Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Nov 2024 | 17:30 |
O impacto de Viktor Gyokeres, goleador do Sporting, continua a espalhar-se por todo o mundo. O famoso festejo da máscara, criado pelo sueco, tornou-se viral e tem sido imitado por muitos atletas e adeptos, não só em Alvalade, mas também por parte de fãs de clubes adversários.
Nas redes sociais, são vários os exemplos do impacto do sueco no futebol atual. Um dos mais recentes, e que tem gerado bastante curiosidade, vem de uma escola na Indonésia. Muitas crianças, dentro da sala de aula, estão a imitar os festejos do jogador e a celebrar os golos do Sporting, o que demonstra o alcance global do fenómeno Gyokeres.
A celebração do golo de Viktor Gyokeres, na qual ele forma uma máscara com as mãos, é inspirada na famosa frase de Bane no filme The Dark Knight Rises: “Ninguém se importava até eu pôr a máscara”. O gesto simboliza poder e intimidação, refletindo a confiança do jogador em campo. Esta celebração tornou-se uma marca da sua identidade, conferindo-lhe um toque de mistério e autoridade, quase como um vilão no jogo.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 19 encontros (1.550 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 24 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Luis Suárez ainda pregou um 'susto', mas acabou por garantir um ponto na caminhada dos verdes e brancos pelo tricampeonato
09 Fev 2026 | 22:53 |
O Sporting empatou com o Porto por 1-1, esta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, em jogo a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois da vitória no prolongamento frente ao AFS, para a Taça de Portugal, os leões acusaram cansaço, mas conseguiram resgatar um ponto na visita ao líder do campeonato no último lance do encontro.
A jogar no Estádio do Dragão, a primeira parte foi bastante dividida, mas com um ligeiro ascendente para os leões nos primeiros dez minutos. O Porto acabou por equilibrar, mas foram praticamente nulas as oportunidades de golo para ambos os lados, em 45' de muitas faltas e duelos individuais.
Na segunda parte, a toada manteve-se até aos últimos 15 minutos. O Sporting começou a descer linhas e o Porto aproveitou para chegar à vantagem através de Seko Fofana (77'). Graças a uma bola recuperada de Borja sobre Morten Hjulmand, a bola chegou à área onde Rodrigo Mora cruzou ao segundo poste - Gul e Alberto Costa remataram contra a defesa dos leões e, à terceira tentativa, o estreante dos dragões chegou ao golo. A turma leonina pressionou alto e o empate chegou nos descontos, depois de grande penalidade defendida por Diogo Costa, Luis Suárez marca na recarga (90'+10).
Com este empate – o quinto em 36 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 52 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (56) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 49.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Golo de Luis Suárez (1-1):
Jogador tem sido destaque na turma de Rui Borges e há quem fale sobre a sua versatilidade posicional ao longo dos tempos de futebol
09 Fev 2026 | 18:12 |
Luís Guilherme continua a dar passos firmes no Sporting e a afirmar-se como uma solução versátil no setor ofensivo. O jovem extremo, que marcou diante do AFS, tem um percurso marcado pela adaptação posicional desde muito cedo, algo que já vinha dos tempos de formação no Palmeiras, clube onde começou a despertar atenções ainda com apenas 16 anos.
"Luís Guilherme foi modificado pelo Abel Ferreira já no plantel profissional"
“O Luís Guilherme era camisa 10 até aos sub-20 do Palmeiras. Ele foi modificado pelo Abel Ferreira já no plantel profissional para jogar mais aberto pela direita, para fletir e chutar, porque tem a finalização de fora como uma das principais características", recordou Eduardo Rodrigues, jornalista do Globo Esporte, ao jornal A Bola.
"Até fez um golo parecido com o aquele ao Aves SAD na Taça de Portugal na Libertadores, só que mais longe, na casa do Independiente Del Valle”, disse o jornalista brasileiro, que segue há anos o verdão, das camadas jovens à equipa profissional.
"Ele tem um desempenho muito superior ainda como 10 do que como ponta"
“Ele tem um desempenho muito superior ainda como 10 do que como ponta, não só à esquerda, onde não é tão determinante, mas até mesmo à direita, onde já rende muito bem”, concluiu Eduardo Rodrigues, identificando em Luís Guilherme o papel onde melhor consegue influenciar o jogo.
No Palmeiras, a presença de Raphael Veiga como organizador limitou o espaço de Luís Guilherme nessa zona central, levando Abel Ferreira a projetá-lo a partir das alas. No Sporting - que recebe agradecimento - , essa formação reflete-se no jogador, que em recente encontro frente ao AFS, foi capaz de dar soluções diferentes ao ataque leonino.
Estando o Clássico a poucas horas de começar, este respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, a concretização do mesmo pode ser incerta
09 Fev 2026 | 16:49 |
A poucas horas do Porto - Sporting, respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Estádio do Dragão está envolto em espesso manto de nevoeiro e com chuva persistente. A realização do Clássico pode estar em causa face aos alertas meteorológicos previstos a partir da noite desta segunda-feira.
No caso de, às 20h45, não estarem reunidas condições para que a partida se inicie, o regulamento de competições da Liga aponta a que o jogo "se inicie ou se conclua, este realizar-se-á ou completar-se-á no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes". Isto salvo se "ambos os clubes acordem a respetiva realização ou conclusão em outra data, respeitados os limites referidos nos n.º 2 a 4 do artigo 42.º e o façam consignar no relatório de jogo".
Significa isto que o jogo ou se realiza nas 30 horas seguintes ou então, "mediante requerimento dos clubes intervenientes, a Liga Portugal autoriza que o jogo adiado se realize dentro das quatro semanas seguintes". Para isto é preciso que não seja um jogo das últimas seis jornadas (que não é) e que "a Comissão Permanente de Calendários se pronuncie em sentido favorável".
De referir ainda neste sentido que a Proteção Civil decretou alerta amarelo de chuva entre a meia-noite e as 6 horas da manhã e laranja entre as 6 da manhã e as 18 horas para esta terça-feira no distrito do Porto. No mesmo sentido, o tal manto denso de nevoeiro estende-se por toda a zona ribeirinha da cidade numa área bastante extensa o que face ao clima que está previsto causa motivo para alarme.
Recorde-se que, por enquanto, o Sporting - incomodado antes do Clássico - tem encontro marcado para as 20h45, diante da formação orientada por Francesco Farioli, no Estádio do Dragão. O provável verde e branco é constituído por: Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Francisco Trincão, Pote e Luis Suárez.