Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

FIGURA ICÓNICA DO SPORTING FALA DE VIKTOR GYOKERES E ADMITE: "VEJO-O NUM BAYERN MUNIQUE"

Sueco leva já 20 golos marcados ao serviço do emblema de Alvalade, aos quais soma mais nove assistências

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Jan 2024 | 10:56 |

Icon Comentário0

Numa entrevista ao jornal 'A Bola', Manuel Fernandes, antigo jogador e figura icônica do Sporting, não poupou elogios a Viktor Gyokeres, destacando o impressionante desempenho do jogador sueco no atual líder da Liga Portugal Betclic.


"O melhor elogio que lhe posso fazer é dizer que é melhor do que eu. No ano que ganhei a Bola de Prata fiz 22 golos em 20 jogos. Desde que saí do Sporting acho que não apareceu um avançado tão completo como ele. Pode haver igual, mas melhor não. Nos primeiros jogos vi logo que tinha grande potencial. Veio ajudar muito o Sporting, não só a marcar como a dar a marcar, e os próprios colegas que já estão perfeitamente identificados com ele", afirmou Fernandes.


O antigo goleador, que se destacou no Sporting nas décadas de 70 e 80, comparou a relação de Gyokeres com a equipa à que ele próprio tinha com Jordão, salientando a importância de um avançado completo. "Gyokeres é completo. Marca e dá a marcar. Eu era assim com o Jordão, marcava um e o outro dava marcar e vice-versa. Isto é muito importante num avançado", frisou Manuel Fernandes.


"Além de que há sempre um grande problema nos grandes que é gerir os egos, algo que não acontece no Sporting. Rúben Amorim  e a sua equipa estão a trabalhar muito bem, a estrutura está muito forte, com mentalidade ganhadora. O Gyokeres foi mesmo um achado e o Sporting está a tirar partido disso."

Questionado sobre o futuro de Gyokeres e a possibilidade de se transferir para um grande clube europeu, Manuel Fernandes expressou o desejo de que o jogador permaneça no Sporting pelo menos até o final da época: "Sinceramente, espero que não saia do Sporting, pelo menos antes do final da época."


"Acho difícil que algum clube bata a cláusula [€100 milhões] neste mercado de inverno. Para sair tem de ser para um clube de grande dimensão em Inglaterra. Por exemplo, o Liverpool tem lá jogadores que não têm metade da qualidade do Gyokeres. Vejo-o, por exemplo, ao nível de um Bayern de Munique. Mas, para já, que fique. É notório que ele se sente bem no Sporting, é um jogador muito sério e concentrado", finalizou Manuel Fernandes.


Futebol

Irankunda ou Zalazar? Saiba quem será o batedor oficial dos livres do Sporting

Clube definiu uma nova hierarquia para bolas paradas; Rui Borges conta agora com várias soluções especializadas e estabeleceu uma ordem

Sporting definiu uma nova hierarquia para os livres diretos: Rodrigo Zalazar será o batedor oficial, seguido de Nestory Irankunda
Sporting definiu uma nova hierarquia para os livres diretos: Rodrigo Zalazar será o batedor oficial, seguido de Nestory Irankunda

27 Set 2026 | 13:53 |

Icon Comentário0

O Sporting definiu uma nova hierarquia para os livres diretos. Rui Borges conta agora com várias soluções especializadas e estabeleceu uma ordem de preferência: Rodrigo Zalazar, Nestory Irankunda, Geny Catamo, Flávio Gonçalves e Zeno Debast.


A aposta surge depois de vários anos em que os leões revelaram dificuldades em transformar as bolas paradas em golos. Pedro Gonçalves, Morten Hjulmand, Viktor Goökeres, Marcus Edwards e Francisco Trincão foram assumindo essa responsabilidade em diferentes momentos, mas nenhum conseguiu afirmar-se de forma consistente.


O registo recente ajuda a perceber a dimensão da lacuna. Antes do golaço de Zalazar frente ao Galatasaray, na Liga dos Campeões, o último livre direto convertido pelo Sporting tinha saído dos pés de Pedro Gonçalves, em março de 2026, diante do Alverca, no triunfo por 4-1. Para encontrar o anterior, era necessário recuar até abril de 2025, quando Gyokeres marcou dessa forma frente ao Moreirense.


Esta temporada trouxe, contudo, novas armas para o setor. O uruguaio já mostrou a sua qualidade ao marcar um livre de enorme execução contra o Galatasaray, enquanto Irankunda aproveitou a pausa internacional ao assinar um excelente livre direto frente ao Brasil.

Com cinco opções identificadas, Rui Borges procura assim retirar maior rendimento e evitar que o Sporting continue a depender de momentos esporádicos para marcar através de livres diretos. A reformulação do plantel trouxe jogadores com características diferentes e o treinador pretende aproveitar essa vertente.



Futebol

Sporting agradece ‘nega’ em Wembley e Valladolid fica a chuchar no dedo por 250 mil euros

Situação foi confirmada por Víctor Orta, diretor-desportivo do emblema espanhol que falou sobre situação com o emblema verde e branco

Fresneda, lateral direito do Sporting, foi convocado por Luis de la Fuente, mas acabou por ficar fora da ficha de jogo; Valladolid não recebe 250 mil euros
Fresneda, lateral direito do Sporting, foi convocado por Luis de la Fuente, mas acabou por ficar fora da ficha de jogo; Valladolid não recebe 250 mil euros

27 Set 2026 | 12:24 |

Icon Comentário0

Iván Fresneda vive um momento especial na carreira depois de ter sido chamado pela primeira vez à seleção principal de Espanha. O lateral direito do Sporting foi convocado por Luis de la Fuente para colmatar a ausência de Pedro Porro, mas acabou por ficar fora da ficha de jogo frente à Inglaterra, em Wembley.


A ausência significa que, para já, o Sporting evita um novo pagamento ao Valladolid. Quando contratou Fresneda, em agosto de 2023, a SAD leonina acordou 9 milhões de euros fixos pelo defesa, num negócio que poderia chegar aos 11 milhões mediante o cumprimento de determinados objetivos.


Entre os bónus previstos no acordo está precisamente a utilização do ala pela seleção. A convocatória de 'La Roja' já representa um pagamento de 250 mil euros aos cofres do Valladolid, mas a estreia oficial pelo conjunto espanhol obrigaria o Sporting a desembolsar mais 250 mil euros, elevando para 500 mil euros o valor pago por estes dois objetivos.


A situação foi confirmada por Víctor Orta, diretor-desportivo do Valladolid, que explicou à Cadena SER: "Com a convocatória de Iván Fresneda por parte da seleção espanhola recebemos uma quantia de dinheiro, e se se estrear num jogo oficial pela seleção também". Como Fresneda não foi utilizado diante da Inglaterra, o segundo pagamento ainda não foi acionado.

Internacional sub-21 por Espanha, o defesa tem sido uma presença regular no onze do Sporting nas últimas duas temporadas. Desde que chegou a Alvalade, soma quatro golos e quatro assistências em 89 partidas, tendo contribuído para a conquista de dois campeonatos e uma Taça de Portugal.



Futebol

Provocação de Valter Marques ao Sporting deixa adeptos leoninos a rir à gargalhada

Declaração acabou por ser recebida com ironia por parte da massa associativa nas redes sociais, que reagiram às palavras do jornalista

Assobios a João Palhinha foram analisados por Valter Marques, jornalista, que deixou uma provocação aos adeptos do Sporting
Assobios a João Palhinha foram analisados por Valter Marques, jornalista, que deixou uma provocação aos adeptos do Sporting

27 Set 2026 | 11:49 |

Icon Comentário0

João Palhinha voltou a Alvalade ao serviço da Seleção Nacional, mas o reencontro com a antiga casa ficou marcado pelos assobios de alguns adeptos do Sporting. O médio, que deixou os leões e acabou por ser contratado pelo Benfica, foi alvo de uma reação negativa por parte das bancadas.


O internacional português afirmou, ainda assim, que não ficou afetado pela reação e lembrou o percurso que realizou em Alvalade, onde se afirmou antes de rumar ao futebol inglês. As vaias acabaram por ser analisados no programa no canal Now, com Valter Marques, jornalista de 'Record', a deixar uma provocação ao Clube de Alvalade.


V. Marques: "Aos adeptos do Sporting custa-lhes a aceitar que o Benfica tenha contratado um jogador com o nível de Palhinha"


"Aos adeptos do Sporting custa-lhes a aceitar que o Benfica tenha contratado um jogador com o nível de Palhinha", afirmou. O comentário surge num contexto particularmente sensível, tendo em conta a rivalidade entre Sporting e Benfica.

A declaração, contudo, acabou por ser recebida com ironia por adeptos leoninos nas redes sociais, que se riram das palavras do jornalista, tendo em conta que Sergi Altimira tem sido uma das melhores unidades da equipa de Rui Borges.


"Este comentário do Valter Marques não faz qualquer sentido quando o Sporting acabou por conseguir um jogador superior" ou "Só alguém que não vê os jogos do Sporting pode ter umas declarações destas. Altimira não fica muito tempo em Portugal. A nossa melhor contratação esta época" são alguns dos exemplos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Luis Suárez marca ao México num jogo onde um alvo do Sporting também marcou (1-1)
Futebol

Luis Suárez marca ao México num jogo onde um alvo do Sporting também marcou (1-1)

27 Set 2026 | 11:01

Icon Comentário0
Apesar da turbulência, há um jogador que rema contra a maré e manda no balneário do Sporting
Futebol

Apesar da turbulência, há um jogador que rema contra a maré e manda no balneário do Sporting

27 Set 2026 | 09:27

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Pequeno pormenor 'impede' Abel Ferreira de ser novo treinador do Sporting
Futebol

Exclusivo Leonino - Pequeno pormenor 'impede' Abel Ferreira de ser novo treinador do Sporting

26 Set 2026 | 12:30

Icon Comentário0