Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Fresneda ou Eduardo Quaresma no Porto – Sporting? Decisão está tomada

Luta pela titularidade da lateral direita dos verdes e brancos entre o espanhol e o português está ao rubro e Rui Borges já decidiu

Iván Fresneda ou Eduardo Quaresma? Esta é uma das grandes dúvidas de Rui Borges na escolha do 11 inicial para o Porto - Sporting, da Liga Portugal Betclic
Iván Fresneda ou Eduardo Quaresma? Esta é uma das grandes dúvidas de Rui Borges na escolha do 11 inicial para o Porto - Sporting, da Liga Portugal Betclic

  |

Icon Comentário0

Iván Fresneda deve ser titular no Porto – Sporting, em jogo agendado para esta sexta-feira, às 20h15, no Estádio do Dragão, e que diz respeito à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O bom momento de forma do espanhol - que vive o seu melhor momento desde que chegou a Alvalade - foi decisivo para a decisão final de Rui Borges.


Segundo o jornal Record, apesar da recuperação de Eduardo Quaresma, Rui Borges considera que Iván Fresneda vai dar conta do recado, isto depois de se ter estreado a marcar com a camisola do Sporting na receção ao Farense, num lance onde apareceu dentro da grande área adversária, respondendo da melhor maneira ao cruzamento de Conrad Harder.


Na passada quinta-feira, vieram a público algumas informações dando conta do interesse de dois emblemas da Premier League em Iván Fresneda. Estas notícias provam o bom momento que o espanhol vai vivendo no Sporting, isto depois de um verdadeiro calvário com Ruben Amorim, em que quase não jogou durante ano e meio.


Para lá da dúvida entre Iván Fresneda ou Eduardo Quaresma, Rui Borges terá ainda de decidir se Hidemasa Morita e Viktor Gyokeres estão aptos para irem a jogo no Porto – Sporting. As últimas informações apontam no sentido de o sueco estar disponível, enquanto o cenário do japonês aparenta ser ligeiramente mais complexo.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Iván Fresnedaavaliado em 7 milhões de euros – leva 17 encontros disputados: oito na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga, dois na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 808 minutos que disputou, o ala espanhol marcou um golo.



Futebol

No dia do Porto – Sporting, há novidades sobre interesse do Arsenal em Gyokeres

Emblema londrino segue avançado sueco há vários meses, sendo que Mikel Arteta é um admirador confesso das capacidades do atleta de 26 anos

Em dia de Porto - Sporting, surgem algumas notícias sobre o interesse do Arsenal em Viktor Gyokeres, ponta de lança do Clube de Alvalade
Em dia de Porto - Sporting, surgem algumas notícias sobre o interesse do Arsenal em Viktor Gyokeres, ponta de lança do Clube de Alvalade

  |

Icon Comentário0

A presença de Viktor Gyokeres no Porto – Sporting continua uma incógnita, isto apesar das notícias que têm vindo a público até indiciarem que o internacional sueco vai a jogo. Contudo, em dia de Clássico, há novas informações sobre o alegado interesse do Arsenal no ponta de lança dos verdes e brancos.


É que, segundo o Daily Mail, o Arsenal tinha quatro nomes em carteira para atacar no mercado de inverno, mas nenhum deles era Viktor Gyokeres. Ollie Watkins (Aston Villa), Benjamin Sesko (Leipzig), Álvaro Morata (Galatasaray) e Mathys Tel (Tottenham) eram os atletas referenciados pelos londrinos.


Esta é uma notícia positiva para o Sporting, dado que o Arsenal seria um dos clubes mais interessados em contratar Viktor Gyokeres. Todavia, para lá do emblema liderado por Mikel Arteta, há vários outros gigantes europeus de olho no internacional sueco e será muito complicado – quiçá impossível – segurar o ponta de lança no próximo verão.


De acordo com as últimas informações, os responsáveis do Sporting chegaram a acordo com o sueco para uma saída no próximo mercado por uma verba abaixo da cláusula de rescisão, na ordem dos 75 milhões de euros. Em contrapartida, Viktor Gyokeres garantiu aos verdes e brancos que não deixaria o Clube de Alvalade no defeso de janeiro.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeresavaliado em 75 milhões de euros – leva 33 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.704 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 34 golos e fez seis assistências.



Futebol

Após saída de Kovacevic, Sporting tem novo guardião na mira

Guardião que foi reforço dos leões no mercado de verão nunca convenceu e agora há outro nome que pode chegar ao Clube de Alvalade

Kovacevic rumou ao Legia, por empréstimo do Sporting, mas verdes e brancos já têm mais um guardião na mira
Kovacevic rumou ao Legia, por empréstimo do Sporting, mas verdes e brancos já têm mais um guardião na mira

  |

Icon Comentário0

Cezary Miszta: é este o nome do guardião que está a ser associado ao Sporting. Um dia depois da saída de Vladan Kovacevic rumo ao Legia, da Polónia, o guarda-redes do Rio Ave, que tem dado nas vistas nas últimas semanas, é colocado na rota do Clube de Alvalade no próximo mercado de transferências.


Segundo o jornal O Jogo, os responsáveis do Sporting apreciam bastante as qualidades de Cezary Miszta. No encontro diante dos leões – em que a turma de Rui Borges venceu por 3-0 – e também frente ao Porto – conjunto de Petit empatou a duas bolas –, o polaco de 23 anos deixou excelentes indicações.


De acordo com a mesma fonte, Bernardo Palmeiro, novo diretor desportivo do Sporting depois da saída de Hugo Viana rumo ao Manchester City, já terá até conversado pessoalmente com Cezary Miszta. Flávio, responsável pelo scouting verdes e branco, também já validou a contratação.


Com contrato até junho de 2027, Cezary Miszta é um dos bons valores da Liga Portugal Betclic. As boas relações entre os responsáveis do Sporting e os dirigentes do Rio Ave, como comprovam os vários negócios feitos nos últimos anos, pode ser um trunfo para o Clube de Alvalade garantir o guardião.

Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, Cezary Miszta – avaliado em 1 milhão de euros – realizou 15 encontros: 12 na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Ao todo, nos 1.380 minutos que disputou, o guarda-redes de 23 anos sofreu 24 golos. O atleta tem sido uma das sensações da época 2024/25.



Futebol

Fernando Mendes recorda emoção dos Clássicos entre Sporting e Porto: "Eles tinham..."

Antigo lateral passou pelos dois clubes, além de ter atuado no Benfica, e em entrevista exclusiva ao Leonino descreve o sentimento vivido dentro do relvado

Fernando Mendes, antigo lateral-esquerdo, jogou pelo Sporting entre 1980 e 1989 e no Porto entre 1996 e 1999
Fernando Mendes, antigo lateral-esquerdo, jogou pelo Sporting entre 1980 e 1989 e no Porto entre 1996 e 1999

  |

Icon Comentário0

Quando se pensa em Clássico é inevitável pensar-se, também, em Fernando Mendes. Depois de 10 épocas de leão ao peito, entre 1979 e 1989, o antigo lateral-esquerdo deixou Alvalade para jogar no Benfica e, mais tarde, completou a tríade de grandes do futebol português ao juntar-se ao Porto. A poucas horas de mais um confronto entre o Sporting e os dragões - onde Rui Borges tem algumas dúvidas sobre a equipa inicialLeonino falou em exclusivo com o ex-jogador e quis saber que memórias guarda destes duelos.


"Estava habituado a essa hostilidade, mas claro que mexia"


Lembro-me do meu primeiro Clássico, no antigo Estádio das Antas. Perdemos 2-0, tinha eu 18 anos. Enquanto jogador do Porto, venci todos os Clássicos, fomos tricampeões. Quando jogava no Sporting, era complicado ganhar ao Porto, eles tinham equipas excelentes”, começou por recordar Fernando Mendes, que logo depois sublinhou o ambiente em que o Sporting era recebido em casa dos dragões no tempo em que se vestiu de verde e branco.


A forma como os adeptos do Porto nos recebiam mexia sempre connosco. Depois de começar o jogo, as coisas passavam, principalmente se já não fosse o nosso primeiro Clássico. Eu tive a felicidade de ser criado, em termos futebolísticos, num clube grande. Estava habituado a essa hostilidade, mas claro que mexia”, destacou o ex-lateral, atualmente comentador desportivo.

Questionado sobre se os Clássicos, tal como os Dérbis, são vividos de forma diferente pelos jogadores, Fernando Mendes foi bastante claro na resposta: “São sempre jogos diferentes, jogos com mais motivação, com uma carga emocional maior. São jogos que ninguém quer nem gosta de perder”.


Ainda assim, segundo o antigo jogador, a preparação para os jogos diante dos maiores rivais “é a mesma” que é feita para os restantes, até porque o que muda é o “estado de espírito”. “Muitas das vezes os jogadores não estão em bons momentos e nestes jogos reinventam-se e conseguem fazer bons resultados, que depois se estendem para o resto da época”, completou.

Nesta conversa, Fernando Mendes frisou, ainda, que “os adeptos também não gostam de ficar a perder nestes jogos”, algo que é sempre tido em conta pelos atletas antes do apito inicial. Importa lembrar que o 182.º Clássico entre Sporting e Porto acontece esta sexta-feira, a partir das 20h15, e pode servir para os leões aumentarem a vantagem pontual sobre um rival direto.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Jogar no Sporting e no Porto? 10 nomes que estiveram nos dois lados da barricada
Futebol

Jogar no Sporting e no Porto? 10 nomes que estiveram nos dois lados da barricada

 

Icon Comentário0
Última vez que o Sporting ganhou ao Porto no Dragão foi há mais de 8 anos. Lembra-se de quem marcou?
Futebol

Última vez que o Sporting ganhou ao Porto no Dragão foi há mais de 8 anos. Lembra-se de quem marcou?

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Fernando Mendes dá dica a Rui Borges antes do Porto - Sporting: "Poderá..."
Futebol

Exclusivo Leonino - Fernando Mendes dá dica a Rui Borges antes do Porto - Sporting: "Poderá..."

 

Icon Comentário0