Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Fernando Mendes enuncia principal problema de Rui Borges: "Sporting tem de..."

Antigo jogador do Clube de Alvalade e atual comentador desportivo abordou o momento vivido pelos leões, após a eliminação da Taça da Liga

Fernando Mendes acredita que a principal chave para o Sporting de Rui Borges poder sonhar com títulos esta época passa pela recuperação de lesões
Fernando Mendes acredita que a principal chave para o Sporting de Rui Borges poder sonhar com títulos esta época passa pela recuperação de lesões

08 Jan 2026 | 10:30 |

Icon Comentário0

Fernando Mendes considera que a chave para o Sporting continuar a sonhar com títulos em 2025/26 passa, acima de tudo, pela recuperação dos muitos jogadores lesionados e por uma eventual quebra do Porto, líder destacado da Liga Betclic após a primeira volta. O antigo jogador leonino assume maior preocupação com o estado físico do plantel do que com questões emocionais, após a eliminação na Allianz Cup frente ao Vitória SC (2-1).


Fernando Mendes: "O principal sinal de alarme devem ser as sucessivas lesões de jogadores"


"O principal sinal de alarme devem ser as sucessivas lesões de jogadores. Surgem novos lesionados jogo após jogo. Em todos os jogos, há elementos que se juntam à lista de impedimentos. Ontem [terça-feira, frente ao V. Guimarães], foram mais dois. Já vai em dez ou 11", aponta o antigo internacional português, afastando responsabilidades diretas.


Para Fernando Mendes, a explicação está na sobrecarga competitiva e nas limitações estruturais do futebol português. "Não é possível ter tantas alternativas como as equipas têm lá fora. Há clubes em que se podem substituir seis, sete, oito, nove jogadores e as equipas não oscilam. Aqui, não. Aqui, nota-se a diferença. É a nossa realidade. Se queremos estar em todas as provas, temos que nos adaptar. É a vida".

Fernando Mendes: "Ainda falta muito tempo. É difícil, mas ainda faltam muitos jogos"


Ainda assim, o antigo lateral acredita que a equipa de Rui Borges continua na luta pelos grandes objetivos da época. "O Sporting ainda está em três competições [Liga Portugal Betclic, Taça de Portugal e Champions League]. Na principal, a Liga, está difícil, pois, o Porto está a fazer um excelente campeonato e tem mais sete pontos, mas o Sporting está na luta. Tem tido muitos jogadores lesionados, jogadores importantes, o que afeta o rendimento da equipa. Mas ainda falta muito tempo. É difícil, mas ainda faltam muitos jogos".

Fernando Mendes elogia a campanha dos dragões, mas mantém esperança numa reação leonina. "Está em primeiro lugar com todo o mérito, resta-nos esperar que quebre um pouco, que o Sporting recupere que tem de recuperar e consiga melhorar o seu nível". E deixa o apelo claro: "Há que recuperar os jogadores o mais rápido possível para que a equipa volte a ficar forte".

Sobre a eliminação na Allianz Cup, o comentador entende que o resultado foi penalizador para os leões. "O Sporting teve cinco, seis, sete oportunidades de golo. Podia, perfeitamente, ter vencido o jogo. O Vitória esteve bem, lutou, trabalhou e ganhou, apesar de eu considerar o resultado injusto. O Sporting teve as oportunidades e não fez, o Vitória fez", sublinhando ainda "a grande exibição do guarda-redes" vimaranense.


Futebol

Hidemasa Morita está perto de deixar o Sporting e pode já ter destino

Futebolista da equipa principal dos verdes e brancos, esperado a abandonar Alvalade muito brevemente, é alvo de novos rumores de transferências

Hidemasa Morita, que vê o seu contrato a terminar no final da temporada, já só pensa em concretizar o sonho de jogar na Premier League
Hidemasa Morita, que vê o seu contrato a terminar no final da temporada, já só pensa em concretizar o sonho de jogar na Premier League

20 Mar 2026 | 17:51 |

Icon Comentário0

Hidemasa Morita está cada vez mais perto de abandonar o Sporting e o futuro deverá passar por Inglaterra. O médio japonês, que termina contrato com os leões no final desta temporada, não deverá renovar e tem no Leeds United o principal candidato ao seu próximo passo.


O interesse do clube inglês não é recente. O Leeds já seguia o internacional nipónico desde o verão de 2025, mas na altura recuou nas negociações devido ao valor pedido pelo Sporting, na ordem dos 10 milhões de euros, e às dúvidas em torno da condição física do jogador, que atravessava um período marcado por problemas musculares.


O cenário mudou entretanto. Com o contrato a aproximar-se do fim, Morita poderá rumar a custo zero para a Premier League, o que reforça o interesse do emblema de Elland Road. Além disso, o jogador apresenta agora melhores índices físicos, fator que dá maior confiança quanto à sua utilização num campeonato exigente.


A mudança para Inglaterra representa também a possibilidade de concretizar um objetivo antigo. Desde os primeiros anos de formação no Japão, o médio demonstrou interesse pelo futebol inglês, vendo a Premier League como uma meta na carreira.

Ainda assim, o futuro do camisola 5 não está totalmente fechado. Apesar de não ter sido convocado para a seleção japonesa, Morita continua na órbita de Hajime Moriyasu e uma eventual presença no Mundial'2026 poderá abrir portas a outros interessados no mercado internacional.


Esta temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 37 partidas. O futebolista disputou um total de 1.899 minutos, nos quais assistiu os companheiros por duas ocasiões.


Futebol

Sporting faz pedido à Liga, mas Porto e Benfica metem travão dos grandes

Em volta da marcação do jogo em atraso entre Clube de Alvalade e Tondela, águias e dragões juntam-se e vão contra as vontades verdes e brancas

Presentes na reunião da Comissão de Calendários, esta relativa à marcação do Sporting - Tondela, Porto e Benfica juntam-se e vão e contra os leões
Presentes na reunião da Comissão de Calendários, esta relativa à marcação do Sporting - Tondela, Porto e Benfica juntam-se e vão e contra os leões

20 Mar 2026 | 17:37 |

Icon Comentário0

A reunião da Comissão de Calendários, realizada esta sexta-feira para discutir a marcação do jogo em atraso entre Sporting e Tondela, teve momentos de alta tensão. E, um dos pontos em que o tom mais subiu teve origem numa proposta surpreendente dos leões, que fizeram saber que não pretendiam disputar a partida na primeira semana livre no calendário.


Segundo informações apuradas pelo jornal Record, o Clube de Alvalade avançou com a data de 6 de maio para a realização do jogo com o Tondela, o que calharia entre a receção ao Vitória de Guimarães e a visita ao Rio Ave, da 32.ª e 33.ª jornadas, respetivamente.


Em consequência, o argumento do Sporting para empurrar o duelo para esta altura e não para a semana de 29 de abril, que poderá ficar livre em caso de eliminação aos pés do Arsenal na Liga dos Campeões, é o desgaste acumulado.


A intenção dos leões, porém, não colheu junto dos rivais. Segundo a mesma fonte, Porto e Benfica alinharam-se para recusar a proposta, com os dragões a serem os principais protagonistas dos maiores momentos de indignação - mantendo a mesma posição segundo a recente queixa.

Com efeito, tal como anunciou a Liga Portugal, a realização do Sporting - Tondela fica à condição apontada para o dia 29 de abril, caso os leões sejam eliminados da Liga dos Campeões e não tenham que disputar outra eliminatória europeia nessa semana.



Futebol

Em preparação ao Alverca - Sporting, Rui Borges surge com quatro novidades

Leões têm encontro marcado com ribatejanos este domingo, dia 22 de março, em jogo da 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no reduto do adversário

Mauro Couto, Lucas Anjos, Rafael Nel e Flávio Gonçalves foram o quarteto chamado por Rui Borges, para a preparação do Alverca - Sporting
Mauro Couto, Lucas Anjos, Rafael Nel e Flávio Gonçalves foram o quarteto chamado por Rui Borges, para a preparação do Alverca - Sporting

20 Mar 2026 | 17:08 |

Icon Comentário0

O Sporting começou a preparar o jogo com o Alverca agendado para domingo e na ressaca da goleada (5-0) diante do Bodø/Glimt, Rui Borges chamou quatro avançados da equipa B: Mauro Couto, Lucas Anjos, Rafael Nel e Flávio Gonçalves.


Entregues ao departamento clínico continuam Ricardo Mangas, Kochorashvili, Luís Guilherme, Ioannidis e Quenda. Fora do embate do jogo com os ribatejanos está ainda Maxi Araújo, que viu o 9º cartão amarelo no jogo com o Braga (2-2).


De modo a completar preparação, os bicampeões nacionais voltam aos trabalhos no sábado de manhã, dia 21 de março. No final da sessão, Rui Borges vai realizar a habitual antevisão do encontro na Academia Cristiano Ronaldo, às 12h30


Recorde-se que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, na última quarta-feira, dia 18 de março, a equipa de arbitragem nomeada para a partida. João Pinheiro foi o escolhido para apitar o decisivo encontro.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de março, frente ao Alverca. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Custódio Castro, jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Última hora! Liga está a contar que Sporting perca com o Arsenal
Futebol

Última hora! Liga está a contar que Sporting perca com o Arsenal

20 Mar 2026 | 16:39

Icon Comentário0
Paulinho de fora dos convocados da Seleção! Roberto Martínez justifica ausência de ex Sporting
Futebol

Paulinho de fora dos convocados da Seleção! Roberto Martínez justifica ausência de ex Sporting

20 Mar 2026 | 15:48

Icon Comentário0
Pai de Geovany Quenda dá prazo ao Sporting e faz revelação
Futebol

Pai de Geovany Quenda dá prazo ao Sporting e faz revelação

20 Mar 2026 | 15:27

Icon Comentário0