Futebol
Sporting - Marítimo (Taça da Liga): Transmissão, onze provável, horários e...
27 Out 2026 | 08:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Mar 2024 | 20:49 | Por Redação
Frederico Varandas já acertou a renovação de contrato de Hidemasa Morita junto dos representantes do médio do Sporting. Uma vez que o jogador é indispensável para Rúben Amorim, a Direção verde branca vai aumentar a duração do vínculo e subir o ordenado do 'camisola 5'.
Com praticamente tudo acertado, fica apenas a faltar a oficialização por parte do Clube de Alvalade. A nova ligação do internacional japonês aos leões prevê uma subida na cláusula de rescisão, que dispara para os 60 milhões de euros e um ordenado de 750 mil euros - mais 66% do que os anteriores 450 mil -, com duração até 2028.
Assim, Morita está prestes a renovar e tal facto agrada também a Rúben Amorim, treinador do Clube de Alvalade, que abordou recentemente a continuidade do seu atleta. “A forma como olham para Morita é diferente. É estar a renovar com jogadores que fizeram por isso, porque dão muito à equipa e gostamos muito deles. Gosto sempre que os meus jogadores ganhem mais dinheiro e fiquem contentes”, assumiu.
Esta temporada, Hidemasa Morita – avaliado em 13 milhões de euros – leva 27 jogos (2.075 minutos): 18 na Liga Portugal Betclic (1.525), sete na Liga Europa (441) e dois na Taça de Portugal (109). O médio do Sporting marcou dois golos (Arouca e Moreirense) e fez quatro assistências (Rio Ave, por duas ocasiões, Vitória de Guimarães e Portimonense).
Morita chegou ao Sporting em julho de 2022, contratado por Frederico Varandas ao Santa Clara, numa transferência avaliada em cerca de 3,45 milhões de euros. Desde então, com o leão rampante ao peito, o internacional nipónico acumula 68 jogos, oito golos e oito assistências.
Confira alguns dos motivos pelos quais o Sporting vai renovar com Morita:
Treinador dos verdes e brancos estará no banco nesta terça-feira, dia 27 de outubro, para comandar a equipa nos quartos de final da Allianz Cup
27 Out 2026 | 12:17 | Por Redação
Rui Borges mantém-se no comando técnico do Sporting, mas a continuidade em Alvalade está longe de estar assegurada. A estrutura leonina optou por não promover uma mudança imediata, sobretudo devido ao calendário extremamente apertado, mas o cenário é encarado como provisório e pode sofrer alterações a qualquer momento.
Segundo o jornal Record, Frederico Varandas e os restantes responsáveis do Sporting estão a analisar todas as possibilidades perante o momento negativo da equipa. O Presidente já deixou claro que não toma decisões em função da contestação, mas existe descontentamento interno com vários resultados alcançados neste primeiro terço da temporada.
O primeiro teste chega já esta terça-feira, frente ao Marítimo, nos quartos de final da Allianz Cup. Depois, o Sporting desloca-se a Rio Maior, na sexta-feira, para defrontar o Casa Pia, seguindo-se uma viagem a Londres para enfrentar o Shakhtar na Liga dos Campeões, sequência que também pesou na decisão de evitar uma mudança precipitada.
Rui Borges, por seu lado, não pretende abandonar o cargo por iniciativa própria. O treinador de 45 anos acredita que ainda reúne condições para recuperar a equipa e inverter o momento, apesar da crescente contestação em Alvalade e de uma ligação contratual que foi renovada na última temporada até 2028.
Para já, nenhuma das partes parece disposta a dar o primeiro passo para uma rutura, mas a margem de erro de Rui Borges está cada vez mais reduzida. O encontro com o Marítimo será mais uma prova importante para o técnico, que volta esta noite a encontrar um ambiente exigente em Alvalade e sabe que os próximos resultados poderão determinar o seu futuro no Sporting.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo já nesta terça-feira, dia 27 de outubro, em partida válida para os quartos de final da Taça da Liga
27 Out 2026 | 11:12 | Por Redação
Rui Borges prepara uma autêntica revolução no onze do Sporting para a receção ao Marítimo, esta terça-feira, nos quartos de final da Allianz Cup. Depois da derrota por 2-1 frente ao Académico de Viseu, no domingo, e com a deslocação ao Casa Pia já marcada para sexta-feira, a gestão física do plantel assume prioridade máxima em Alvalade.
Ao que tudo indica, nenhum dos titulares utilizados diante dos viseenses deverá começar de início frente ao conjunto madeirense. Na defesa, Eduardo Quaresma prepara-se para regressar ao onze e deverá formar dupla com Eduardo Felicíssimo, enquanto Georgios Vagiannidis ocupará o corredor direito e Moncef Zekri deverá estrear-se pela equipa principal do Sporting no lado esquerdo.
As alterações estendem-se ao meio-campo, onde Silas Andersen deverá receber nova oportunidade, acompanhado por João Simões e Pedro Lima. O reforço brasileiro procura também aumentar o reduzido tempo de utilização nesta primeira fase da temporada, num encontro em que Rui Borges pretende dar espaço aos jogadores menos utilizados.
No ataque, Fotis Ioannidis será a referência ofensiva e deverá contar com Jesse Derry num dos corredores. Blopa surge como forte candidato a ocupar a outra ala e poderá, assim, receber uma oportunidade pontual no onze, numa partida particularmente indicada para Rui Borges testar alternativas sem sobrecarregar os habituais titulares.
A estratégia não é inédita. Na última temporada, o Sporting também promoveu uma rotação profunda frente ao Alverca na Taça da Liga e acabou por vencer por 5-1, garantindo a qualificação. Desta vez, o banco deverá igualmente contar com vários jogadores da equipa B, que atravessa um bom momento e ocupa o segundo lugar com os mesmos 18 pontos do líder Lusitânia de Lourosa.
Mauro Couto está entre os jovens que podem ser chamados, depois de ter marcado e assistido mesmo entrando apenas ao intervalo na vitória por 3-0 frente ao Portimonense. Rodrigo Dias, Tanlongo, Samuel Justo e Paulo Cardoso também foram geridos nesse encontro, enquanto Rafael Nel deverá voltar a somar minutos, ainda que previsivelmente a partir do banco.
Treinador dos verdes e brancos vive momento de grande contestação em Alvalade, mas para já irá orientar a equipa na partida diante do Marítimo
27 Out 2026 | 10:40 | Por Redação
Leonardo Jardim e Abel Ferreira estão entre os nomes que o Sporting tem em cima da mesa para uma eventual sucessão de Rui Borges. O treinador leonino está cada vez mais pressionado e um novo desaire poderá precipitar a saída, levando Frederico Varandas a acelerar a procura de uma alternativa para o comando técnico.
Segundo o jornal A Bola, os dois treinadores portugueses, ambos com passado em Alvalade, surgem como possibilidades caso Rui Borges não consiga inverter rapidamente o momento. Leonardo Jardim e Abel Ferreira encontram-se atualmente no Brasil, onde continuam envolvidos na luta pelo título, o que torna qualquer mudança imediata mais complicada, adiando a mesma para dezembro.
O cenário de Abel Ferreira, contudo, parece bastante mais difícil. De acordo com a ‘ESPN Brasil’, o técnico está 99% certo de permanecer no Palmeiras até ao final de 2027 e, neste momento, não existem conversações nem qualquer contacto em curso para uma eventual saída rumo ao Sporting.
Leonardo Jardim surge, assim, como outra das hipóteses fortes consideradas pela estrutura leonina, embora também só deva ficar disponível após o final da temporada brasileira. Os dois nomes são conhecidos da casa e encaixam no perfil de treinadores com experiência, currículo e conhecimento do futebol português que a SAD poderá privilegiar caso decida avançar para uma mudança.
Até lá, Rui Borges continua no cargo e vai orientar o Sporting frente ao Marítimo, nos quartos de final da Taça da Liga. A derrota por 2-1 diante do Académico de Viseu agravou a contestação em Alvalade e deixou o técnico ainda mais dependente dos próximos resultados, num momento em que o Porto já leva nove pontos de vantagem na liderança.
Sporting - Marítimo (Taça da Liga): Transmissão, onze provável, horários e...
27 Out 2026 | 08:58
Frederico Varandas sai em defesa de Rui Borges por considerar o treinador do Sporting... 'barato'
27 Out 2026 | 08:39
Exclusivo Leonino - Marta Soares ao ataque: "Se Rui Borges sair do Sporting, Varandas também devia"
26 Out 2026 | 15:48