes ligas e, só depois, é que tomará uma decisão quanto ao seu futuro.
Após cinco meses de paragem por lesão, o camisola 8 do Sporting recuperou a titularidade, marcou no jogo do título, foi chamado à Seleção Nacional e voltou a atrair atenções. Man United, Aston Villa e Bayer Leverkusen já sinalizaram interesse e são, neste momento, os principais interessados.
Sendo assim, o internacional português espera eventuais desenvolvimentos de mercado antes de avançar para conversas sobre um novo contrato com o Sporting, segundo o jornal Record. Os alemães já tentaram levá-lo em 2023, com proposta de 30 milhões de euros.
A 10 de novembro de 2024, Pote (que revelou os jogadores de Porto e Benfica que traria para os leões) saiu lesionado em Braga. O Sporting venceu (4-2), mas perdeu o criativo durante cinco meses. O regresso aconteceu a 12 de abril, nos Açores, e desde então tem sido sempre a subir: minutos a crescer, titularidade recuperada e golo no jogo que selou o bicampeonato.
O atleta, que custou 13,5 milhões ao clube (6,5 pelo Famalicão mais 7 para adquirir 90% do passe), tem contrato até 2027 e cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. A ideia da administração leonina é premiar o camisola 8 com nova melhoria salarial, para o colocar no topo da hierarquia do plantel.