
Futebol
Exclusivo Leonino - Alta patente do Sporting sem pachorra para birras de Rui Costa
05 Out 2025 | 18:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Out 2025 | 19:43 |
Gonçalo Esteves fechou a vitória do Alverca - que já sabe quando vai enfrentar o Sporting - na visita ao AVS (3-1). Depois de ter saltado do banco durante a partida, o antigo lateral dos leões partiu para a jogada individual, passou por vários defesas adversários e acabou por se estrear a marcar no campeonato português.
A partida até começou de feição para a formação da casa, que se adiantou no marcador aos 9 minutos, por Pedro Lima. No entanto, os ribatejanos pressionaram e chegaram ao empate ainda na primeira parte, com golo de Alexsandro Amorim (45+4').
O Alverca consumou a reviravolta no início do segundo tempo, por intermédio de Lucas Figueiredo, num lance muito analisado pelo VAR. Gonçalo Esteves foi lançado por Custódio - antigo jogador dos leões - aos 88' e aos 90+5' fechou as contas com um belo golo.
Com uma formação dividida entre Porto e Sporting, o jovem internacional português nas camadas jovens chegou a somar 10 jogos pela equipa principal dos leões sob orientação de Ruben Amorim, mas a sua progressão acabou por ser travada por empréstimos pouco produtivos ao Estoril Praia (2022/23) e AZ Alkmaar, onde jogou apenas uma vez pela formação principal.
Gonçalo Esteves estreou-se na equipa principal do Sporting na época 2021/22, somando 10 jogos e demonstrando qualidades que deixaram os adeptos verdes e brancos com ‘água na boca’. No entanto, Ruben Amorim não ficou satisfeito com a evolução do atleta, que deixou Alvalade em definitivo.
Brasil teve prestação muito aquém das expetativas na prova; Selecionador foi despedido após derrota no último encontro frente à Espanha (1-0)
05 Out 2025 | 19:30 |
Ramon Menezes já não é o selecionador sub-20 do Brasil. O treinador não resistiu à desastrosa prestação da canarinha no Mundial do escalão, após derrota com a Espanha (1-0). Rayan Lucas, médio do Sporting, volta assim mais cedo do que se esperava a Alcochete.
O médio dos leões estreou-se na prova com um empate (2-2) diante do México, tendo sido titular e totalista. Frente a Marrocos, o Brasil perdeu 2-1 e complicou as contas. Rayan Lucas foi titular e saiu ao minuto 61, logo após o primeiro golo sofrido pelo Brasil.
No encontro decisivo, disputado na noite do último sábado, o médio do Sporting não saiu do banco. Apesar do ligeiro favoritismo, o Brasil perdeu 1-0 com a Espanha e ambas as formações acabaram eliminadas, com um e quatro pontos, respetivamente. Marrocos (seis) e México (cinco) avançam para a próxima fase.
Rayan Lucas tem impressionado Rui Borges nestes primeiros meses de trabalho no Sporting, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo. O jogador chegou a Alcochete para evoluir e crescer na turma secundária, mas as boas indicações dadas podem valer-lhe a estreia pela equipa A num futuro próximo.
Neste início de temporada, Rayan Lucas soma já quatro partidas ao serviço da equipa B do Sporting, sempre na condição de titular. No total, soma já 304 minutos sob o comando de João Gião. O médio brasileiro também já foi convocado para compromissos do plantel principal, mas acabou os encontros enquanto suplente não utilizado.
À entrada para a Assembleia Geral, alta figura do emblema verde e branco usou a ironia para refutar ideia de que leões são beneficiados
05 Out 2025 | 19:18 |
Frederico Varandas respondeu às acusações de que o Sporting controla os principais organismos do futebol português e deixou várias críticas ao Benfica. O Presidente dos leões lembrou que Pedro Proença e Reinaldo Teixeira são benfiquistas. Além disso, o dirigente usou a ironia para refutar essa ideia.
F. Varandas: "Pedro Proença e Reinaldo Teixeira são benfiquistas"
"O atual presidente da FPF, Pedro Proença, conhecido por todos, é benfiquista. O atual presidente da Liga Reinaldo Teixeira, que não conhecia até à data em que se decide candidatar, eu fiz o trabalho de casa e disseram-me que era uma pessoa séria, íntegra e profissional, mas que era benfiquista", começou por afirmar junto dos jornalistas.
À entrada para a Assembleia Geral do Sporting, o Presidente do Clube de Alvalade apontou ainda para a restante direção federativa, contando com "os grandes sportinguistas Domingos Paciência e Toni", em tom de ironia, e ainda abordou o "vice" Rui Caeiro.
"Encontramos Rui Caeiro, que é de facto sportinguista, mas que tem um passado curioso. Foi um vice-presidente de Bruno de Carvalho e, por indicação dos nossos órgãos sociais, nomeadamente do Conselho Fiscal, foi proposta a sua suspensão de sócio, coisa que os sócios assim o entenderam em 70% da votação. Podemos ver, de forma simples, como é tudo 'verde' na FPF", voltou o presidente a ironizar.
F. Varandas: "Nunca o Presidente do Sporting se desculpou por causa da arbitragem"
Frederico Varandas considerou que o facto de não existirem hoje senhores no futebol "está a fazer muita confusão a determinados clubes", e deixou um conselho à atual direção e outros candidatos à presidência do Benfica: "Desde que estou aqui, já houve épocas desportivas mal conseguidas, mas nunca o presidente do Sporting se desculpou por causa da arbitragem. Há três anos, com o Sporting em quarto lugar, disse perentoriamente que a culpa foi só nossa. É esse o primeiro passo para tornar um clube vencedor e campeão. Sejam competentes e trabalhem mais, que ajuda muito mais do que escrever comunicados", concluiu.
Técnico alemão marcou presença no evento de lançamento da bola da prova e fez uma antevisão à competição que se vai realizar no próximo verão
05 Out 2025 | 19:02 |
Jurgen Klinsmann esteve no evento de lançamento da bola do Mundial de 2026, a Trionda. O técnico alemão falou sobre a competição e diz que Cristiano Ronaldo - que viu um ex colega fazer uma tatuagem em sua homenagem - vai ser uma peça chave na Seleção portuguesa.
J. Klinsmann: "Esse Mundial temos seleções boas (...) Portugal, com Ronaldo a jogar um futebol sensacional"
"A Argentina é sempre da mais alta qualidade, sem dúvida. Mas para esse Mundial temos seleções como a Espanha, excecionalmente boa, Portugal, com Ronaldo a jogar um futebol sensacional, Inglaterra como um equipa muito forte. Espero que a Alemanha volte, obviamente, e mostre às pessoas que os últimos dois Mundiais foram erros", começou por dizer.
O antigo campeão do mundo pela Alemanha em 1990 antevê dificuldades à Itália: "Temos muitas seleções de qualidade. A Itália ainda precisa de se classificar, tem passado por algumas dificuldades, mas não pode não ir, porque seria a terceira vez seguida, isso é impossível. Vai ser um Mundial incrível", afirmou o antigo campeão do mundo pela Alemanha em 1990.
J. Klinsmann: "O Brasil é sempre favorito, sempre foi e sempre será"
Apesar da instabilidade dos últimos anos, Klinsmann também dá o Brasil como favorito: "O Brasil é sempre favorito, sempre foi e sempre será. É uma nação que tem futebol tão profundo nas suas raízes e na sua cultura... Tem jogadores e treinadores incríveis e agora abriram as portas ao Ancelotti, a primeira vez que um técnico não brasileiro comanda a seleção, isso é muito grande. E, por ele ser uma personalidade, pode guiar grandes atletas e encontrar a melhor forma de fazer esse Brasil ser bem-sucedido.
O técnico espera ainda que Neymar seja convocado: "O meu desejo pessoal para o Brasil é que o Neymar volte. Eu estava no Catar, assisti a todos os jogos do Brasil lá e Neymar era o melhor jogador da competição, até o Brasil perder com a Croácia. Eu espero que ele fique totalmente em forma, que ele tenha essa vontade e mostre para todos o mundo que ele é o Neymar. Se ele voltar, eu diria que o Brasil vai ganhar a Mundial."
Exclusivo Leonino - Alta patente do Sporting sem pachorra para birras de Rui Costa
05 Out 2025 | 18:54