O Leicester acionou a cláusula de compra e contratou Abdul Fatawu ao
Sporting. O jovem jogador assinou por cinco épocas e, no anúncio feito esta terça-feira, dia 16 dejulho, o clube inglês não divulga o valor do negócio, mas desde a confirmação do regresso do Leicester à Premier League que se sabe que seria de 17 milhões de euros.
Os leões arrecadam 9,1 milhões, depois de entregarem 50 por cento da mais-valia (€7,9 milhões) ao Steadfast, clube que em 2022 vendeu o passe do extremo aos verdes e brancos por 1,2 milhões. Os leões terão de passar 50% da mais-valia do jovem promessa para o Steadfast, equipa onde se destacou antes de rumar ao Sporting em 2022/23.
"Sinto-me fantástico. É muito bom estar de volta e estou a concentrar-me novamente na próxima época. Sinto-me muito motivado por estar na Premier League. É algo novo para mim. Vou esforçar-me por isso, com a equipa. Mal posso esperar para ver [os meus companheiros de equipa]. Senti muito a falta deles. Eles são como uma família agora. Pensei que não ia sentir a falta de alguns deles, mas quando me fui embora, senti mesmo a falta deles! Mal posso esperar para vê-los", disse, aos órgãos oficiais do clube.
Na última temporada,
Abdul Fatawu -
avaliado em 10 milhões de euros - alinhou em 43 partidas: 40 no Championship, duas na Taça de Inglaterra e uma na Taça da Liga, totalizando 2.971 minutos. O extremo conseguiu marcar sete golos e fazer 13 assistências, ambos máximo de carreira.
O jovem ganês realizou 26 jogos entre a equipa principal do
Sporting, o conjunto secundário e os juniores dos leões. Ao todo, o extremo marcou cinco golos e fez uma assistência, mas nunca foi, de facto, aposta de Rúben Amorim, sendo cedido ao conjunto que se sagrou campeão inglês, na temporada 2015/16. Por Inglaterra, o antigo 'camisola 18' dos verdes e brancos deu espetáculo e encantou os adeptos dos foxes.