Futebol
Especialistas dão razão às queixas dos leões no Benfica - Sporting: "Penálti que..."
06 Dez 2025 | 09:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Jan 2024 | 07:25 |
Geny Catamo foi uma das figuras na vitória do Sporting diante do Casa Pia, por 8-0. No final do encontro, o ala dos leões, que entrou no segundo tempo e ainda foi a tempo de marcar um golo e fazer uma assistência, mostrou-se satisfeito pela estreia a marcar no Estádio José Alvalade. “É muito diferente, com os Sportinguistas a ver. É um orgulho representar um grande Clube como o Sporting. Marcar em casa não há palavras, é desfrutar o momento. Nos treinos temos feito, não tinha que facilitar e fui feliz. Tivemos ocasiões para fazer mais”, atirou Geny Catamo. Relativamente ao desempenho na Taça das Nações Africanas, Geny Catamo mostrou-se contente com as suas exibições, mas triste pela eliminação da competição: “Mistura de emoções. Feliz pelo desempenho, infeliz porque não conseguimos mais. No próximo CAN vamos estar lá”. Esta temporada, Geny Catamo – avaliado em 4 milhões de euros – leva 22 encontros pelo Sporting: 15 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga Europa, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.043 minutos que passou dentro das quatro linhas, o extremo leva três golos e três assistências. O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, 3 de fevereiro, às 18h00, na deslocação ao reduto do Famalicão. O jogo diz respeito à 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic e avizinha-se como uma das deslocações mais complicadas dos verdes e brancos até final da temporada. Com esta vitória – a 24.ª em 31 encontros –, o Sporting regressou à liderança da Liga Portugal Betclic, com 49 pontos em 19 jogos (16 vitórias, um empate e duas derrotas). O Benfica é segundo, com 48 pontos, o Porto terceiro, com 44 pontos, e Braga e Guimarães ocupam o quarto lugar, com 36 pontos.
Fotografia de One Football
Figura que já liderou um histórico partido em Portugal, e que é confesso adepto verde e branco, aproveitou espaço de opinião para comentar o dérbi
06 Dez 2025 | 11:01 |
Francisco Rodrigues dos Santos considera o Sporting melhor equipa que o Benfica, mas é da opinião que os leões claudicam em jogos grandes. O político português foi um dos três célebres adeptos verdes e brancos a comentar o dérbi da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic no jornal Record, juntando-se a Miguel Garcia e a Marco Chagas.
Francisco R. dos Santos: "Somos a melhor equipa, mas não nos impomos nos jogos grandes"
"A vitória era para selar na primeira parte e deixámo-la escapar. Somos a melhor equipa, mas não nos impomos nos jogos grandes. Para sermos tricampeões, é para ganhar quando mais importa", foram as palavras que Francisco Rodrigues dos Santos, político português, utilizou para descrever a partida entre Sporting e Benfica.
Quem também deu o seu parecer sobre o jogo foi Miguel Garcia, antigo jogador dos leões: "O Sporting entrou bastante bem e chegou à vantagem com naturalidade, mas o Benfica equilibrou na segunda parte e o resultado ajusta-se. Cada equipa foi melhor numa parte, mas este empate é prejudicial para ambas".
"O resultado é justo, mas o Sporting só reagiu no fim, depois da expulsão do jogador do Benfica. Deu a ideia que estava bem com o empate. Agora o FC Porto pode aumentar a vantagem e se tal acontecer, é tentar recuperar", explicou, ainda, Marco Chagas, antigo ciclista profissional.
Relembrar que Benfica e Sporting empataram a uma bola no estádio da luz, em encontro referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões começaram por cima, com golo de Pedro Gonçalves, mas permitiram a igualdade dos encarnados, perto da meio hora de jogo, por Sudakov
Treinador do Benfica viu a sua equipa empatar a uma bola com os leões no dérbi da última sexta-feira, dia 5 de dezembro, na 13ª. jornada da Liga Portugal
06 Dez 2025 | 10:43 |
José Mourinho deixou alguns reparos à atuação de António Nobre, e queixou-se de Morten Hjulmand, capitão do Sporting. Águias e leões empataram a uma bola, na última sexta-feira, dia 5 de dezembro, em dérbi referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic, e o treinador encarnado não poupou o jogador verde e branco na conferência de imprensa.
"Um árbitro que cometeu poucos erros. Erros decisivos nem cometeu. Cometeu erros no critério dos cartões amarelos. Não falo do Prestianni, porque é capaz de ser vermelho. Mas nos amarelos, que já estava à espera, há um jogador do Sporting que é intocável", começou por dizer José Mourinho.
Sem revelar o nome, o técnico do Benfica prosseguiu: "Manda no jogo, faz as faltas que quer e mais uma vez sai do jogo sem amarelo. Relativamente a esse jogador é que há uma dualidade de critérios. Árbitro? Já brinquei com ele e disse-lhe que pode sair à rua que ninguém o vai chatear".
Mais tarde, foi questionado sobre esse cartão a Prestianni, e voltou a falar de Morten Hjulmand: "E num jogo contra grandes jogadores e contra uma equipa fresca... o Sporting mete Quenda, Alisson, Ioannidis, mete a rapaziada toda fresca, num jogo em que o Benfica está quase a ganhar, não pode perder".
"Numa situação de contra-ataque, o Prestianni faz a falta, não com vontade de magoar. O capitão do Sporting faz uma falta igual na primeira parte, a única diferença é que agarra, não lesiona, mas agarra com a mesma intenção, de parar um contra-ataque. Este não é o cartão que condeno", rematou José Mourinho, no rescaldo do Benfica - Sporting.
Jogador foi um dos titulares do lado do rival de Lisboa, na partida frente aos leões, e no fim do jogo mandou uma 'boca' na direção dos verdes e brancos
06 Dez 2025 | 10:22 |
Richard Ríos explicou que o favoritismo atribuído à equipa do Sporting, antes do jogo com o Benfica, motivou os jogadores encarnados. O médio colombiano foi eleito homem do jogo no dérbi que os leões empataram a uma bola, na casa do rival de Lisboa.
Richard Ríos: "Só falavam que eles iam ser favoritos, falaram isso na semana inteira"
"Um jogo importante para nós. Sabíamos como ia ser. Preparámos o jogo da melhor forma. Independentemente do que diziam de fora, isso motivou-nos mais. Só falavam que eles iam ser favoritos, falaram isso na semana inteira", começou por apontar Richard Ríos.
O médio encarnado prosseguiu: "E, desde que começou o jogo, o Benfica mostrou que queria ganhar, isso motivou-nos aqui. Queríamos a vitória. Se pudesse trocar este troféu pelos 3 pontos, trocava. A equipa merecia mais. Falta muito campeonato e temos de trabalhar para atingir o que queremos".
Richard Ríos também comentou, depois, o prémio de homem do jogo no Benfica - Sporting: "Para uns representa o melhor jogador, para outros não. Sei como venho trabalhando, sei o apoio que o Benfica me dá para evoluir e chegar ao nível que sei que posso chegar".
O médio do Benfica terminou, em declarações aos microfones da BTV, na flash interview após o Benfica - Sporting: "Isso não vai mudar muito para mim, mas agradeço. Trabalhamos para isso e é continuar a trabalhar porque falta muito no campeonato. Agora temos um jogo importante na Champions, que precisamos de ganhar".