Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0Na próxima quarta e quinta-feira, os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 00h00, segundo o IPMA. O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A situação deve-se ao “transporte de uma massa de ar tropical , com conteúdo muito elevado em vapor de água na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte”.
Segundo a previsão meteorológica, a partir de terça-feira é esperado que as regiões Norte e Centro enfrentem episódios de chuva prolongada, intensificando-se na quarta e quinta-feira, principalmente nas zonas costeiras a norte do Cabo Mondego e nas áreas de montanha. No Sul, a chuva será, de modo geral, ligeira e pouco provável no interior do Baixo Alentejo e sotavento algarvio, embora possa aumentar de intensidade de forma temporária na manhã de quinta-feira.
"Os valores acumulados de precipitação no total dos referidos três dias poderão atingir entre 100 a 200 mm (milímetros) no Minho, Douro Litoral e nas serras dos distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 50 a 100 mm no restante litoral a norte do Cabo Mondego, concentrando-se a maior parte da precipitação entre as manhãs de quarta e quinta-feira", segundo o IPMA.
Relativamente ao vento, estima-se um aumento da sua intensidade entre a tarde de quarta-feira e o início da manhã de quinta-feira. O vento soprará com força a partir de sudoeste, podendo atingir rajadas de até 70 km/h nas zonas costeiras do Norte e Centro, e até 90 km/h nas áreas montanhosas, principalmente nas regiões Norte e Centro.
O aviso dado pelo IPMA em nada afetará Lisboa, tampouco o próximo jogo do Sporting, que é apenas na sexta-feira. Os leões de Rúben Amorim deslocam-se ao terreno do Estoril, pelas 20h15, em jogo válido para a sétima jornada da Liga Portugal Betclic.
Seis distritos estão sob aviso laranja nas zonas Norte e Centro, entre quarta e quinta feira, devido à forte precipitação esperada
|
0O IPMA colocou seis distritos sob aviso laranja na quarta e quinta feira desta semana, dias 25 e 26 de setembro. Os alertas são dados tendo em conta as condições meteorológicas dos próximos dias, com chuva forte e persistente, principalmente nas regiões montanhosas do país.
Os distritos em alerta laranja são Aveiro, Vila Real e Viseu entre as 6 da manhã e as 12h00 de quinta feira; Porto, Viana do Castelo e Braga desde as 18h00 de quarta feira até às 9h00 de quinta. Hoje e amanhã, encontram-se sob aviso amarelo.
Os distritos de Bragança, Guarda e Coimbra estão também sob aviso amarelo, até quinta feira, devido à chuva forte e persistente que se pode fazer sentir. De acordo com o IPMA, a situação atual é motivada pelo “Transporte de uma massa de ar tropical, com conteúdo muito elevado em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte". Na região sul do país, interior do Baixo Alentejo e sotavento algarvio, a precipitação será fraca e pouco provável.
Quanto ao vento, espera-se que a intensidade seja maior entre a tarde de quarta e o início de quinta feira. Virá de sudoeste, atingindo uma velocidade até 45 km/h com rajadas até 70 km/h na região litoral Norte e Centro. Nas terras altas e montanhosas, a velocidade máxima será de 55 km/h e rajadas de 90.
No seguimento deste aviso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o risco de cheias, derrocadas e deslizamentos de terras recomendando a adoção de comportamentos adequados às condições previstas. Em particular, nas zonas em que se deflagraram os incêndios florestais no início da semana passada.
O aviso dado pelo IPMA em nada afetará Lisboa, tampouco o próximo jogo do Sporting, que é apenas na sexta-feira. Os leões de Rúben Amorim deslocam-se ao terreno do Estoril, pelas 20h15, em jogo válido para a sétima jornada da Liga Portugal Betclic.
Novo abalo foi registado às 23h33 desta sexta-feira, dia 20 de setembro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)
|
0Um sismo de magnitude 3,3 na escala de Richter foi sentido no distrito de Setúbal, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. De acordo com o IPMA, o sismo foi registado às 23h33 de sexta-feira, dia 21 de setembro, e teve epicentro a cerca de seis quilómetros a sul-sudeste de Sines.
"De acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Sines (Setúbal). Os objetos suspensos baloiçam, a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada de uma bola pesada nas paredes, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, os vidros e loiças chocam ou tilintam e na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem", descreve o IPMA
Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
Em 26 de agosto, foi registado, com epicentro a cerca de 60 quilómetros a oeste de Sines, um abalo de magnitude de 5,3 na escala de Richter, disse o IPMA. "Em termos de magnitude, e considerando uma área com um raio de 100 quilómetros em torno do epicentro, trata-se do 10.º maior sismo ocorrido desde o séc. XVI, sendo esta zona muito marcada pela ocorrência, em 1858, de um terramoto histórico particularmente importante, conhecido como o sismo de Setúbal", disse na altura o instituto.
O IPMA frisou ainda que na "estação acelerométrica mais próxima do epicentro do sismo do dia 26 de agosto, foram medidos os maiores valores de aceleração do movimento do solo alguma vez registados com instrumentação moderna em Portugal continental". No espaço de um dia, foram registadas nove réplicas, não sentidas e de pequena magnitude, acrescentou o instituto.
Mais um jogador entra na lista de baixas por lesão no duelo entre os canarinhos e os leões, aumentando as preocupações da equipa
|
0O embate entre o Estoril e o Rio Ave, realizado em Vila do Conde, resultou em duas lesões que deixaram a equipa dos canarinhos com algumas limitações. Apesar do empate a 2-2, a formação da Linha só teve ao seu dispor o médio João Carvalho e Xeka durante a primeira parte da partida. No caso, o jogador deverá ser baixa frente ao Sporting.
Em processo de recuperação de uma lesão no tornozelo esquerdo, provocada por Tiago Morais, o médio ficará afastado da lista de opções no confronto com os leões. A ele, junta-se Xeka, que se lesionou nos primeiros 25 minutos e foi substituído por Jandro Orellana.
A ausência de João Carvalho é considerada uma perda significativa para a equipa, especialmente tendo em conta o impacto que tem demonstrado ao longo das partidas. No último jogo, contra o Nacional, foi o atleta quem assumiu o papel de protagonista, ao marcar o golo decisivo que deu ao Estoril a sua primeira vitória na competição, com um resultado final de 1-0.
A reavaliação feita no fim da partida, revelou que o médio estará fora dos relvados durante o jogo contra o Sporting e também na próxima jornada, no confronto diante do Farense. Assim, deverá cumprir um período de recuperação que totaliza, no mínimo, três semanas devido à entorse no tornozelo. Do lado do Sporting, os indisponíveis para a partida contra o Estoril incluem: Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Jeremiah St. Juste, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Diogo Pinto. A única boa notícia é que Vladan Kovacevic já está recuperado e poderá ser opção para Rúben Amorim.
O confronto entre as duas equipas está marcado para a próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, em jogo relativo à sétima jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Ian Cathro jogar-se-á no reduto dos canarinhos, às 20h15.