![Sporting desliza com o Farense (0-0) e é ultrapassado pelo Benfica](/storage/media-items/images/2024/03/Sporting-Adeptos-Sporting.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
O conjunto dos sub-23 leoninos perderam na passada quinta-feira, 1 de abril, na receção ao Benfica, por 1-0. No rescaldo da última jornada de fase de apuramento para a Taça Revelação, Filipe Pedro mostrou-se desapontando por a sua equipa ter falhado o acesso à disputa da competição, mas reforçando a aposta que foi feita nos jovens jogadores. “Falhámos a primeira missão, que era permanecermos na Taça Revelação – não ganhámos e o Portimonense SC ganhou, por isso seguiram eles em frente e têm mérito pela passagem –, mas a segunda missão temos cumprido regularmente com muito sucesso e hoje foi reforçada com mais quatro jovens que se estrearam com apenas 16 anos e que ainda não tinham competido esta época, mas que responderam muito bem e com personalidade”, começou por dizer. O técnico leonino garante que os leões cumpriram na missão de lançar jovens: “A Liga Revelação tem servido para lançar jovens jogadores e nós aproveitámos isso muito bem, tendo havido um desenvolvimento individual muito grande com o qual conseguimos ainda colocar seis/sete jogadores na equipa B e esperamos colocar ainda mais”, disse o treinador Leonino, reforçando que irão existir mais competição nesta época. “Ainda não há uma confirmação a 100 por cento, mas em princípio irá haver uma competição da Associação de Futebol de Lisboa, na qual temos duas equipas inscritas e vários atletas para participar, e a Federação Portuguesa de Futebol também deverá iniciar as competições de sub-15, 17 e 19”, disse, prosseguindo. “Essas provas ainda estão por confirmar, mas, não havendo isso, nós temos estratégias internas para criar estímulos competitivos, não só com jogos particulares, mas com torneios internos e estratégias também nos treinos. Vamos continuar por aqui a preparar os jogadores para que possam ser chamados à equipa B e também à A, sabendo que alguns deles irão já para a B e por isso vão continuar em competição”, finalizou. Mateus Fernandes, jogador leonino em estreia na equipa sub-23, também falou após o dérbi, considerando que os leões foram quem mais procurou o triunfo, garantindo que, apesar da derrota, a época ainda não está terminada. “Fomos sempre nós que procurámos mais o golo, falhámos a grande penalidade, mas tivemos várias oportunidades. As mais perigosas foram nossas. Ainda assim, perdemos. Temos de seguir em frente porque a época não acabou aqui”, começou por dizer. Por fim, o atleta analisou a estreia: “Sempre acreditei que podia acontecer já. O Sporting deu-nos a oportunidade de treinar aqui e os treinadores têm tido a coragem de apostar em nós. Estou feliz, mas por causa do resultado não foi uma estreia de sonho”, concluiu.
Fotografia de Sporting
Emblema verde e branco continua a realizar temporada para esquecer e voltou a vacilar na primeira jornada da fase de manutenção
|
A equipa de juniores do Sporting perdeu frente ao Mafra por 3-1, este sábado, dia 25 de janeiro, em jogo da primeira jornada da Fase de Manutenção. Os sub-19 leoninos continuam a realizar uma temporada para esquecer e continuam a lutar para não descer de divisão.
A jogar no Campo do Texugo, os jovens verdes e brancos começaram o encontro da pior maneira e viram o adversário chegar ao golo da vantagem logo aos 6 minutos. Ainda assim, perto do intervalo, Bento Estrela empatou as contas aos 44 minutos e igualou o encontro.
No entanto, na etapa complementar, o Mafra apresentou-se mais forte do que a formação verde e branca e viria mesmo a conseguir alcançar os três pontos no seu reduto. Aos 64' fizeram o 2-1, sendo que sentenciariam o encontro à passagem dos 75 minutos.
Com esta derrota - a sétima em 25 jogos nesta temporada desportiva no campeonato - os comandados de Mauro Miguel estão na segunda posição desta fase - com 14 pontos, apenas mais três do que o Farense (11), quarto classificado. De lembrar que desde a época 2002/03 que o Sporting não ficava fora da fase de apuramento de campeão nacional de juniores.
A equipa apresentada na partida pelo emblema verde e branco foi composta por: Miguel Gouveia (Guarda-redes), Luis Gustavo, Francisco Machado, Konstantin Nikitenko, Rodrigo Quintiães, Bento Estrela, Miguel Almeida, Rafael Camacho, Diogo Martins, Frederico Gomes e Sérgio Matos
Equipa de Alvalade perdeu fora de casa na 18.ª jornada da competição, por 1-0, e fica atrás do rival encarnado, que termina com mais quatro pontos
|
A equipa de iniciados do Sporting perdeu frente à Académica de Santarém (1-0), este sábado, dia 18 de janeiro, em jogo a contar para a 18.ª e última jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão de sub-15. Apesar do deslize, os leões já tinham matematicamente garantido um lugar na fase final.
No encontro disputado no Campo da Escola Superior Agrária de Santarém, na primeira parte, os leões não entraram bem, e a superioridade da turma escalabitana foi evidenciada com o golo marcado ainda na primeira etapa, deixando a equipa visitante em desvantagem ao intervalo.
Na etapa complementar, os verdes e brancos ainda tentaram reagir ao tento marcado pelo adversário nos primeiros 45 minutos, mas sem sucesso. Desta forma, os leões somam o terceiro jogo consecutivo sem vencer, depois de na última jornada terem empatado (0-0) e permitido a ultrapassagem ao Benfica.
Com esta derrota – a segunda em 18 jogos desta temporada – os comandados de António Cruz terminaram a série Sul do Campeonato Nacional de sub-15 no segundo lugar, com 40 pontos. As águias ficam em primeiro, com 44 pontos, e o Belenenses ficou no terceiro lugar, com 39 pontos.
O onze inicial apresentado para este encontro pela equipa verde e branca foi composto por: Rodrigo Pedro (Guarda-redes), Diego Andrade, Reisson Batista, Samuel Tavares, Eliabe Alves, Martim Batista, Victor Bastianele, Fernando Santos, Yanick Filipe, Melvin Rosário e Daniel Évora.
Equipa de Alvalade conquistou triunfo sem grandes contrariedades e vê eterno rival bem afastado na tabela classificativa do campeonato nacional
|
A equipa de juvenis do Sporting venceu o Torreense por 2-0, este sábado, dia 18 de janeiro, em jogo a contar para a 18.ª e última jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Os leões voltaram, assim, às vitórias depois de terem empatado com o Vitória de Setúbal na rodada anterior.
No Complexo Desportivo Municipal Manuel Marques, em Torres Vedras, o Sporting entrou bem na partida, à procura do golo. Inevitavelmente, a equipa dos leões acabaria por fazer o primeiro, por Estefânio Ruben, aos 38'. Apenas 2 minutos depois, Brandão Baptista aumentou para 2-0, e o resultado manteve-se assim até ao intervalo.
Na segunda parte, os verdes e brancos controlaram o ritmo do encontro, não deixando o adversário ameaçar uma possível reviravolta no placard. O resultado manteve-se até ao final do encontro, garantindo o triunfo aos leões.
Com esta vitória, os comandados de Pedro Pontes terminaram a série Sul do Campeonato Nacional do escalão de sub-17 no terceiro lugar, com 36 pontos. O Benfica foi o primeiro, com 48 pontos e o Casa Pia ficou no segundo lugar com 38 pontos.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi: William Lodmell (GR) André Machado, Daniel Ciesielski, Jakub Stasiak, Suleimane Baldé, Leonardo Tavares, José Garrafa, Afonso Ribeiro, Manuel Lamuria, Brandão Baptista e Estefânio Ruben.