
Futebol
Antes do 'hat-trick' ao Moreirense, Gyokeres recebeu prenda insólita de um adepto do Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Uma investigação do The Telegraph revelou que pelo menos seis jogadores estrangeiros das camadas jovens de Manchester City e Manchester United, de Ruben Amorim - que foi recentemente comparado a Marco Silva - estão sob suspeita de terem falsificado a idade. As denúncias partiram de pais de outros atletas, que apresentaram provas fotográficas que sugerem que estes jogadores já competiam nos seus países de origem antes da idade declarada.
"Esta é a maior farsa de sempre", denunciou um dos pais, sob anonimato, alegando que os jogadores suspeitos podem ser até cinco anos mais velhos. "Não só é imperdoável, como também é potencialmente perigoso. És atingido com força por uma entrada de um miúdo com mais um palmo do que tu."
As queixas já chegaram à Premier League e à Federação Inglesa de Futebol, que abriram uma investigação ao caso. A principal preocupação está na integridade das competições de formação e na segurança dos atletas, uma vez que um possível desequilíbrio físico pode colocar jogadores mais jovens em risco.
Apesar das suspeitas, tanto o Manchester City como o Manchester United negam qualquer irregularidade e garantem que todos os atletas foram inscritos de acordo com os regulamentos. No entanto, se as acusações forem confirmadas, os clubes podem enfrentar penalizações severas, incluindo multas, sanções desportivas e até a exclusão de torneios de formação.
O caso promete agitar o futebol inglês, podendo ter repercussões a nível internacional. As autoridades já investigam se este é um problema isolado ou se há um esquema mais amplo de manipulação de idades dentro das camadas jovens do futebol europeu.
Técnico verde e branco viu a sua formação conseguir um resultado importante na última partida, e não escondeu o orgulho nos seus jogadores
|
A equipa B do Sporting defrontou, no passado domingo, dia 20 de abril, a formação do Belenenses, em jogo a contar para a 10.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3. Os leões empataram a uma bola, mesmo ao cair do pano, e João Gião destacou a garra da equipa num jogo muito complicado: "Uma entrada e primeira parte competentes da nossa parte. Assumimos o jogo quando conseguimos. Logicamente, o CF "Os Belenenses", como equipa grande, ultra-candidata a subir e no seu estádio, criou-nos dificuldades, pressionou-nos muito e tentou anular o nosso jogo ofensivo", começou por dizer.
Prosseguiu: "Ainda assim, fomos uma equipa muito personalizada. Criámos situações e a mais clamorosa da primeira parte é nossa [remate de Mauro Couto ao poste]. Ao intervalo, merecíamos a vantagem. Não aconteceu e entrámos novamente bem na segunda parte. Tivemos um golo anulado por centímetros. Depois, é verdade, o CF "Os Belenenses" cresceu com muitos duelos, bolas paradas e segundas bolas. A partir do golo do CF " Os Belenenses", não se jogou e fiquei muito orgulhoso com os valores da equipa. Não deu para jogar, foi na raça e conquistámos um ponto muito importante. Estou muito orgulhoso da forma como reagimos ao momento adverso", explicou, João Gião, aos canais oficiais do Sporting.
Para o treinador, que deixou uma palavra de apreço aos sócios, a atitude foi o que de melhor se retirou da partida: "Para além do processo técnico-táctico, o desenvolvimento mental é muito importante. Têm de perceber que há valores dos quais não podemos abdicar, como a raça, a alma, a entreajuda, o sacrifício. São valores fundamentais para disputar qualquer jogo, mas em especial jogos como o de hoje, que são difíceis em casa de um clube grande a lutar pela subida de divisão".
Quem também falou no final do encontro foi João Muniz, defesa central que marcou o golo dos leões. Também ele agradeceu o apoio dos adeptos, antes de ressalvar um empate importante numa partida "muito complicada".
"A primeira parte foi muito disputada, teve muitos duelos e um jogo muito físico. Podíamos ter feito golo, não fizemos. Na segunda parte, tivemos o golo anulado e eles marcaram num momento em que o jogo equilibrado. Depois, no final, tive a felicidade de fazer o golo. O que é importante reter deste jogo é que temos sempre de dar tudo e continuar unidos", explicou o jovem do Sporting.
Técnico do Clube de Alvalade fez a antevisão ao próximo jogo da equipa, agendado para esta terça-feira, e alertou para os pontos fortes do adversário
|
A equipa sub-23 do Sporting está a afinar os últimos detalhes para a deslocação ao terreno do Vizela. O jogo, a contar para a 13ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação, tem início marcado para as 11h desta terça-feira. Na antevisão ao encontro, Filipe Neto e Gabriel Melo, treinador e avançado dos leões, respetivamente, elogiaram o adversário, mas garantiram que o Sporting está confiante para o desafio.
Em declarações aos meios de comunicação oficiais do Clube de Alvalade, o técnico começou por alertar para a qualidade do Vizela - que, em Alcochete, venceu por 1-0: “É uma equipa que não está num bom momento [perdeu os dois últimos encontros], no entanto tem uma grande capacidades nos esquemas táticos e têm um jogo interior muito interessante. Vai ser um desafio grande perceber como encontrar os espaços certos".
Ainda assim, Filipe Neto garante que a equipa verde e branca tem desenvolvido “um bom trabalho” e quer continuar a “cimentar o processo”. O treinador de 41 anos considera ainda que o objetivo de "conseguir colocar jogadores em patamares mais altos" está a ser cumprido, apesar da necessidade de evolução contínua: "Em espaços de competição diferentes, onde se expõe mais as suas fragilidades, acabam por precisar de uma capacidade adaptativa maior, o que faz com que tenham de evoluir, saber reagir à frustração e valorizar naquilo em que são bons”.
Por sua vez, o jovem avançado Gabriel Melo – que marcou um golo na vitória frente ao Gil Vicente (2-1), na última jornada – alertou para as dificuldades que o Vizela pode colocar, mas assegurou que a equipa verde e branca está motivada: “Vai ser difícil jogar e ganhar lá, mas estamos confiantes. Vamos dar o nosso máximo em campo. Estamos motivados para enfrentar todos os desafios nesta reta final do campeonato”.
A formação sub-23 do Sporting está no sexto lugar da Fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação, com 13 pontos – menos três do que o Vizela. Até final da prova, além da visita ao terreno dos minhotos, os leões vão receber o Estrela da Amadora, na 14ª e última jornada.
Clube de Alvalade está envolvida na luta pelo título, mas vai estando atenta a várias frentes de modo a garantir presença na próxima edição da Champions
|
O Sporting lidera o campeonato, mas o cenário do segundo lugar obriga os leões a olhar com atenção para as meias-finais da Liga Europa e para os campeonatos de França, Bélgica e Países Baixos. A matemática da UEFA é complexa, e o apuramento direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões pode passar mais pelos resultados de terceiros do que pelo desempenho leonino.
A equipa portuguesa vê com bons olhos a possível vitória do Athletic Bilbao na Liga Europa, frente ao antigo técnico leonino, Ruben Amorim, que está ao serviço do Manchester United. Contudo esse é apenas o primeiro de vários fatores que têm de jogar a seu favor. Ao contrário do Benfica, que tem melhor coeficiente UEFA e beneficia diretamente com o triunfo dos bascos (desde que fique em segundo lugar no campeonato), o Sporting terá de esperar que clubes como Lille, Club Brugge, Feyenoord e PSV terminem os seus campeonatos em posições específicas e que não comprometam as hipóteses leoninas.
A complexidade do apuramento começa pela La Liga: como a Liga espanhola já garantiu cinco lugares na próxima edição da Champions, a vitória do Athletic na Liga Europa só beneficiará equipas fora dos quatro principais campeonatos, como é o caso do Sporting. O problema? O Sporting é apenas o oitavo clube com melhor coeficiente UEFA entre os candidatos. Está empatado com o Lille (59.000), atrás de clubes como Club Brugge (71.750), Feyenoord (71.000) ou PSV (69.250). É preciso que todos estes fiquem em posições que não deem acesso à Champions diretamente, nem via pré-eliminatórias.
Além de torcer pelo Athletic, os leões precisam de uma conjugação quase perfeita: o Lille não pode terminar o campeonato francês em quarto lugar; o Brugge deve evitar o segundo posto na Bélgica; Feyenoord e PSV não podem ficar em terceiro nos Países Baixos. Uma dança de classificações que poderá deixar os adeptos sportinguistas a fazer contas até à última jornada, mesmo que o campeonato português já esteja decidido.
A única certeza, nesta altura, é que o Sporting está dependente de terceiros e com atenção redobrada ao desempenho internacional de clubes que, à partida nada teriam a ver com o destino europeu dos leões. O desfecho da Liga Europa e os campeonatos nacionais no estrangeiro vão influenciar diretamente o futuro europeu do clube de Alvalade. Reveja aqui o antigo jogador do Sporting a marcar o golo da vitória frente ao Manchester United de Amorim.