Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Filipe Martins aprova eventual reforço do Sporting: "Está preparado"

Técnico orientou futebolista no Casa Pia e não tem dúvidas de que, mais tarde ou mais cedo, jogador irá dar o salto para um dos três grandes

Filipe Martins, técnico que orientou futebolista no Casa Pia, não tem dúvidas de que, mais tarde ou mais cedo, avançado irá dar o salto para um Sporting
Filipe Martins, técnico que orientou futebolista no Casa Pia, não tem dúvidas de que, mais tarde ou mais cedo, avançado irá dar o salto para um Sporting

  |

Icon Comentário0

Clayton Silva é um dos nomes referenciados pelo Sporting para reforçar o ataque. Filipe Martin orientou o jogador no Casa Pia e não tem dúvidas de que, mais tarde ou mais cedo, o ponta de lança do Rio Ave irá dar o salto para um dos três grandes em Portugal.


“O Clayton foi um dos perfis que me foi apresentado pelo Casa Pia para a posição de ponta-de-lança"


Em declarações ao jornal Record, o técnico – atualmente no futebol chinês - começa por recordar a contratação de Clayton pelos casapianos, no verão de 2022: “O Clayton foi um dos perfis que me foi apresentado pelo Casa Pia para a posição de ponta-de-lança. Entendi que reunia um conjunto de fatores interessantes, como a capacidade de atacar a profundidade. Além disso, era um atleta forte e alto, mas, simultaneamente, rápido”.


Filipe Martins faz também o balanço das duas temporadas em que orientou o avançado brasileiro, no clube de Pina Manique, nas quais Clayton marcou 16 golos, em 64 jogos: "No primeiro ano. fez uma época boa para quem acabara de chegar a Portugal, mas o grande 'clique' dele dá-se na segunda temporada, em que chegou numa forma física muito melhor do que terminara a época anterior. Isso revelou-se no número de golos que começou a marcar, até ao ponto de o Vasco da Gama o contratar no final dessa segunda época". Recorde-se que o emblema brasileiro pagou 8 milhões de euros ao Casa Pia pela contratação do jogador de 26 anos, em março de 2024. Após oito jogos ao serviço do emblema do clube do Rio de Janeiro, o atacante foi emprestado ao Rio Ave.

"Tem condições para dar mais um passo importante na sua carreira"


Filipe Martins aborda ainda a evolução de Clayton, desde que chegou ao futebol português: "Quando chegou era um miúdo muito irreverente. Nunca foi desrespeitoso, mas era muito irreverente. Hoje, pelo que vejo, nos jogos, perde-se menos em picardias com os adversários. Nota-se que está mais maduro, isso pode ser sinal de estar preparado... para dar o salto. Mas, só quando se veste uma camisola dessa importância é que se percebe se está, ou não, pronto. Ele já esteve no Vasco da Gama, que é um clube onde também existe pressão. Agora, independentemente do clube para que vá, se tiver espaço, tem condições para dar mais um passo importante na sua carreira".

Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, Clayton - que também é pretendido pelo Porto - soma 17 golos marcados e uma assistência, em 31 jogos. Os 13 remates certeiros que já conseguiu no campeonato colocam o atacante brasileiro no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.

Clayton já marcou ao Porto esta época:


Futebol

Rui Borges encantado com jogador do Sporting "Estou feliz por ele"

Treinador esteve presente na sala de conferências do Estádio de São Miguel, onde analisou a vitória do Clube de Alvalade frente ao Santa Clara (1-0)

Rui Borges esteve presente na sala de conferências do Estádio de São Miguel, onde analisou o triunfo do Sporting frente ao Santa Clara (1-0)
Rui Borges esteve presente na sala de conferências do Estádio de São Miguel, onde analisou o triunfo do Sporting frente ao Santa Clara (1-0)

  |

Icon Comentário0

Rui Borges esteve presente na sala de conferências do Estádio de São Miguel, onde analisou a vitória do Sporting no terreno do Santa Clara (1-0). Entre vários temas abordados, o técnico não escondeu a felicidade por ver Pedro Gonçalves regressar aos relvados depois de cinco meses de ausência.


"Estou feliz por ele, merece, trabalhou muito e esperou imenso por este regresso"


"Estou feliz por ele, merece, trabalhou muito e esperou imenso por este regresso. É um regresso importantíssimo, por ser um jogador diferenciado, mas também para o grupo pelo peso que tem para os colegas. Numa equipa jovem é importante ter jogadores competitivos, que exigem dos colegas a toda a hora. É um jogador que quer mais e mais. Fico feliz por vê-lo voltar aos relvados e o nosso futebol também merece que ele esteja de volta às quatro linhas".


"O Sporting foi a única equipa que tentou ganhar"

Antes disso, o técnico fez uma análise ao encontro e disse que a vitória foi inteiramente justa: "O Sporting foi a única equipa que tentou ganhar. Uma primeira parte difícil, frente a uma equipa com bloco baixo. Não senti que estivessem à procura da vitória e sim do nosso erro. Tivemos de provocar a profundidade, as variações e podíamos ter rematado mais vezes. Na segunda parte entrámos muito bem, depois de ajustarmos alguns comportamentos. Entrámos muito mais dinâmicos e ativos, à procura do golo, e chegámos a ele com mérito e naturalidade. Podíamos ter feito mais um golo, acho que merecíamos".


Sobre as mudanças ao intervalo, o treinador explicou o que pretendia: "Jogamos com dois médios, um adaptado, mais defensivo, e o Morten Hjulmand, que acaba a ser um 6. Ao intervalo pedi ao Zeno Debast, que não é um jogador ofensivo, para andar em espaços mais altos e assim criámos mais anti-zona entre linhas, empurrámos o Geny para espaços interiores e foi assim que chegámos ao golo. Tomámos decisões mais à frente, mais limpas e com menos pressão, e fomos mais eficazes".

Sobre uma eventual exibição menos conseguida na primeira parte, Rui Borges negou tal cenário: "A exibição foi boa, num campo difícil, competitivo e frente a uma equipa a fazer um grande campeonato. O Santa Clara foi a única equipa que ganhou no Estádio José Alvalade, e a que menos remates enquadrados permite na Liga. Sabíamos que íamos ter poucas oportunidades e que as poucas que tivéssemos tínhamos de concretizar. Contra blocos baixos temos de ser competentes, não fazer grandes exibições. Estivemos cientes do que pede o jogo, mantivemos a baliza a zeros, ganhámos 1-0 e vitória é mais do que merecida", finalizou.


Futebol

Confira o resumo/melhores momentos do Santa Clara - Sporting (Vídeo)

Clube de Alvalade venceu frente à turma de Vasco Matos, no Estádio de São Miguel, com golo solitário de Geny Catamo, aos 50 minutos

Sporting venceu Santa Clara, turma de Vasco Matos, no Estádio de São Miguel, com golo solitário de Geny Catamo, aos 50 minutos de jogo
Sporting venceu Santa Clara, turma de Vasco Matos, no Estádio de São Miguel, com golo solitário de Geny Catamo, aos 50 minutos de jogo

  |

Icon Comentário0

O Sporting venceu, este sábado, dia 12 de abril, o Santa Clara por 1-0, em partida a contar para a 29.ª jornada da Primeira Liga. O único golo da partida foi apontado por Geny Catamo à passagem do minuto 50. Face este triunfo, os leões saltaram para a liderança à condição, com um ponto de vantagem sobre o Benfica, que tem um jogo a menos.


Os primeiros 45 minutos tiveram poucas oportunidades no Estádio de São Miguel. A circulação, em geral, era demasiado lenta e previsível, e com pouca exploração das alas. Foram os açorianos que deram o primeiro aviso aos 7´, num pontapé de Daniel Borges. Com 30 minutos jogados ainda não havia oportunidades, numa partida que estava demasiado amarrada.


O Sporting só conseguiu chegar próximo da baliza dos açorianos à passagem do minuto 37. A equipa de Rui Borges deu-se conta das dificuldades que estava a ter em circular e começou a explorar a meia distância. Zeno Debast, na marcação de um livre, colocou à prova Gabriel Batista.


No entanto, o Clube de Alvalade apareceu com outra cara no segundo tempo. Aos 50 minutos de jogo os leões chegaram à vantagem. O lance começa numa recuperação de Iván Fresneda, que deu em Francisco Trincão. O internacional português descobriu então Geny Catamo que, na cara de Gabriel Batista, não falhou.

Viktor Gyokeres, à passagem do minuto 66´ falhou o que não costuma falhar. Iván Fresneda cruzou rasteiro e o sueco, de primeira, rematou ao ferro da baliza. Ao minuto 71´, Ousmane Diomande atirou para o fundo das redes, depois de um livre de Zeno Debast, mas o golo foi anulado, com auxílio do VAR, por fora de jogo. Já nos instantes finais, nota para o regresso aos relvados de Pedro Gonçalves após muitos meses de ausência.


Veja o resumo do encontro:


Futebol

Rui Borges não esconde alívio pela vitória e elogia joia do Sporting: "É um puto muito competitivo"

Palavras do treinador do emblema verde e branco, após triunfo difícil do Clube de Alvalade no terreno do Santa Clara (1-0), nos Açores

Palavras de Rui Borges, treinador do Sporting, após triunfo difícil do Clube de Alvalade no reduto do Santa Clara (1-0), nos Açores
Palavras de Rui Borges, treinador do Sporting, após triunfo difícil do Clube de Alvalade no reduto do Santa Clara (1-0), nos Açores

  |

Icon Comentário0

Rui Borges não escondeu a felicidade por regressar às vitórias frente ao Santa Clara (1-0). Na flash interview, o treinador disse estar "feliz" por poder liderar um grupo de jogadores "incríveis" do Sporting e saúda o regresso de Pedro Gonçalves aos relvados, dizendo que o internacional português é um "puto muito competitivo".


"Precisamos do Nuno Santos também"


"É muito importante, ele merece, é um puto muito competitivo, importante para o grupo dentro e fora de campo, passa uma alma enorme e nós temos uma equipa jovem e precisamos deste género de jogador. Precisamos do Nuno Santos também. O Pote é muito importante em todos os sentidos, por isso, estou feliz por contar com ele, mesmo que aos poucos", começou por dizer à SportTV depois de fazer uma análise ao encontro.


"Foi o que estávamos à espera. O vento também não ajudou na primeira parte, o Santa Clara tinha um bloco baixo e nós tínhamos de provocar as diagonais curtas, o espaço na profundidade era curto e o vento não ajudou nisso, as bolas saíam muito longas. O Santa Clara procurava sempre o ataque rápido e nós estávamos preparados para isso, não deixámos o Santa Clara criar, esperaram sempre por bolas paradas, de resto não nos criaram perigo".

O técnico abordou depois o momento em que surgiu o golo de Geny Catamo: "Entrámos muito bem na 2.ª parte, mais dinâmicos, e fizemos o golo com mais gente no último terço, a criar alguma instabilidade na linha de quatro do meio-campo do Santa Clara. Penso que merecíamos ter feito mais um golo, mas foi um jogo muito competente".


 "Quero dedicar a vitória à memória do Sr. Aurélio Pereira"

Rui Borges dedicou a vitória a Aurélio Pereira: "Quero dedicar a vitória à memória do Sr. Aurélio Pereira, a toda a família e amigos. Acredito que tenha estado aqui connosco e que nos tenha ajudado também. E dedico também a quem nos foi apoiar ontem na saída de Alvalade", fez questão também de referir.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Pote fala sobre lesão que o afastou dos jogos do Sporting: "Foi um erro meu"
Futebol

Pote fala sobre lesão que o afastou dos jogos do Sporting: "Foi um erro meu"

 

Icon Comentário0
Sporting vence Santa Clara nos Açores e deixa luta pelo título ao rubro (Vídeo)
Futebol

Sporting vence Santa Clara nos Açores e deixa luta pelo título ao rubro (Vídeo)

 

Icon Comentário0
Míster do Benfica manda boca ao Sporting após vencer mais um título: "Já é hábito"
Futebol

Míster do Benfica manda boca ao Sporting após vencer mais um título: "Já é hábito"

 

Icon Comentário0